QUANDO MINHA ORTOGRAFIA ME ENVERGONHA

16.1.09 Talita Cavalcante 6 Comentários


Vou confessar pra vocês algumas palavrinhas que, insistentemente, sem atenção, escrevo errado e fica feio a beça.

São elas:
1 - Atrás: muitas vezes sai atráz (irk!) - quantas vezes minhas professoras já cortaram pontos e essa perninha do z...? nem te conto! Erro até hoje.

2 - Opinião: não é brincadeira, não! Vivo escrevendo a danada dessa palavra com 'p mudo'... bem assim: opnião (irk de novo!).

3 - Paraíso: esse parece o pior dos meus erros. De vez em quando, sai um paraízo (irk, irk, irk, e tenho dito!)

E quando percebo, já mandei o e-mail e a vergonha vem forte. Ainda bem que, por aqui, no meio de blogs, a cobrança é menor, mas mesmo assim, né? Perdoem-me caso saia algo feio ou 'esdrúchulo' (irk!)... ops! Deixa eu consertar de uma vez... esdrúxulo!

E vocês? O que tem mania (porque parece mania, mesmo!) de escrever errado?

6 comentários :

  1. Esta eu tenho que comentar...Estou no meu horário de almoço e faço questão de dispensar tempo a este blog que só me deixa mais feliz a cada postagem.
    Seguinte: Para estes erros (por você considerados mania), o nome dado é disgrafia. Não sou médica, mas tamanha era minha curiosidade em saber porque as pessoas estudadas escrevem tão mal. E descobri isso. E a maior parte da população sofre deste mal. Há aqueles que se policiam, há aqueles que escrevem muito bem por natureza, há aqueles que não se preocupam. Outro dia escrevi um e-mail no qual repeti a palavra sujeira (uma vez com g e outra com j), por pura distração. Sei que é com g, rsrsrs...Brincadeira...com!"J" Vem de sujo e nao de sugo!
    Para os erros que você comete sugiro lembrar-se do verbo, ou dos sufixos ou da origem da palavra, por exemplo atrás, lembre-se do verbo trazer, traz...Então atrás só pode ser com "s". Quanto à palavra opnião, lembre-se que o p mudo é pronunciado com sutileza e opinião, pronuncia-se com todas as sílabas o-pi-ni-ão. Agora, paraíso com "Z" só Jesus prá te salvar e te levar pro paraíso com "s".rsrsr..
    Aliás tenho um caso para contar de como foi meu começo no Hotel. Primeiro me assustei com a equipe que eu tinha para trabalhar, totalmente despreparada, mas, como sou insistente, segui meu caminho. Nosso Deus! Quantas pérolas: limpesa, utencílios, tau posissão, certesa...Quase enlouqueci e emburreci. De Controller a revisora de português, pode? Tem mais, muito mais...Depois eu conto. Beijos e espero que não tenha erro!!rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkk! Sabe que muitas vezes estou postando e tenho que ir num dicionário...
    O "atráz" sempre me atrapalha a vida.
    =)

    ResponderExcluir
  3. pois eu sempre erro a palavra "obsessão". e não dá para se basear no verbo para acertar, pois o verbo escreve-se "obcecar". sempre erro, daí. abraços, adorei o blog.

    ResponderExcluir
  4. Já aconteceu comigo, escrevi por muitos anos, quando estudante, a palavra adivinhações sem o i.

    beijos,
    Sandra

    ResponderExcluir
  5. Nem me fala! Fui desclassificada na prova da Infraero porque não coloco os pingos nos I's. Buáááááááá

    ResponderExcluir
  6. Ai meu Deus, ainda bem que encontrei alguém para dividir minha dor. É sério, eu fico depressivo quando isso acontece. Eu morro de vergonha. Uma vez, no última prova da minha graduação eu escrevi análise com "Z". Fiquei morto de vergonha da professora. Ainda hoje eu tava enviando um e-mail e escrevi decisão com "S", só que iria revisar antes de mandar, então um amigo estava atrás e foi logo me corrigindo. Eu sei, mas tem hora que a gente escreve como fala mesmo. Aff

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.