Todas as Seções do blog bem aqui:

Tá procurando o quê?

UM BELO CASARÃO ANTIGO


Em nosso Brasil são muitas e muitas sedes centenárias de fazendas antigas apodrecendo por falta de uso e manutenção. Seria necessário muito dinheiro para que esses fazendeiros recuperassem esses casarões o que, infelizmente, a maioria não possui. Conheço um belo casarão. Antiga sede da Fazenda Quebra Canoas em Ponte Nova, Minas Gerais. 




Entrar nele foi uma experiência curiosa. Ao mesmo tempo em que me preocupava com a qualidade da madeira em que pisava, imaginava quantas pessoas por ali andaram, que tipo de vida levavam, se eram bons anfitriões, se tinham uma vida social agitada. 



Com o tamanho daquela casa, imagino que ali vivia uma família com muitos filhos. Nos dias de hoje as coisas são diferentes. A média de filhos por família é bem menor e, por conseguinte, também o tamanho de suas moradias. 




Muitos casarões antigos são demolidos para venda da madeira a preços bastante atraentes. Não sou contra a demolição, apesar de sentir um dó tremendo ao pensar que histórias vão sendo esquecidas. Em contrapartida, muitos casarões também são reformados e ganham nova funcionalidade ou recuperam aquela de moradia familiar. Alguns desses casarões aparecem em novelas e minisséries e nos encantam com a grandeza, poderio e fartura que suas imagens emanam. Um charme a mais pros nossos olhos.




Aquela na janela do casarão, sou eu mesma! 




Você também conhece algum belo casarão antigo?

25 comentários:

Nana 16 de fevereiro de 2009 05:42  

Querida, concordo contigo, eu quando entro em uma casa antiga, fico imaginando tudo que aconteceu ali.
Tem mais vida que o próprio ser humano não é?!
Sinto uma pena por ser esquecido assim sem menos.
Bjs

Lidiane Vasconcelos 16 de fevereiro de 2009 11:44  

Oi, Talita!

Mulher, não conheço qualquer casarão. :(

Tem um aqui na região de Campinas que virou museu, mas está tão acabadinho, coitado! Fui lá visitar uma vez e me peguei pensando sobre as mesmas coisas que você: rotina da casa, costumes, vida social, etc.

Mas um casarão onde ainda more alguém com tudo conservado eu nunca conheci e a-do-ra-ria conhecer.

Deve ser mágico e instigante visitar um local desses... ai, ai!

Beijos.

Raissa 16 de fevereiro de 2009 19:26  

Eu conheço, é da minha família mesmo, fica no interior daqui do Ceará, é um baita casarão, daqueles que tem até passagem secreta, insetos estranhos e retratos ovais. Eu particularmente acho o máximo, adoro isso, não sei se vc já viu o filme Jardim Secreto, a história se passa num desses casarões antigos, com milhares de cômodos e passagens secretas, uma delas é o jardim, que dá nome ao filme, é um filme bom de se ver, eu pelo menos não me canso nunca ;D
-------------
Mudando de assunto, eu gostei mesmo do seu blog, vc trata de assuntos super interessantes, e uma das categorias que mais gostei foi justamente essa do turista, adorei vc falando da Nova Zelândia.
E diante disse indiquei a vc um selinho, dá uma passada lá no blog pra conferir: http://queroenfeitarvoce.blogspot.com

beijos,
Raissa.

Anônimo,  10 de dezembro de 2009 11:34  

bom sei la nao gostei parece de velho as............
na minha opiniao vc sao tonto de colocar um casa velha dessa.............
beijos.boa sorte.........
gostei do lado de dentro e bonitinho mas deveria tomar mais cuidado com a casa dar uma pintadinha;limpar;etc...........obrigado pela atençao ........volto sempre porque sei que vcs vao ler!!!!!!!!!!!!!

dona perfeitinha 11 de dezembro de 2009 22:22  

Esse casarão foi recentemente vendido. Quem sabe os novos donos terão como investir em uma reforma. Precisarão de muito dinheiro pra isso, porque a casa é enorme e está há muito tempo abandonada.

angela de paula 8 de fevereiro de 2010 14:22  

Recentemente estive neste casarão em Ponte Nova(uma das minhas pátrias).Só não fui corajosa como você...não entrei!
Existia uma fazenda antiga no "Pontal" em PN que foi demolida,você conheceu?Adoraria ter uma foto de lá...Parabéns...bjos

dona perfeitinha 22 de fevereiro de 2010 13:01  

Oi, Angela,

Quer dizer que gosta da nossa querida Ponte Nova? O casarão do Pontal não conheci, mas o sítio dos meus pais é lá perto... Vou saber deles em qual fazenda tinha um por lá.

Beijos,
Talita.

Anônimo,  28 de fevereiro de 2010 18:50  

Olá, aqui na região de Brotas- sp tem muitas fazendas antigas de café abandonadas devido a usinas canavieiras na região elas estão perdendo interesse...É uma pena..

João Pedro 17 de março de 2010 13:10  

Olá, vc é uma apaixonada por fazendas antigas, assim como eu. Fico triste com o descaso com relação a elas. Conheço várias na região de Itutinga e Carrancas. Muitas delas caindo, abandonadas. Doi muito vendo aquelas cenas.É a nossa história que vai indo embora. Tem muitos fazendeiros que desmancham apenas por desmanchar. É um pecado social e histórico muito grande. Pena que nãoexistam nenhum órgão preocupado nesta preservação. Um abraço Geraldo

Anônimo,  19 de março de 2010 20:19  

carlos gosto temo muito tambem desses cassarÔes,esse ai da foto tinha moveis ainda isso ai e a verdadeira maquina dpo

Anônimo,  1 de julho de 2010 19:26  

muito lindo esse casarão gosto muito de coisas antigas nao perco uma novela antiga especialmente sinha moça que mostra a vida dos escravos no passado!

Anônimo,  17 de julho de 2010 18:35  

oi, tudo bem ?
meu nome é Laura , eu sempre tive muito interesse por esta fazenda . Adorei a materia , voce tem alguma noticia recente para me dar , alguma foto que nao foi postada ?
beeijos obrigada :)

dona perfeitinha 28 de julho de 2010 16:20  

Oi, Laura,
As fotos são essas mesmas, mas sei que a fazenda foi vendida recentemente, mas não sei quem é o novo dono.
Um abraço,

Talita.

vava 23 de outubro de 2010 20:42  

Esta fazenda faz parte de uma história que eu estou escrevendo e desejo saber a sua localização exata em Ponte Nova,por favor, envie o endereço para que eu possa visitá-la.

vava 23 de outubro de 2010 20:42  

Esta fazenda faz parte de uma história que eu estou escrevendo e desejo saber a sua localização exata em Ponte Nova,por favor, envie o endereço para que eu possa visitá-la.

Zé Português,  15 de novembro de 2010 22:42  

´Realmente a fazenda Quebra-Canoa é, ou era, muito bonita. Estive hospedado nela por volta do ano 69. Naquela época ainda existia uma capela, por sinal muito linda. tinha tambem um painel da Santa Ceia de Athaide. Uma outra fazenda tambem muito linda é a fazenda Canadá na mesma regiao(estrada para Amparo do SErra) que infelizmente também está em ruinas.

Zé Português,  15 de novembro de 2010 22:46  

A fazenda Quebra-Canoas fica na estrada de terra que liga Ponte Nova a Barra Longa.

vava 1 de dezembro de 2010 13:34  

Zé Portugus agradeço a sua gentileza em postar esta resposta pra mim^; éla é muito importante.
Que Deus lhe abençoe.

Anônimo,  11 de março de 2011 14:20  

Quebra canoas não é mais a mesma.
Atenção donos das terras agora cuidem dela para que um patrimônio linda daqueles não se perca no tempo.

Emiliano 29 de maio de 2011 23:33  

Nossa! É muito bom compartilhaar com pessoas como vc isso. Imaginar pessoas, modos de vida, o que deve ter ocorrido ao longo dos anos nestes casarões. Remontar histórias do passado olhando para a madeira desgastada, o assoalho rangendo à cada passo dado. Imaginando o quanto era mais constante e ociosa a rotina em épocas anteriores da nossa geração. Também adoro coisas antigas e do mundo que se abre em nossa mente ao ver o "velho".

fernando,  16 de agosto de 2011 09:48  

bom dia amigos,rodei trezentos e oitenta km para ver essa fazenda, ao chegar lá não contive a emoçao ao ver aquela riqueza caida ao chão apenas uma parede de pé resistindo ao descazo de seus donos...

fernando,  16 de agosto de 2011 10:07  

moro em barão de cocais mg mas meus pais moram na zona rural de sao domingos do prata em uma fazenda antiga,todas as folgas vou para lá e ando longe pra tirar fotos de fazendas antigas e já tenho 17 diferentes inclusive essa semana vou em barra longa na fazenda boa esperançase alguem souber de alguma me comuniquem abraços...

Anônimo,  18 de fevereiro de 2012 23:50  

gostaria de saber como está esta fazenda hoje,sinto que o Brasil é um pais formado de pessoas sem história, sem valores, sem sensibilidade, sem conhecimento cultural e principalmente alheios a tudo que é raízes, se é que sabe o que isto significa.
gostaria de conhecê-la, saber toda sua história e principalmente se ainda existe alguém da família que viveu nela.

Fabio 24 de outubro de 2012 11:35  

bom dia Talita
eu gostaria de saber sobre esse casarao ou outro casarão que vc conheça pra eu alugar pra um ensaio fotografico,naw estou achando aqui em sp, pode me ajudar.
fabioep25@gmail.com
www.flcikr.com/photos/fabioep

obrigado

dona perfeitinha 30 de outubro de 2012 13:45  

@Fabio
Oi, Fábio, desculpe-me, mas tudo que tenho de informação sobre esse casarão nesse post se encontra. Nada sobre outros ainda.

Minha política é a alegria e seu comentário é sempre bem vindo. Trocar informações, experiências e sorrisos é nosso grande objetivo.

Respondo os comentários na própria postagem, mas poderá também receber por e-mail, caso comente com seu cadastro (conta de e-mail do google ou OpenID). Porém, pode ser que leve alguns dias, já que o volume de e-mails e comentários do blog é grande. Agradeço o carinho.

OBS.: O e-mail que uso para responder seus comentários não recebe respostas, portanto, se quiser me escrever novamente use os comentários ou replique a resposta para o e-mail donaperfeitinha@donaperfeitinha.com

Instagram
Twitter

Receba os posts

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!