RECEITINHA: PETIT GATEÂU

1.1.09 Talita Cavalcante 8 Comentários



Aqui em casa somos bem metidos na cozinha e buscamos a perfeição dos sabores. Porque gostamos e porque cozinhar junto com quem se ama é bom demais, é divertido, é viciante... E eu tenho sorte de ter a companhia do meu marido até mesmo na cozinha. A cada novo sabor ficamos mais e mais exigentes... acho que somos assim com tudo, confesso. Mas sei que cozinha tem seu lado chato - tem dias que não queremos cozinhar, quanto mais lavar a louça, né? Mas na maioria das vezes, é divertido, acredite! Basta que a receita seja empolgante como esse petit gâteau maravilhoso que sempre temos no freezer... vai que os amigos apareçam de surpresa, né?


Essa receita foi uma amiga minha que me passou em 2003 e é um xodozinho do meu livro de receitas (isso que é petit gâteau de verdade - olha que já experimentei em vários restaurantes e nenhum até hoje superou o dessa receita, apesar de ter uns maravilhosos como o do restaurante Marília em Belo Horizonte, assim como o da confeitaria Momo, também na capital mineira, mas essa receita é mesmo insuperável!)

250g de manteiga sem sal;
250g de chocolate meio amargo
5 ovos;
5 gemas;
100g de açúcar refinado;
175g de farinha de trigo.

É só derreter o chocolate e a manteiga (no microondas mesmo) e acrescentar a eles, já derretidos, os demais ingredientes, misturando bem até formar uma massa homogênia.
Unte e enfarinhe as forminhas (estas são próprias pra petit gâteau, mas costuma dar certo usar as de quindinho mais fundas). Encha-as, mas não em sua totalidade. Congele.
Para preparar, pré-aqueça o forno entre 200 e 300 oC. Deixe de 8 a 13 minutos (apenas o suficiente para cozinhar as bordas do bolinho que tem contato com a forminha, pois o interior tem que conservar o caldo). Sirva com uma bola do seu sorvete predileto ou do tradicionalíssimo creme e não deixe de enfeitar seu prato, seja desenhando um coração com calda de sorvete ou escrevendo recadinhos pra quem for servido.... é fácil e dá um toque todo especial no momento da sobremesa. Tenho certeza que vão gostar. Façam e depois me contem como foi, tá legal?

Complementanto e Retificando:
A receita com 10 ovos, com o tempo, foi ficando assustadora (rsrsrs). Então, resolvemos experimentar com 4 gemas e 4 ovos e deu super certo! Desde então fazemos a receita com 8 ovos ao todo e continuou perfeito. Experimente!

8 comentários :

  1. To numa fase de querer aprender a cozinhar. Agora que me formei, espero ter mais tempo p/ praticar, ja que como vc, adoro cozinhar com meu namorado. Ele tem bem mais pratica que eu, e faz uns pratos maravilhosos, e eu sempre tento ajudar. Assim que der vou tentar essa receita, depois te conto como ficou!
    Renata M

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre gostei de cozinhar e meu marido, embora não seja chef de cozinha, trabalha no ramo a muitos anos e adora cozinhar. Nos divertimos do início ao fim, até na hora de lavar a louça após os amigos irem embora. Nossas comidas prediletas são a japonesa (da qual me perfeiçoei ao longo dos anos, penne ao molho alfredo, arroz de pato e ossobuco. E, você Talita pode conferir no meu site na parte "Diversão do casal". Todas as fotos publicadas são nossas produções. Se quiser, compartilho umas receitas com você!Amei este blog!rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata,
    conta mesmo, tá? Vou adorar saber como ficou seu petit gateâu. Essa receita é maravilhosa e o segredo está em congelar na forminha certa.
    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  4. Oi Talita,
    Cá estou eu novamente...
    Quer dizer que tem que congelar? Olha aí o pulo do gato, ou melhor, do Gatêau!
    Vou comprar forminhas amanhã, e já prevejo que o domingpo será totalmente "engordativo"! :P

    PS:5 ovos e mais 5 gemas? Uau! mas acredito que vai valer à pena!

    Bjs e depois te conto!

    ResponderExcluir
  5. O petit gâteau, a receita original é com 10 ovos mesmo! Mas já uso apenas 8, sem ter problemas (4 ovos e 4 gemas) - fica um pouco mais leve, pelo menos na consciência e dá na mesma.
    Um beijo,
    Talita.

    ResponderExcluir
  6. Oi Talita, gostei muito da receita e queria fazer aqui.. minha dúvida é quanto rende essa receita de 8 ovos? Quantas poções em média?
    Obrigada! Talita

    ResponderExcluir
  7. Oi, Talita, Talitka,
    Rende cerca de 10 forminhas, mas vai depender da altura e delas.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  8. Minha dúvida é: congelar por um dia?
    Coom certeza farei! :D

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.