Determinação e ambição - o que você pensa disso?

11.3.09 Talita Cavalcante 3 Comentários

Tenho certeza que exite uma linha que divide a determinação (saudável) e a ambição (imoral). Acho que querer é perfeitamente necessário e nos instiga a trabalhar, criar, fazer contatos, aprender e conquistar as coisas, mas fazer intrigas, se achar melhor que o outro, utilizar de meios ilegais, usar poder com fins transviados, tudo isso, na minha opinião é ser desprezível, é não valer um centavo sequer. É terrível dizer isso, mas há muitas pessoas transgredindo a linha da derteminação para a da ambição por aí...

Este curta de animação de Mark Osborne, chamado 'More', foi indicado ao Oscar, poucos anos atrás, e nos mostra muito sobre a ambição que cega. Um ser trabalhador não aguenta mais ser humilhado na fábrica em que trabalha e quer inventar algo que faça com que as pessoas vejam o mundo de outra forma. Sua determinação o leva a conquistar esse objetivo, mas juntamente à sua invenção vem o sucesso e ele transgride a tal linha que separa o querer saudável do querer imoral e torna-se um ambicioso inescrupuloso, passando a tratar seus funcionários da mesma forma humilhante que antes era direcionada à ele.


Um bom filminho pra refletir e avaliar nossos atos.





Gente que sabe o que diz:

"Por vezes a ambição faz aceitar as posições mais baixas; é assim que se sobe, na mesma postura que se desce" (Jonathan Swift)

"Pouca ou nenhuma vez se realiza com a ambição coisa que não prejudique terceiros" (Miguel de Cervantes)

3 comentários :

  1. não consegui ver o filminho mas sei do que se trata.
    vou te contar a linha que separa a ambição da determinação e muito tenue e não raro a ultrapassamos sem sentir. temos nos policiar oi tempo todo para não cair no precipicio.

    ResponderExcluir
  2. não consegui ver o filminho mas sei do que se trata.
    vou te contar a linha que separa a ambição da determinação e muito tenue e não raro a ultrapassamos sem sentir. temos nos policiar oi tempo todo para não cair no precipicio.

    ResponderExcluir
  3. gostei daqui
    tem de um tudo.....e tudo é bom
    queria te seguir mas não achei....
    mas mesmo assim fica aqui registrado o meu agrado pelo seu blog viu flor

    b-jão

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.