UM POUQUINHO DE FENG SHUI

Adoro tudo sobre feng shui (arte chinesa que melhora a relação das pessoas com a casa, com a paisagem e com o próximo). Gosto de acreditar na boa circulação de energia em minha casa e, por isso, publico hoje um pouquinho do que esse estudo milenar pode fazer por nós, apenas com alguns cuidados na decoração ou na disposição dos móveis.

Este é o ba-guá que deve ser posicionado sobre a planta de sua casa de modo que o lado do trabalho esteja sobre a parede da porta de entrada. 

O ba-guá tem 8 lados que correspondem às áreas mais importantes das nossas vidas. Para cada uma há um elemento (terra, fogo, água, madeira ou metal) correspondente - falarei mais sobre eles depois. E para ativar ou melhorar cada uma dessas áreas, o feng shui propõe que utilizemos cores, objetos, posicionemos corretamente nossos móveis e que trabalhemos 'curas' - como são chamadas as ações que realizamos para eliminar alguma energia ruim atraída por vigas mal posicionadas, por exemplo, entre outros probleminhas que podem existir.

Para um primeiro post, um pouquinho de como ativar cada área do ba-guá, na sua casa (fonte: Colégio São Francisco):

Prosperidade: esta área governa o dinheiro, mas também está relacionada com tudo que torna a vida mais rica. Para ativar esta área, estimule a entrada do ch'i aumentando a quantidade de luz na área, colocando um espelho, um lustre, cristais suspensos ou objetos de metal. Um aquário ou uma pequena fonte funcionam muito bem. 
Cores: verde, vermelho, lilás e azul. 

Sucesso: representa sua posição social na comunidade, suas aspirações e sonhos. Saliente suas qualidades expondo nesta área fotos, diplomas e objetos que sejam atrativos. Um espelho redondo pode ajudar bastante o fluxo de ch'i. 
Cores: vermelho, verde e amarelo.

Relacionamentos: está especificamente relacionada com os relacionamentos mais próximos, seja ele efetivo ou profissional. Disponha sobre os móveis fotos e objetos que considere românticos, principalmente em pares. 
Cores: vermelho, rosa e branco.

Criatividade: está relacionada aos filhos, mas também ao desenvolvimento criativo. É um ótimo local para expor fotos dos filhos, ou trabalhos manuais que eles fizeram. Reserve este espaço para a escrivaninha, e ative seu potencial de criação em qualquer área de interesse. 
Cores: branco e dourado.

Amigos: está relacionada com as pessoas que podem ajudar você. Use cristais, monte um painel com fotos de suas amizades, coloque objetos relacionados à sua filosofia de vida para estimular a entrada do ch'i nesta área. 
Cores: branco e preto.

Trabalho: se sua intenção é progredir profissionalmente, ative esta área. É um bom local para colocar o computador, o aparelho de fax ou mesmo o telefone. Decore com um espelho ou um abajur bonito, que ilumine o espaço e faça a energia circular. 
Cores: preto, branco e verde.

Espiritualidade: é a área que representa o aprendizado e o contato com o divino. É o local ideal para colocar uma estante de livros ou dispor o escritório. Objetos de vidro ou cristais podem servir para aproximá-lo do seu eu espiritual. 
Cores: preto, verde e azul.

Família: inclui todas as pessoas de quem você ama. Objetos herdados que sejam atraentes, uma Bíblia, diplomas da família contribuem para um sentimento de continuidade. Como esta área está também relacionada à saúde, para ativá-la utilize cristais e aumente a iluminação. 
Cores: verde, vermelho e azul.

You May Also Like

5 comentários

  1. Adoro essas coisas. Vou tentar fazer na casa que moro hoje, mas quando me mudar com o André vou seguir mais à risca porque aí dá para vc pensar nisso entes de comprar as coisas! Se vc tiver mais coisas sobre isso vc posta? Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Taiz,
    Com certeza vou publicar muito mais sobre feng shui. Adooorooo. Acho que quanto mais a gente estuda uma coisa e passa a perceber coincidências na vida da gente, passamos a acreditar naquilo. Comigo foi assim. Hoje compro revistas, procuro informações na net e já dou palpite em tudo que diz respeito à posição de móveis, escadas e outros objetos.
    Acho legal você dar atenção ao feng shui quando for decorar sua casa nova - só trás boas coisas e não custa mais do que um pouco mais de tempo.
    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  3. Socorroooo!!!!
    Fui seguir suas dicas, coloquei o ba-guá em cima da planta do meu apartamento e fiquei assustada com a constatação de que...
    a área da espiritualidade e família estão na cozinha, e a área da prosperidade na área de serviço, e amigos no banheiro.
    Será que é por causa disso que não páro num emprego??? (estou desempregada)
    Faz uns 3 meses que coloquei um espelho de frente para a cama, e mh cama é de tamanho queen e não cabe no quarto a não ser com a lateral e cabeceira encostadas na parede que é a parede da cozinha do vizinho, ou seja, toda a tubulação de água e esgoto bem ao meu ladinho... às vezes até escuto o barulhinho da água. Acabei de me separar, aliás, tá tudo mt mal!!!
    Mas como boa capricorniana que também sou, não desisto jamais!!!
    Será que tem solução para mh casinha já que não posso sair dela???

    ResponderExcluir
  4. Oi Martha,
    Realmente algumas situações que me descreveu precisam de curas. Mantenha seus pensamentos positivos que já é meio caminha andado. Vou dar uma estudada nessas situações e, depois, publicarei em postagem curas apropriadas, tá? Na minha casa também precisei usar curas do feng shui como o espelhinho na porta de frente pra cama (também tenho um quarto pequeno que me impede de alterar as posições dos móveis). Vai tudo melhorar... vou me esforçar pra estudar seu caso cuidadosamente.
    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro o Feng Shui. Meu marido é que sabe fazer as aplicações do ba-guá. Eu só usufruo. Fica tudo light.rsrsrs Bjs e bom fds.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.