ENTREVISTA - Profissão: esteticista e maquiadora

28.5.09 Talita Cavalcante 6 Comentários


Karine Knupp Mota é esteticista e maquiadora. Ela tem 31 anos e trabalha há quase cinco no salão Cleo Cabeleireira em Manhuaçu, MG, cidade do interior conhecida pelo saboroso café da montanha. Sua trajetória profissional se deu pelo simples fato de ser, desde muito novinha, bem vaidosa. Em 2001 decidiu se tornar uma profissional da beleza e fez seu primeiro curso no Senac. Desde então, sempre se atualiza com novos cursos relacionados à estetica e à maquiagens.


Karine trabalha no salão Cleo Cabeleireira (33) 3331-5256

“Eu cresci vendo minha tia sempre na frente do espelho passando batom, creme no rosto e arrumando cabelo. E ela tinha muitos produtos que me chamava atenção, ai eu pensava: quando eu crescer eu quero ter tudo isso também.”
“A vantagem de trabalhar com estética é de que nós profissionais cuidamos mais da saúde, tanto do corpo quanto da mente, porque a beleza interna reflete muito na externa. Estar bem consigo mesma é estar bem com seu corpo, se olhar no espelho e gostar muito do que vê, mesmo não tendo as medidas certas dentro dos parâmetros de beleza.”


1) Como foi que começou a trabalhar como esteticista e como maquiadora?

Depois de concluir os cursos, comecei a fazer alguns trabalhos entre amigas(os) e parentes que me procuravam quando queria mudar o visual. Eu usava os  produtos que eles tinham em casa e alguns de uso pessoal. Foi com essas trocas de favores, que fui indica por uma amiga ao salão onde trabalho atualmente. No começo fiquei um pouco ansiosa em trabalhar em um local onde as responsabilidades seriam maiores, mas com um jeitinho bem mineiro consegui manter a calma e ganhar a confiança dos meus clientes, realizando um trabalho bem ao gosto deles.


2) Morando no interior de Minas, como faz para se atualizar, aprendendo novidades dessas profissões? A internet é uma boa aliada?

Mesmo no interior, eu sempre fiquei antenada às novidades. Tenho várias colegas de profissão,  que me passam as novidades em cursos e me cadastrei em sites de beleza  e de produtos, pois é uma boa opção para se ter conhecimento de bons congressos, cursos em áreas específicas e aperfeiçoamentos. Televisão, revistas especializadas e a internet, são importantes canais de informações. Em todos os estados existem associações de estética e cosmetologia, onde o profissional tem informações atualizadas de lançamentos de produtos e serviços na área específica de cada um.



3) Ao elaborar a maquiagem para uma noiva, como busca inspiração e chega naquilo que ela idealizou? Você acha essencial fazer o teste prévio da maquiagem para não ocorrer surpresas no grande dia?


A inspiração vem através daquilo que a noiva busca nesse dia tão especial. O realce à beleza natural ou a transformação total do visual, dependerá muito do jeito de ser  de cada noiva. A prévia na maquiagem é uma oportunidade de conhecimento da vontade da noiva e de afinidade e confiança entre cliente e profissional.


4) Quem dá mais trabalho em sua opinião: a noiva ou a mãe da noiva?

O grande dia é sempre um momento muito especial. Tudo tem que ser perfeito, nada pode dar errado. A responsabilidade de ficar linda e maravilhosa aos olhos de todos aumenta gradativamente com o passar das horas e em se tratando da noiva que é a pessoa principal desse dia onde todos os olhares se voltarão especialmente pra ela, a ansiedade fica à flor da pele. Não tenho assim dúvida nenhuma de que é a noiva que dá mais trabalho na hora da escolha de tons e cores, bem como em arranjo para os cabelos e acessórios.



5) Em quais produtos de maquiagem você acha que se deve investir mais?


Existe uma grande variedade de produtos de maquiagens, de várias marcas nacionais e importadas e todos os valores possíveis. O investimento fica por conta da finalidade do profissional: se é um trabalho artístico, uma balada, ou mesmo um evento no final de tarde, para cada um se tem em grande escala produtos com cores e texturas de alta qualidade bem adequada para chegar ao objetivo final, que é a satisfação de seu cliente.



6) Que cuidados de beleza toda mulher deveria ter para manter uma pele bonita?


O envelhecimento da pele é um fato inevitável com o passar dos tempos. Diante disso, o ideal seria prolongar a chegada dos tão temidos radicais livres. Cuidados diários seria um ponto positivo no auxílio para quem quer ter uma pele com uma textura bem sedosa. Lavar com um sabonete adequado, esfoliar e usar constantemente filtros fotoestáveis, são procedimentos essenciais para combater o fotoenvelhecimento precoce da pele. Higienização, peelings e hidratações com o acompanhamento de um profissional de confiança são, com toda certeza, fatores importantes para resultar no tipo de pele ideal: bonita e saudável.



7) Que truque fácil de maquiagem você acha que valoriza muito o resultado final?


Geralmente gosto de enfatizar mais o olhar. Deixando-o mais iluminado e invejado. Uma camada a mais de rímel, e lápis bem no cantinho externo. Fica muito bem aos olhos de quem vê.



8) Quais são os produtos de maquiagem que são atualmente seus preferidos?

Com o mundo bem estressado que se tem hoje, a  mulher globalizada uniu praticidade com  eficiência. Procurar sempre por bons produtos acaba virando uma rotina diária, e pra cada área existe um produto melhor que o outro. 
Por exemplo: Filtro Solar Tonalinzante Pó Compacto - ADCOS -  protege a pele e esconde pequenas imperfeições, sem deixar oleosa. 
Para um olho bem escuro: Fluiline Backtrack M.A.C., boca sensual com Water Shine Extra volume Maybelline e Pó Iluminador Facial de  Catherine Hill.



9) O que você acha que estraga qualquer maquiagem?


Sem dúvida nenhuma, os excessos. Na maquiagem, às vezes, menos é mais.



10) Você usa sempre pincéis ou prefere maquiar com os dedos? Ou prefere lançar mão das duas técnicas? Por quê?


Eu trabalho com as duas técnicas, depende muito do efeito final tomando cuidado de higiene, pois os dedos carregam a oleosidade natural da pele, que pode ser passada para o rosto alterando assim a textura do trabalho. Pincéis sempre deixam um toque aveludado, mais natural.



11) Como se descobre a cor de base ideal para cada pele?


Gosto de espalhar no dorso da mão as tonalidades para perceber como a fórmula adere à pele. Se o produto tem perfume ou se ele é ideal para aquele tipo de pele. Para facilitar no acerto do tom, procuro sempre usar a mesma cor de base  pó e de corretivo, de preferência da mesma marca. Para uma maquiagem mais natural, procuro uniformizar as nuances de cores do rosto e em trabalhos mais específicos utilizo três tons de uma só vez: um tom mais claro do que a pele na zona T e para iluminar zonas escuras; no tom da pele para o resto e um tom mais escuro para definir melhor os contornos do rosto. Mas para não errar, escolha o tom mais próximo da sua pele, é sempre o melhor.



12) Você acha o curvex essencial para cílios mais bonitos?


Há cílios que são muitos retos e curtinhos e por isso o curvex acaba sendo um utensílio importante para as pontas mais teimosas. Os cílios curvados e volumosos provocam um resultado magnífico e especial no olhar.



13) Qual o estilo da Karine? E o que já fez de mais radical na sua imagem?


Maquiagem pra mim, depende da ocasião e do estado de espírito. Levanto, me olho na frente do espelho e logo imagino o que quero ver. Clean, glamourosa ou fashion. Não tem dia nem hora, sempre a maquiagem vai fazer parte da minha vida, seja em casa, no trabalho ou na balada, onde capricho mais no visual, como certa vez me transformei em uma linda bruxinha. Do bem, é claro!



Karine Knupp Mota

Esteticista/Maquiadora



Site relacionados:



6 comentários :

  1. Oi! Adorei a entrevista, fico feliz de tentar seguir algumas dicas de uma esteticista, como p.ex., maquiar mais o olho, exfoliar a pele etc.

    Beijxxx

    ResponderExcluir
  2. No sul mora a saudade
    No peito de mulher sem nome nem guarida
    Que percorre a beira-mar entoando
    Um chamamento de nostalgia

    Porque o amor não se detém
    Às vezes enlouquece a loucura
    Tempestade ou bonança
    Planta sedenta da ternura


    Boa semana



    Mágico beijo

    ResponderExcluir
  3. Gostei da entrevista. Sempre fui muito sem vaidade. Não frequento salão e nem gosto. Faço unha em minha casa. E se não fosse por causa dos meus sobrinhos deixaria o cabelo ficar bem branquinho. Morro de preguiça de pinta-los.
    Mas admiro estes profissionais.Eles me encantam quando transforma as pessoas.
    com seus dons artisticos
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  4. ADOREI muito a entrevista achei muito proveitosa, alem claro da profissional ser excelente. Com as dicas que ela passou acho que da acertar no loock certo.
    Além da profissional em questão ser minha priminha do coração e é claro que aproveito tudo..

    ResponderExcluir
  5. Excelente a entrevista!! Parabéns amiga!

    ResponderExcluir
  6. eu adoro maquiagem. Sempre q viajo, um dos meus compromissos é adquirir alguns itens de ponta. Achei a entrevista bem legal


    bjks

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.