A cerveja


A cerveja parece ser a bebida alcóolica mais antiga consumida pelo homem. Ela é tão antiga quanto o pão já que é obtida da fermentação de cereais como cevada e trigo. E, antigamente, era, portanto, produzida por padeiros.

Provavelmente foi descoberta ao se esquecer algum cereal fermentando por mais tempo.

Há evidências de que a prática da cervejaria inciou-se na Mesopotâmia onde a cevada cresce em estado selvagem. Mas foram os suméricos que aperfeiçoaram o processo e passaram a ser reconhecidos como o primeiro povo civilizado a fabricar cerveja.

A partir daí tem muita história de cervejas para ser contada. Mas, o Brasil entrou tarde nessa história. Só depois da chegada da família real em 1808 é que a cerveja começou a chegar por aqui e, mesmo assim, contrabandeada! A produção nacional parece que começou no Rio Grande do Sul em 1820. Dá pra se ter orgulho da nossa cervejinha brasileira, né? E dá também pra tirar sarro dos holandeses, por exemplo, que a consomem na temperatura de 15oC. Pra nós que moramos num país tropical, isso é inaceitável.... por mais que digam que o verdadeiro sabor só pode ser sentido naquela altíiiisssiiiima temperatura.

Nesse calor, um chop vai muito bem... também!

Eu não sou de tomar cerveja, mas quando tomo, adoro... Sou mais do tipo que prefere cerveja preta adocicada... Hum! Essa sim, eu adoro!

Uma cerveja branca muito boa - ela é belga, mas encontramos em qualquer supermercado - é aStella Artois... essa é fina! Custa em torno de R$2,00 a garrafinha.


You May Also Like

5 comentários

  1. Não sou de tomar cerveja. Um vinho tinto cai melhor, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Amo a Erdinger (acho que é assim que escreve) e o chopp Brahma Black. Já tá dando sede...bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu em particular não gosto!!!
    Já tentei tomer várias veses, mas, não consegui!!!
    Prefiro um vinho bem gostoso!!!
    Beijocas...

    ResponderExcluir
  4. Pois eu adoro cerveja.......amo......e quando viajo para fora, faço questão de experimentar todas para comparar..
    A Heineken, aqui é a melhor....as outras.......aguadas........

    ResponderExcluir
  5. Oi, Andrea,
    Ultimamente ficou mais fácil também ter acesso a marcas de cervejas importadas por aqui. Temos experimentado ótimas opções, mas a Heineken ainda é uma das melhores mesmo.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.