INFLUÊNCIAS DO JAPÃO NA NOSSA CULINÁRIA

É tão brasileiro misturar raças, culturas e sabores que nos perdemos quando questionamos a origem de algo. Devido à imigração japonesa no Brasil (que já fez 100 anos), a culinária brasileira tem muito da influência do Japão.




Algumas curiosidades apetitosas valem a pena ser lembradas:



caqui doce foi trazido pelos japoneses, assim como a abóbora japonesa cujo nome real é cabochá.

O chá verde conquistou os brasileiros pelos benefícios que trás à saúde e hoje é tomado por muitos brasileiros, durante e depois das refeições.



A maçã Fuji chegou ao Brasil em 1974 e conquistou os brasileiros por seu sabor mais adocicado que da maçã argentina.



O rabanete também tem origem japonesa e foi trazido com os imigrantes que cultivavam, no início, apenas para consumo próprio.



A poncã é resultado de enxerto de uma tangerina japonesa em um limoeiro brasileiro.



A pimenta do reino foi trazida por um imigrante japonês em 1933 e passou a ser cultivada principalmente na Pará (particularmente, não sei se isso é verdade, porém é o que estava escrito em uma reportagem da Veja – acho que pode até ser que o tal japonês a trouxe, mas acho que essa pimenta é originária da Índia)



O prático macarrão instantâneo foi primeiramente vendido no Brasil pela marca japonesa Nissin a partir de 1965.



Foi um japonês que disseminou a produção da uva rubi a partir de um cacho de uvas arrocheadas encontrado em um pé de uva itália.


Obs.: O pastel de feira (apesar se aparecer na imagem dessa postagem) foi popularizado no Brasil pelos chineses (e não pelos japoneses) e sua origem advém do rolinho primavera que eu mesma já ensinei a preparar em outra postagem. Veja a receita clicando aqui.

INFLUÊNCIAS DO JAPÃO NA NOSSA CULINÁRIA INFLUÊNCIAS DO JAPÃO NA NOSSA CULINÁRIA Reviewed by Talita Cavalcante on fevereiro 13, 2009 Rating: 5

5 comentários:

  1. Hum.. muito interessante e gostoso esse post.

    ResponderExcluir
  2. Nossa esse blog e muito dez eu estava procurando isso para fazer um trabalho de geografia muito obrigado vcs sao de+.
    bgjs de thaina danielle

    ResponderExcluir
  3. Eu estava procurando isso para , coincidentemente, um trabalho de geografia

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei seu blog mas uma correção: O pastel de feira e rolinho primavera são da culinária chinesa e não japonesa... Cometi essa gafe ao preparar um lanche para receber amigos imigrantes, mas tudo bem rs

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.

""Obrigada por visitar e compartilhar! Inscreva-se no YouTube!""

Tecnologia do Blogger.