INFLUÊNCIAS DO JAPÃO NA NOSSA CULINÁRIA

13.2.09 Talita Cavalcante 5 Comentários

É tão brasileiro misturar raças, culturas e sabores que nos perdemos quando questionamos a origem de algo. Devido à imigração japonesa no Brasil (que já fez 100 anos), a culinária brasileira tem muito da influência do Japão.




Algumas curiosidades apetitosas valem a pena ser lembradas:



caqui doce foi trazido pelos japoneses, assim como a abóbora japonesa cujo nome real é cabochá.

O chá verde conquistou os brasileiros pelos benefícios que trás à saúde e hoje é tomado por muitos brasileiros, durante e depois das refeições.



A maçã Fuji chegou ao Brasil em 1974 e conquistou os brasileiros por seu sabor mais adocicado que da maçã argentina.



O rabanete também tem origem japonesa e foi trazido com os imigrantes que cultivavam, no início, apenas para consumo próprio.



A poncã é resultado de enxerto de uma tangerina japonesa em um limoeiro brasileiro.



A pimenta do reino foi trazida por um imigrante japonês em 1933 e passou a ser cultivada principalmente na Pará (particularmente, não sei se isso é verdade, porém é o que estava escrito em uma reportagem da Veja – acho que pode até ser que o tal japonês a trouxe, mas acho que essa pimenta é originária da Índia)



O prático macarrão instantâneo foi primeiramente vendido no Brasil pela marca japonesa Nissin a partir de 1965.



Foi um japonês que disseminou a produção da uva rubi a partir de um cacho de uvas arrocheadas encontrado em um pé de uva itália.


Obs.: O pastel de feira (apesar se aparecer na imagem dessa postagem) foi popularizado no Brasil pelos chineses (e não pelos japoneses) e sua origem advém do rolinho primavera que eu mesma já ensinei a preparar em outra postagem. Veja a receita clicando aqui.

5 comentários :

  1. Hum.. muito interessante e gostoso esse post.

    ResponderExcluir
  2. Nossa esse blog e muito dez eu estava procurando isso para fazer um trabalho de geografia muito obrigado vcs sao de+.
    bgjs de thaina danielle

    ResponderExcluir
  3. Eu estava procurando isso para , coincidentemente, um trabalho de geografia

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei seu blog mas uma correção: O pastel de feira e rolinho primavera são da culinária chinesa e não japonesa... Cometi essa gafe ao preparar um lanche para receber amigos imigrantes, mas tudo bem rs

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.