CUIDADO AO PEDIR UMA ÁGUA COM GÁS!

by - 17.2.09


Um dia questionei ao Alan, meu hostfather na Nova Zelândia, “Alan, qual o nome dado para essa água que você tanto gosta?”. 

Ele me respondeu bem assim: “Veja bem... consegue ver essas bolhas? O nome vem daí: ‘bubble water’”. Naquele momento não percebi que estava ele a brincar comigo. Como dizia sua esposa Ann, ele estava a puxar minha perna ou ‘pulling my leg’, o mesmo que dizer que tirava sarro. 

Como era boba! Quase nunca questionava aquilo que me era dito. Isso me valeu muitos anos usando esse bobo nome, inclusive em aulas de inglês que ministrava. Errei por confiar demais e também por falta de interesse genuíno. Passei esse erro esdrúxulo pra frente muitas e muitas vezes. Espero que aqueles que comigo aprenderam tenham sido mais questionadores. Questionar sobre o nome em inglês para água com gás é inevitável já que muitas pessoas não entendem por que não foram bem sucedidas ao pedir uma 'water with gas' em um restaurante no exterior.

Para nós que falamos português, a associação dos nomes parece óbvia mas, com toda certeza, para o nativo de língua inglesa, pedir uma water with gas é bastante intrigante já que não se tem notícia de quem beba gasolina, pelo menos não com água (mistura heterogênia) e sentado numa mesa de bar ou de um restaurante.

Fui aprender o nome correto há dois anos quando meu marido comprou uma água com gás importada e leu seu rótulo: “sparkling water”. É outro nome bobo, mas desta vez a procedência é segura. Vivam as águas cintilantes!

hostfather = pai hospedeiro
water = água
bubble = bolha
pulling my leg = puxando minha perna ou tirando sarro de mim
water with gas = água com gasolina
sparkling water = água cintilante ou água com gás

You May Also Like

2 comentários

  1. Olá!
    Conheci seu blog por outra amiga!
    Gostei e estou te acompanhando!
    Quando puder dá uma passadinha no meu.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Talita,
    Vi seu comentários lá no blog e fiz um post falando da minha vida no granito...
    Nossa, fiquei com medo, só tomo água com gás.
    bj

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.