MISE EN PLACE

Nós garotas donas de casa precisamos saber montar uma bela mesa. E , pra ajudar, publico hoje um típico mise en place. Mise en place é um termo francês que significa "pôr no lugar", ou seja, organizar utensilhos, seja pra preparar o alimento ou seja para receber o alimento. Assim, tanto a prévia do ato de cozinhar (cortar legumes, temperar a carne, selecionar panelas e talheres) como a prévia do ato de servir (arrumar a mesa com a correta disposição de pratos, copos e talheres), chamam-se mise en place. Quero apenas comentar e descrever o correto mise en place de adequação da mesa para receber os convidados. Então... lá vamos nós:


(1) pequeno garfo usado para comer ostras

(2) colher para sopa

(3) e (4) são os talheres para o primeiro prato, normalmente um peixe ou frango (carne branca) - quando peixe, há garfo e faca específicos.

(5) e (6) são para o prato principal

(7) faca de manteiga

(8) guardanapo

(9) é um sous plat - um suporte para o prato que ajuda a embelezar a mesa

(10) prato de pão

(11) copo de água

(12) copo para vinho tinto que acompanha o prato principal

(13) copo para vinho branco que acompanha o primeiro prato

 

O mise en place vai variar de acordo com os pratos e bebidas que tenha escolhido para servir. Apesar de etiqueta em exagero no nosso dia a dia, tornar tudo muito chato, acho que de vez em quando faz um bem danado. Receber o maridão com uma mesa bem posta vai tornar o jantar muito especial, além de também ser um modo de encantar os amigos numa happy hour em casa.





You May Also Like

4 comentários

  1. Olá, Talita!

    Bem lembrado! É bom que haja um mínimo possível de etiqueta no dia-a-dia sim, porque trás um certo encantamento e revela um cuidado que certamente o marido vai gostar. A gente conquista um pouquinho mais a cada dia e esses pequenos cuidados fortalecem essa conquista sim.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Uauuu Tálita, isso seria ótimo lá no prendadas também, sabe que eu adoro essas coisinhas né?!
    Bjss querida

    ResponderExcluir
  3. Fernando Fonseca
    São Caetano do Sul, SP

    As informações são ótimas. Estava procurando informações sobre Mise en Place e o seu blog serviu como uma luva. Apenas discordo do argumento que apenas as donas de casa precisam saber montar uma bela mesa...rs Obrigado pelas informações...

    ResponderExcluir
  4. Olá gostaria de saber como montar uma mesa de um jantar a Brasileira .

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.