UM BELO CASARÃO ANTIGO


Em nosso Brasil são muitas e muitas sedes centenárias de fazendas antigas apodrecendo por falta de uso e manutenção. Seria necessário muito dinheiro para que esses fazendeiros recuperassem esses casarões o que, infelizmente, a maioria não possui. Conheço um belo casarão. Antiga sede da Fazenda Quebra Canoas em Ponte Nova, Minas Gerais. 




Entrar nele foi uma experiência curiosa. Ao mesmo tempo em que me preocupava com a qualidade da madeira em que pisava, imaginava quantas pessoas por ali andaram, que tipo de vida levavam, se eram bons anfitriões, se tinham uma vida social agitada. 



Com o tamanho daquela casa, imagino que ali vivia uma família com muitos filhos. Nos dias de hoje as coisas são diferentes. A média de filhos por família é bem menor e, por conseguinte, também o tamanho de suas moradias. 




Muitos casarões antigos são demolidos para venda da madeira a preços bastante atraentes. Não sou contra a demolição, apesar de sentir um dó tremendo ao pensar que histórias vão sendo esquecidas. Em contrapartida, muitos casarões também são reformados e ganham nova funcionalidade ou recuperam aquela de moradia familiar. Alguns desses casarões aparecem em novelas e minisséries e nos encantam com a grandeza, poderio e fartura que suas imagens emanam. Um charme a mais pros nossos olhos.




Aquela na janela do casarão, sou eu mesma! 




Você também conhece algum belo casarão antigo?

Não estamos recebendo comentários. Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com

Arquivo

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!