Gravata: um acessório pra lá de estranho se formos parar pra pensar...

14.5.09 Talita Cavalcante 6 Comentários

Que a gravata deixa qualquer homem mais elegante é discutível. Até porque elegância é um termo bastante subjetivo, né? Mas que a gravata representa status e dá um ar mais formal à moda masculina... isso sim é fato!

A gravata é item obrigatório no guarda-roupa de qualquer homem. Festas que pedem trajes Passeio ou Passeio Completo são as mais comuns em nosso país e, para não fazer feio, os homens tem que usar gravata. Por isso, meninas! Se seu companheiro ainda não tem essa peça no guarda-roupa, fica sendo um ótimo presente pra dar a ele!

Mas eu sempre me perguntava... que tradição é essa que faz da gravata um acessório que apenas enfeita, mas tem tanto status?



Bem... já houve época em que a gravata servia pra mais alguma coisa que não enfeitar. A primeira vez que se tem notícia sobre homens usarem um tecido amarrado no pescoço data da Roma Antiga quando soldados usavam-na para limpar a boca, sangue ou suor... Arg!

Mas virou símbolo de status e se difundiu à moda masculina quando um certo rei francês (Luiz XIV), depois de ganhar uma guerra pelas mãos de soldados croatas que usaram esse acessório para se diferenciarem no campo de batalhas, adotou o lenço com um nó amarrado ao pescoço dos homens como símbolo da vitória, tornando-se assim uma peça de status e puramente masculina.

A partir daí a gravata veio se modificando à medida que a moda fazia sua história. E só no século XX ganhou a forma alongada das dos dias de hoje.


Um fato interessante é que a gravata ora se torna mais larga, ora mais fina. Coincidentemente com momentos de crise (mais largas) ou de estabilidade (mais finas) econômica. Será que nesses tempos de crise por quais passamos, a gravata está para alargar mais?


Para aprender a dar vários tipos de nó de gravata, clique aqui.

6 comentários :

  1. Muito legal. Meu marido não gosta de gravata, e não tem nenhuma. Ele casou sem gravata, o que deu o que falar em todo o grupo de convidados.
    Mas acho super chique e dá, realmente, um ar soficticado ao homem.

    ResponderExcluir
  2. EU ACHO LINDO HOMEM DE TERNO E GRAVATA, ACHO SUPER ELEGANTE!!
    O MEU MARIDO INFELIZMENTE SO USA EM OCASIOES ESPECIAIS, MAS QUEM SOU EU PRA DIZER O QUE ELE DEVE OU NAO USAR!
    ADOREI O POST, BJOS FABI!!

    ResponderExcluir
  3. Bem legal, eu acho um máximo, super charmoso.
    Eu não sei se já te perguntei, mas como vc fez para o blog ficar .com? e quem fez o layout para você? To querendo dar uma reformulada.

    ResponderExcluir
  4. Você tem toda razão! Usar um pano amarrado no pescoço é pra lá de estranho!
    Beijo,
    Maura.

    ResponderExcluir
  5. oi Talita!! obrigada pela visita, a Lauren Conrad protagoniza um reality show da mtv americana que se chama the hills, la no site www.mtv.com tem os episodios, ah e ela tb tem uma linha de roupas!!
    bjos Fabi!!

    ResponderExcluir
  6. Amooo gravatas, gosto inusitado o meu né? Mas é verdade, tanto é que quando eu era mais nova comprei uma de bichinho pra mim.
    Homem de gravata é tuuudo!!
    beijos

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.