CORES NO FENG SHUI

by - 23.1.09

Para decorar nossa casa, é legal prestarmos atenção ao significado de cada cor, tentando atrair sentimentos agradáveis e adequados para esse ou aquele ambiente.

Resolvi então, publicar aqui os significados de algumas cores e o que elas podem trazer de positivo e de negativo para o lar:


VERMELHOé a cor da felicidade, do calor do fogo, da força e da fama. As noivas chinesas usam trajes vermelhos, e o pai de um filho recém-nascido distribui ovos vermelhos. Está associado à fonte de energia do universo, é estimulante e utilizado para canalizar e reter o chi (o chi é a energia vital, essência da vida e da morte, capaz de transformar tudo e todos).

PÚRPURA: como se trata de um vermelho profundo, alguns estudiosos dizem que traz mais sorte que o original. Inspira respeito, e o ch'i está associado à alta nobreza, ao indivíduo poderoso, rico e afortunado.

AMARELO: o amarelo ou dourado representa poder, dá senso de tolerância, paciência e sabedoria obtida através da experiência.

VERDE: representa tranqüilidade, esperança e frescor. É a cor do elemento vital madeira, e simboliza a natureza. Indica o chi da terra saudável.

AZUL: é uma cor associada com a madeira, e portanto pode simbolizar crescimento e esperança. Por outro lado, para os chineses é a cor fria e secundária da lamentação, e os projetistas evitam a cor nas construções.

AZUL-ESVERDEADO: está muito mais próximo das cores da natureza do que o próprio azul e, em geral, representa os anos verdes da juventude.

PRETO: do lado positivo, o preto dá uma sensação de profundidade, transformando o ambiente em um espaço de contemplação. Negativamente, significa falta de esperança e faz com que nos sintamos abatidos e deprimidos.

CINZA: é mais uma cor com significados opostos. Alguns o vêem como um dia nublado e sombrio, e associa-se à frustração e falta de esperança. Entretanto, pode ser considerado o casamento de opostos: preto e branco - neste caso significa equilíbrio e solução de conflitos.

MARROM: simboliza a profundeza e as raízes da madeira. Dá a sensação de peso, mas pode ser utilizada para sugerir estabilidade. Pessoas idosas tendem a gostar desta cor, pois o marrom é sóbrio e elegante. Podemos nos lembrar de passagem do tempo, pois nos remete ao outono, quando as folhas ficam marrons e caem.

MARROM-AMARELADO: representa um novo começo bem sucedido. Após tudo parecer sem esperanças, surgem novas possibilidades.

LARANJA: por ser uma mistura de vermelho e amarelo, empresta as características destas cores - felicidade e poder.

ROSA: representa o amor e os sentimentos puros, alegria, felicidade e romance.

PÊSSEGO: é uma cor de duplo significado, e representa amor e atração. É uma cor favorável para pessoas solteiras, mas destrutiva para os casais. O solteiro influenciado por esta cor é sociável, faz muitos amigos e possui muitos admiradores. Para os casados, leva ao adultério.


Fonte: tintas coral

You May Also Like

12 comentários

  1. Eu tenho muita vontade de saber mais sobre o feng shui,eu sinceramente acredito que funcione mas nunca me aprofundei, vc tem livros interessantes pra indicar?
    Sempre que puder postar sobre isso eu vou amar!!!!
    kkkkk, a outra já dando pitaco no blog alheio...rsrs

    Bjssss

    =)))

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia,
    Sempre vou falar de feng shui por aqui porque é um dos meus hobbies preferidos. Adoro quando vocês me dão idéias, o site vai agradando mais, né?

    Quanto à livros de feng shui tenho só um, mas ele é de editora de jornal e não vende em livraria, mas em compensação tem uma revista mensal de feng shui que eu adoro que se chama Feng Shui em casa da on line editora. Acha-se em qualquer banca de revistas. Vale a pena. É ótima!

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  3. Menina,

    na empresa que eu trabalho, eles acreditam muito nisso e falam que a minha energia está virada para a parede.
    Agora imagina a cena: eu que abro a porta de entrada da empresa, fico sentada de costas para a mesma, pq o meu feng não permite ficar virada para a porta. Levo cada susto com toc toc da porta hehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Aiiii agora que eu ví o meu link ali no Blogs do universo feminino!!Meu ego foi lá pra lua!!!srrssr Valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. adoro essas coisinhas de feng shui
    =)

    ResponderExcluir
  6. Gostei do significado de cada cor ... e no que apostar para para o ambiente de nossa casa.
    beijos,

    ResponderExcluir
  7. Oi Talita! Adoro feng shui! Obrigada pelas dicas, maravilhosas como sempre, hehehee
    Bom fim de semana!
    beijocas =****

    ResponderExcluir
  8. Não quero uma parede pêssego nem morta! Hahahahaha

    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nana,
    Pelo que sei do feng shui, ficar virado de costas para a porta de entrada é ruim. Talvez fosse melhor o pessoal da sua empresa reavaliar esse quesito, já que o feng shui fala exatamente isso que você diz que sente. Se trabalhamos ou dormimos num ambiente em que não visualizamos a porta, ficamos muito suscetíveis e nos sentimos insegura. O melhor é posicionar sua mesa de forma que a porta fique à sua esquerda ou à direita. Também não é legal posicioná-la exatamente à frente. Dia desses publico algumas dicas desse tipo, tá?
    Beijos,
    talita.

    ResponderExcluir
  10. Ana,
    também fujo da cor pêssego... credo! Deixa pras casas daquelas que ainda não encontraram seus companheiros, né?
    Talita.

    ResponderExcluir
  11. Talita, publica, que vou falar para eles, olha vocês errados.
    Pior que a moça que fez, falei isso para ela e ela mandou colocar um espelho de carro no meu computador, na verdade a mesa esta de lado, é o meu computador que fica de costas para a porta, hunf... kkk
    Bjss Tá, bom final de semana.

    ResponderExcluir

  12. Bom dia.
    Se o pêssego é a cor do amor e da atração, e pode ser alaranjado ou rosado que são cores positivas, como pode levar ao adultério? Pensei que a cor fosse boa também para casais. Gostaria de saber mais sobre isso, pois adoro essa cor.
    Obrigada.Claudia

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.