Nota sobre a nova gripe - 4 CASOS CONFIRMADOS HOJE

8.5.09 Talita Cavalcante 1 Comentários

foto do site terra

4 CASOS CONFIRMADOS NO BRASIL

Não dá mais pra fechar os olhos e simplesmente fazer uma oração para que a nova gripe não chegue ao país. Já chegou! E são 4 casos confirmados. Um deles de uma mulher de Belo Horizonte que voltou com seu marido de Cancún (lua de mel). Ela já tinha sido liberada do hospital depois de uma semana - mas está agora confirmado que ela teve a nova gripe.

Antes da confirmação de qualquer caso da nova gripe no Brasil, a população parecia não perceber que já eram (ontem) 26 casos suspeitos. E não só isso! Estamos no continente americano que tem os dois principais países afetados pelo vírus (México e EUA). E mais! Estamos no hemisfério sul: entrando no inverno quando todo tipo de gripe se espalha com mais facilidade. Já disseram que 1/3 da população mundial poderá ser afetada pelo vírus.

Já é a segunda vez que venho ao dona perefeitinha escrever sobre a gripe suína (ops! desculpem-me os criadores de porcos). E ei de escrever mais, já que fico apavorada com a falta de bom senso de alguns. Mas falo disso outra hora porque hoje vim apenas relatar informações.

Não é porque o México voltou à vida 'quase normal' e a população insiste em dizer que a doença se estabilizou (o que quer dizer isso?) que não já tenha causado sofrimentos e ainda ameace muitos mais: já são 42 mortes naquele país e mais outras duas nos EUA. Já são 2.099 casos da doença confirmados em 23 países - diga-me se isso já não é uma pandemia?

Que lavemos as mãos sempre que tocarmos em lugares públicos. Que não deixemos nossos filhos serem beijados ou tocados no rosto por desconhecidos ou mesmo por conhecidos que (você sabe!) acabaram de chegar de outro país. Que usemos máscaras se assim for necessário. E que entendamos e respeitamos a preocupação do outro mesmo que não queiramos nos preocupar tanto assim. E que cuidemos para não pegarmos ou espalharmos a gripe comum porque essa ainda é a maior das pandemias e mata cerca de 500 mil pessoas todos os anos no mundo. 

Um comentário :

  1. Essa gripe é um problema mesmo e as autoridades brasileiras querem nos fazer acreditar que estamos protegidos, como estávamos protegidos da marolinha da crise mundial.
    Uma pena.
    :|

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.