Incrementando minha alimentação com produtos naturais que ajudam a emagrecer

15.4.09 Talita Cavalcante 5 Comentários

Preciso criar juízo e voltar a dar umas pedaladas e umas 'corridinhas'. Me deixei levar pelas férias, passeios fora de época e fins de semana de muita diversão e hoje estou viciada em desleixo. Apesar de estar trabalhando, fazendo sites pra pessoas legais, no meu tempo livre só quero me divertir com meu marido e nossa filha. Quando percebo, o dia passou voando e nem eu nem ele sequer decidimos colocar os tênis e ir fazer um exercíciozinho... Ai, ai! Preciso parar de comer besteiras e emagrecer um pouquinho...

Reclamar é o cúmulo nessa questão, né? Mas... tem hora que o que depende só de nós, leva-nos ao desânimo. Mas marido e eu já decidimos voltar a dar atenção às nossas esteira e bicicleta ergométrica. Pra ajudar, vamos incrementar um pouquinho a alimentação.

Olhem só que produtos legais (pra quem é de Ponte Nova, todos esses produtos naturais podem ser encontrados na loja Raízes da Terra (31) 3817-1033, da Angela (minha tia, quase irmã que amo demais):

Farinha de Maracujá: a pectina, encontrada na casca do maracujá, atua na diminuição da taxa de açúcar no sangue e impede a avsorção da gordura dos alimentos pelo organismo. Ajuda a emagrecer com uso diário e prolongado, assim como ajuda aos diabéticos do tipo B a diminuírem suas taxas de glicemia.
Como consumir: 1 colher de sopa da farinha antes das três principais refeições - pode ser adicionada ao iogurte, ao suco, à salada, etc.


Farinha de Quinoa: o grão quinoa acelera o metabolismo, ajudando a emagrecer. Evita a produção excessiva de insulina (hormônio que armazena gorduras), além de possuir carboidrato de baixo índice glicêmico que demora mais para ser transformado em açúcar pelo sangue. Ela limpa as artérias do coração e combate a anemia.
Como consumir: duas colheres de sopa ao dia adicionadas à salada ou ao suco.


Farinha de linhaça dourada ou escura: ela é rica em fibras e ômega 3 e ajuda a melhorar o metabolismo e contribui para o bom funcionamento do intestino.
Como consumir: duas colheres de sopa ao dia adicionadas ao suco, vitamina, feijão, etc.


Gengibre: ele possui uma substância chamada gingero que faz com que nosso metabolismo queime calorias com uma velocidade 20% maior que a normal. O gengibre ainda protege fígado e coração, é diurético, acalma a tosse e beneficia a voz, além de melhorar os terríveis sintomas da TPM.
Como consumir: uma colher de sopa de gengibre ralado por dia. O sabor é muito forte e talvez, quem não gosta, seja melhor consumí-lo em molhos de salada ou batido com suco de frutas. Já eu prefiro tomar com chá.



Pasta de gergelim (ou tahine): contém cálcio que impede a absorção de gordura, evitando a formação dos indesejáveis pneuzinhos localizados na barriga. A memória e a digestão são beneficiadas pela pasta dos grãos, que também combate a osteoporose.
Como consumir: uma colher de chá da pasta com uma fatia de pão integral ou torrada, diariamente, pela manhã.



No próximo fim de semana, vou à loja da minha tia comprar todos esses ingredientes. Quem sabe assim fico mais disposta e animada a fazer exercícios, né?

E você? Já adota esses alimentos no seu dia a dia?

Houve um tempo em que eu tomava vitamina com linhaça todas as manhãs. E me fazia muito bem! Também adoro misturar gengibre na infusão de chás que tomo todos os dias. Já a pasta de gergilim, eu e meu marido adoramos usar para incrementar o sabor da carne moída. É uma delícia!

5 comentários :

  1. Menina, tenho que confessar que minha alimentação não é tããão certinha como deveria... em compensação sou rata de academia. Aí já ajuda um pouquinho, mas pretendo melhorar isso sim. Bjokas querida.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre incluo gengibre no suco de laranja e manga. Delícia de refrescante e, de quebra, tem todos os benefícios que você falou aí.

    Já essa da farinha de maracujá e de quinoa eu não conhecia não. Acho que vou adotar.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, eu não utlizo nada disso ainda, mas como estou começando a tentar emagrecer vou comprar, principalmente as que estimulam o metabolismo.
    Depois conto para você os resultados que alcancei.
    Bjos
    Malu

    ResponderExcluir
  4. Bom, não uso esses alimentos que você sugeriu. Mas nada me impede de experimentá-los, não é? O que eu preciso mesmo é criar vergonha na cara (também) e sair do sedentarismo. Ao menos uma caminhada preciso incorporar a minha rotina. Afff!!!!

    Ah! Sabe o post sobre unhas? Penso que o que você comentou por lá é verdade, Talita.
    Sejam elas pintadas ou não, é importante que as unhas estejam bem cuidadas porque trata-se de um atrativo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muito pois estou precisando de comer coisas para abixar meu colesterol.
    Com amizade Monica

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.