Falando ao telefone

by - 31.3.09


Gente! Tem coisa mais chata que atender a um telefonema na comodidade da casinha da gente e ouvir um "Quem tá falando?" - como assim quem 'tá' falando? Quem liga sabe exatamente pra quem está ligando. Por sua vez, quem atende não faz idéia de quem está do outro lado da linha.

Penso que o mínimo de etiqueta ao telefone é necessário. É tão bom ouvir alguém educado do outro lado...

Ao ligar, a primeira coisa que fazemos é nos apresentar. Depois dizemos a que ligamos ou perguntamos por quem gostaríamos de falar.

"Oi! Aqui é Talita. Eu gostaria de falar com a Sofia, ela está?" - Simples assim... quando as pessoas que ligam pra minha casa e já de prontidão se apresentam, fico sem pé atrás, mas do contrário, fico tensa por não saber com quem estou falando e a conversa acaba fluindo mais fria, pela desconfiança que gera em mim.

Vocês também se sentem assim?

You May Also Like

8 comentários

  1. Alô Talita.
    Adorei o post e concordo com vc.
    Quando ligam para minha casa e me perguntam quem está falando, eu respondo-perguntando " você gostaria de falar com quem?".
    Acho que é mais seguro.

    ResponderExcluir
  2. Acho que é uma falta de respeito e de educação.Isto acontece até com conhecido por exemplo: de supetão um dito cujo fala: fulano taí? Nem ao menos cumprimenta pôxa, é um conhecido! Agora existem aqueles que não conhecemos e que nos invadem sem cerimônia sem perguntar se temos disponibilidade ou vontade em atendê-los. Passei a ter aversão a telefone, não atendo nem por decreto. É demais!

    ResponderExcluir
  3. Sim, isso sempre me incomoda, também deixa meu marido irritado. Fico feliz por não ser a única a achar este hábito de perguntar quem fala antes de se apresentar muito estranho.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Talita!
    Pois é, também acho “uó” quando ligam aqui em casa e me perguntam quem está falando. Eu não respondo e pronto! Aliás, respondo com outra pergunta: gostaria de falar com quem? Faço isso tentando ser muito bem educada na entonação da voz, mas faço. E quando ligo, faço mais ou menos como você sugeriu.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. "Quem tá falando?" talvez seja a frase mais desagradável de se ouvir! E como é comum! Concordo plenamente com você em tudo dito, principalmente na necessidade de ser delicado ao ligar para alguém e nos apresentarmos antes de pedirmos pela pessoa que buscamos. Já notou como só quem é mal-educado por natureza não é gentil depois de ouvir: "Boa noite, é a 'Fulana', a 'Beltrana' está, por favor?"

    Beijocas e parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Talita.

    de acordo! Não há ato mais deselegante e deseducado que interromper a vida alheia e ainda ser rude com quem atende.
    Eu tento compreender que telemarketing é um subemprego, mas o mínimo de treinamento deve ser imperativo.

    Pior quando mandam chamar meu marido e não se apresentam, e ainda o tratam cheio de intimidades.
    Dou logo um "soco no estômago" e digo que "quem chama meu marido pelo nome sou eu e mãe dele. E só! e digo que ele não vai atender de jeito algum".

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre achei de extrema falta de educação. Esses dias minha sogra ligou e falou "quem está falando?" eu respondi "quer falar com quem?", e ela ainda insistiu na pergunta!!!! absurdo!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.