FEIJOADA! Coisa boa... mas só pra de vez em quando!

Olha só: não tem segredo pra fazer feijoada. É simples e rápido.
Aqui em casa só gostamos das partes nobres - fazer o que? - então fica mais fácil ainda:

1)Fritar e reservar (bacon, lombinho canadense, linguiça defumada e paio - todos cortadinhos da forma que preferirem).

2) Catar o feijão - foi a primeira vez que fizemos com feijão preto e ficou ótimo, mas adoramos fazer também com feijão vermelho.
3) Lavar o feijão.
4) Levar à panela de pressão com água suficiente pra cozinhar (pode-se cozinhar o feijão antes pra ir mais rápido - ou pode arriscar fazer como a gente fez em que levamos tudo ao fogo ao mesmo tempo - para a quantidade de carne que se vê acima usamos meio saco de feijão, muitas cebolas, 2 caldos de feijoada knorr, várias folhas secas de louro, e só!) 
5) Levr a panela ao fogo, esperar ferver e fechá-la em seguida - aí é esperar. Como cozinhamos tudo junto, levou muito tempo pra ficar pronto, cerca de 1 hora e meia! Por isso, acho que é melhor dar pelo menos uma pré-cozida no feijão antes de colocar as carnes. O negócio é ir verificando o cozimento e a necessidade ou não de acrescentar mais água.

Pra acompanhar: pães de sal, arroz, laranja e couve.
No detalhe abaixo - o antes e o depois do cozimento:
Ah! Antes de servir, devemos tirar as folhas de louro, tá?

E uma dica pra deixar a feijoada mais light: Coloque ela na geladeira de um dia pro outro ou por algumas horas: vocês vão ver que parte da gordura terá endurecido formando uma camada sólida e branca sobre a feijoada. É só pegar uma colher e remover toda a gordura. O sabor continuará o mesmo, mas com menos calorias.

Boa feijoada pra vocês,
Talita.

You May Also Like

9 comentários

  1. Oi Talita,
    Sempre gostei do teu blog e agora vou ser tua seguidora também,para ficar sempre por dentro de tudo q tu tá postando!!!!
    Haaaaa.. não deixa de escrever no prendadas não....tão legal o que tu escreve!!!
    bjs e vai lá no meu bloguito, tu já foi, mas te espero de novo!
    Niura

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita! e a primeira vez que vejo seu blog, apesar de sempre ir na Aninha do Prendadas, e hj vi seu post e resolvi vir aqui. Realmente eu visitava mais e mais o Prendadas por ter a identidade dela, da Ana, mas nao desmerecendo as demais, logico. Prefiro vir aqui no seu canto e conhecer sua identidade aqui, que por sinal eu amei!! Adorei a dica de retirar a gordura da feijoada, essa e mesmo uma dica excelente! Me deu ate saudades do feijao. Onde moro aqui e beeem dificil de encontrar.

    Seu blog e oootimo!
    bju bju

    ResponderExcluir
  3. Huuummmm.... feijoada boa é a da minha mãe!!! Eu nem me atrevo.
    Pior... ver a sua me deu uma vontade louca de comer, vou ter que pedir pra ela fazer... ahahaha
    Adorei!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Talita eu achei triste vc deixar o Prendadas...rs. Mas eu te entendo, realmente sem a Ana falta alguma coisa. As parceiras colaboraram e fizeram muito por lá. Mas eu observo que aqui na sua casa, vc está sempre mais leve, solta, a gente se sente mais a vontade tb.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Talita ,
    Que malvada! feijoada è muito bom estou babando meus papaeis da mesa de trabalho de tanta vontade que fiquei (e não estou exagerando!)
    enfim, expresso o meu prazer de vir aqui e passar uns minutinhos na tua companhia (esta virando um vicio vir aqui várias veses ao dia)

    um beijo
    Creuza

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz feijoada no domingo, mas com paio, carne seca, lombo e bacon porque nem eu nem o maridão comemos as outras carnes, dessa forma fica com menos gordura também. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Menina, eu que amo seu blog, adorei a dica, já até copiei para fazer em casa com meu namorido!!
    Estamos testando receitas, criando outras e uma amiga blogueira me deu a dica de publicar no meu cantinho, td que fizesse com aquele toque especial, pq para vc ter uma idéia, eu que nunca fiz nada, já fiz até bacalhau esses dias!!
    Olha o que o amor me faz!!
    E hoje, publiquei uma macarronada com um molho supimpa! Depois vai lá conferir!!
    bjks

    ResponderExcluir
  8. Ei amiga,
    Passei aqui para dizer que seu blog está muito fofo, como diz seu próprio nome ele está perfeitinho. Queria muito ler uma postagem bem emocionante nos dias das mães, daquelas que só você sabe escrever, com palavras da alma... Entende!?
    Beijocas e dê uma abraço bem apertadinho por mim nesta princesinha aí (se bem que ela chora quando eu a abraço, mas de qualquer forma mãe é mãe, né?)

    ResponderExcluir
  9. Hoje tenho amigos para o jantar. E o cardapio ? Eles escolheram "aquele seu feijão, pleeeassse" .. rsrs
    É um feijoada light, quase como essa .. rs
    Beijos

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.