OURO PRETO É LOGO ALÍ!

by - 13.2.09

Conhecer o novo, lugares nunca antes pisados, sabores nunca antes experimentados. Somos todos ávidos por diversão e satisfação, mas às vezes nos esquecemos de procurar por perto.


Planejamos viagens distantes, sequer lembrando de questionar: “há turismo que nos interesse por perto?”. Sou uma dessas pessoas que fechava os olhos para meu entorno quando o assunto era viajar pelo lazer. 



Quantas vezes passei por Ouro Preto a caminho de BH enquanto estudante? Não dá pra dizer. Foram muitos anos fazendo esse trajeto quase que semanalmente. Nunca sequer considerei por Ouro Preto passear. 



Foi então no ano de 2000 que, conversando com a diretora do colégio em que estudava, Mrs. Johnson, na cidade de Dunedin, na Nova Zelândia (isso é que é distante!), considerei pela primeira vez visitar Ouro Preto. Mrs. Johnson é apaixonada pelo Brasil. Chamou-me um dia à sua sala para papear. Qual foi minha surpresa ao deparar-me com uns 5 volumes de álbuns de retrato e sinceras palavras de elogios ao meu país de origem. 



Contou ela que visitava o Brasil todos os anos e que fazia questão de sempre retornar à cidade de Ouro Preto. Vendo-a eufórica e emocionada ao narrar algumas de suas “aventuras” pela cidade, envergonhei-me por conhecer Ouro Preto apenas por fotos ou por ‘ouvir falar’, mesmo morando a menos de 100 km de lá. Nada eu, àquela conversa, tinha para acrescentar! 



Depois dessa palestra, fiz-me uma promessa: ‘quando ao Brasil retornar, Ouro Preto vou visitar’. Em 2001 já estava de volta, mas foi só em 2004 que, meio de surpresa, com meu marido, na época meu namorado, passei o fim de semana por lá. Que surpresa agradável! Um passeio tipicamente gastronômico que nos deixou admirados e de lá fomos embora com vontade de voltar.



E você? Já fez turismo por perto de onde mora?

You May Also Like

0 comentários

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.