As abelhas... são muito importantes pra nós!

8.4.09 Talita Cavalcante 5 Comentários


Sempre tive medo de ser picada por abelha e, por isso, se elas se aproximam de mim, vou pra longe ou tento afastá-las. Aqui em casa há muitas abelhas. Temos um jardim com várias flores e isso as atrai.Justificar

Ontem, antes do meu marido sair pra trabalhar, olhávamos nosso jardim da varanda... 'como a bougainville cresceu rápido", "deve dar um arranjo bonito", "etc, etc"... Vimos então uma cena que sempre nos chama atenção: cerca de uma dezena de abelhas em torno de um arbusto de flores. 


Mas o que eu nunca antes tinha parado pra pensar é na importância das abelhas para nosso ecossistema. Meu marido comentou sobre algo que leu e que é preocupante se analisarmos bem. Vocês sabiam que 80% das plantas dependem totalmente das abelhas para serem fecundadas? Sem as abelhas não haveria possibilidade de produção de frutas e legumes e isso me assusta, pois concluo que a população sofreria com a escasses de alimentos até que já não mais pudéssemos sobreviver.

E é isso mesmo! Albert Einstein já havia estimado que se as abelhas vierem a desaparecer do globo terrestre, em quatro anos a espécie humana desaparecerá.



Sabe o que é mais inacreditável? Com tamanho conhecimento que o ser humano possui, ainda assim é capaz de quebrar condutas aceitáveis, tudo em nome do enriquecimento. Já existe em uso constante um inseticida que para matar parasitas de flores e frutos vem promovendo um efeito casacata de destruição de culturas como de abelhas que antes as empresas se preocupavam em proteger. Pra vocês terem uma ideia da situação alarmante, os Estados Unidos, por exemplo, tinha 2,4 milhões de colméias vivas de abelhas, mas hoje são apenas 900.000 colméias. Isso é ou não é alarmante?


Senhores produtores de flores e frutas: vamos deixar nossas abelhinhas em paz... se elas vivem bem, nós também! Do contrário... pelo amor de Deus!

5 comentários :

  1. Há muitos anos, quando papai tinha fazenda ,meu primo Leonardo , que era seu afilhado fizeram uma criação de abelha para tirar mel.
    Papai para agrada-lo lia para saber quais as arvores poderia plantar que eram mais propicias ao mel.
    Foram uns quatro anos de peleja( papai deixava até os empregados por conta do Leonardo).
    E ele tirava litros e litros de mel. Na casa dele o mel era substituido pelo açucar.
    Hoje papai está no céu. A fazenda não existe mais.
    E o Leonardo acho que não preocupa com abelha mais.
    Só que o ex empregado do papai, que era tecnico agricula, mudou se .
    Onde mora tem uma bela casa graças ao mel que retira de sua roça.
    Então o mundo é uma bola.
    Com amizade Monica

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente vivemos num mundo onde existem muitas pessoas egocêntricas, por isso só pensam nela e no seu próprio bem estar, não querem saber de preservar a natureza, luz, agua... esquecendo que são elementos indispensáveis na nossa vida!!
    Parem de matar as bichinhas, deixe elas lá!
    Elas tem mel precioso, eu também troco áçucar do meu filho por mel, ele adora!!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante!
    No filme BEE MOVIE mostra diritinho a importência das abelhas!!
    E é mto fofo!!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu sou apicultora! Se quiserem saber mais sobre abelhas ou se tiverem duvidas inscrevam se neste Blog- www.apicultura.forumeiros.com
    E muito divertido!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.