LIVRO: O Pequeno Príncipe

23.5.09 Talita Cavalcante 4 Comentários

Que alegria tive esta semana quando meu maridão chegou em casa com esse livrinho. O Pequeno Príncipe todo mundo conhece, todo mundo já leu. Mas eu até poucos dias atrás nunca nem tinha folheado as aquarelas do autor. Conhecer, eu conhecia. Mas pegar, tocar e ler toda a história nunca tinha tido oportunidade - leia-se também iniciativa, lembrança, desejo.

Mas, de uns tempos pra cá, a vontade em comprar esse livrinho aumentou. E foi meu lindo quem me presenteou. Que leitura fantástica! Já sabia sobre a cobra que engoliu um elefante (no livro fala-se em jibóia) mas parecia um chapéu para as 'pessoas grandes'; sabia de alguns ensinamentos da historinha como 'o essencial é invisível aos olhos' e 'somos eternamentes responsáveis por aquilo que cativamos'... Mas só com a leitura pude ser cativada pelo Pequeno Príncipe. E que prazeroso que foi deixar-me cativar por ele!


O autor é um piloto francês, chamado Antoine de Saint-Exupéry,  e escreveu a história assim como fez suas ilustrações em aquarela um ano antes de morrer. Acredito que crianças vibrem e chorem com a historinha, mas acredito que nós adultos (ou pessoas grandes) precisamos dela pra nos despertar a voltar a enxergar a vida assim como fazíamos quando éramos crianças.

O PEQUENO PRÍNCIPE - Antoine de Saint-Exupéry - Editora Agir - com aquarelas do autor.

4 comentários :

  1. Oi Talita!
    Eu li o pequeno príncipe pela primeira vez aos 6 anos de idade... De lá pra cá o reli uma meia dúzia de vezes e, a cada leitura, tive impressões e lições distintas! É uma história valiosa que agradeço tenha me sido apresentada bem cedo!
    Boa noite!
    Maura.

    ResponderExcluir
  2. Tenho paixão por este livro! Quando eu era criança ele foi um dos primeiros livros que vi em casa (e que comecei a ler).

    Anos depois, nas aulas de Francês, o lemos no original e foi uma maravilhoso!

    E agora, no final do ano, o encontrei baratinho e comprei! A passagem da raposa me emociona SEMPRE!

    Parabéns pelo presente :D

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Talita, nunca li este livro acredita?? Mas tb estou doida para comprar, falei isto com a minha mãe outro dia, e ela me disse que toda miss lia este livro. Aquela famosa frase " Tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas " é deste livro não é?? Depois vc me conta quando terminar de ler. Um beijo

    ResponderExcluir
  4. É interessante como a cada leitura a gente extrai uma coisa nova. Já viu que lançaram a versão em quadrinhos?
    Achei os desenhos meio estranhos e não animei a comprar. Mas quem sabe.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.