ENTREVISTADA: Juliana Ferrer - analista financeiro

by - 23.6.09

Esta é a sexta das oito entrevistas de junho. Juliana Ferrer participou da brincadeira de votação com as seguintes imagens:



Juliana Ferrer é analista financeiro. Ela tem 29 anos, é casada e adora um happy hour. Sonha em comprar uma casa que tenha churrasqueira e ter 2 filhos homens, mas teve que adiar temporariamente os planos. Mora atualmente em São Paulo, mas já morou no norte, nordeste e centro-oeste do Brasil, e escreve em seu blog Diário de uma vida a dois, casos e mais casos dos bastidores do seu casamento. Segura, autêntica e sincera, quem a conhece sabe que ela não mede as palavras para dizer o que pensa. Juliana adora fazer novas amizades e sabe como preservá-las.


Juliana com seu marido no dia do casamento deles


1) Oi, Juliana! Você trabalha numa grande empresa de embalagens (a Dixie Toga) como analista financeiro. Nessa função, mulheres ainda são minoria?

Por incrível que pareça não. As mulheres realmente estão ganhando seu espaço no mercado de trabalho, seja ele qual for. Mas uma coisa que noto é que a parte mais "operacional" acaba ficando para as mulheres, e as "analísticas" para os homens.




2) O que faz, basicamente, um analista financeiro?

Um analista financeiro pode ser aquele que faz o contas a pagar, contas a receber, cobrança, fluxo de caixa, aplicações financeiras e fechamento de câmbio.




3) O que mais gosta no dia a dia do seu trabalho?

O que mais gosto do meu trabalho é que tenho contato com pessoas de outras empresas, como bancos, clientes, fornecedores, e pelo fato de hoje conhecer o mercado financeiro, algo que pra mim, antes de entrar na área era uma coisa de outro planeta. Eu era totalmente alienada às crises financeiras que ocorriam ou como elas poderiam influenciar o país e a empresa onde trabalho. O que gosto mesmo é de analisar o que acontece, as variações da taxa do dólar (eu trabalho especificamente com fechamento de câmbio, pagando importações - fornecedores estrangeiros) e recebendo os valores das exportações(clientes estrangeiros), o motivo do dólar ter aumentado ou caído tanto naquele dia, ou naquela hora.



4) E o que menos gosta?

Da parte operacional, claro que nem tudo nessa vida são flores. Então, após o fechamento do câmbio vem a rotina da baixa dos valores pagos ou recebidos no sistema e controle de documentação. E isso realmente é muito chato.


5) Além do seu trabalho como Analista Financeiro, também é consultora da Avon e da Natura. Dá pra ganhar um dinheirinho extra ou vender produtos de beleza é uma forma de cobrir os gastos que tem por ser uma consumidora também?

Eu sou uma consultora iniciante, e como ainda não tenho muitos clientes, o lucro que tenho com a venda dos produtos dá basicamente para cobrir os meus gastos como consumidora dessas marcas. Mas a intenção sempre foi essa, virar uma revendedora para poder ao menos pagar o que comprei. Ah, e o motivo que me fez virar uma consultora foi o fato de ter procurado uma pessoa para me vender tais marcas e não ter achado.




6) Você é blogueira há alguns anos. O que representa seu atual blog, o diariodeesposa.blogspot.com, pra você?

O Diário de Esposa, na verdade, é o Diário de uma Vida a Dois. Criei esse blog para poder discutir assuntos sobre o casamento em geral. Resolvi criá-lo em uma fase em que parecia que eu e o maridôncio estávamos em crise, tínhamos pouco mais de um ano de casados e ainda estávamos nos adaptando à rotina. Como eu achava que todo casamento deveria ser perfeito eu achava que qualquer briguinha era uma crise, então resolvi colocar pra fora o que pensava para pode trocar idéias com outras esposas. Pois por incrível que pareça as mulheres tem o hábito de só falar de uma coisa boa, nunca revelam realmente o que as incomodam no casamento, ou em determinada situação da vida a dois, então eu achava que só eu tinha dificuldade em me adaptar a certas coisas do casamento, como abrir mão de algumas coisas, ceder em algumas horas, tentar não enlouquecer quando o marido deixa a roupa suja jogada no chão. E ao escrever no blog sobre determinadas situações, eu pude perceber através da troca de idéias com outras meninas casadas, que aquela fase pela qual eu estava passando era normal, isso me deixou mais tranquila e melhorou meu relacionamento com maridôncio.




7) Pelo nome que deu ao seu blog e também por suas postagens, percebemos que é bastante companheira do seu marido. Qual o programa preferido de vocês?

Tomar cerveja. Somos botequeiros natos, hoje em dia o boteco é aqui em casa mesmo. É a hora em que sentamos para conversar, e conforme o teor alcoólico aumenta, a gente compreende melhor o outro, incrível isso, não é?! Essa é a hora que deixamos o stress de lado e abrimos a cabeça para ouvir e entender o ponto de vista do outro.
Mas também adoramos viajar, somos viciados. Ah, e gostamos também de encontrar os amigos para bater papo, fazer churrasco e tomar cerveja, claro!




8) Nas fotos que me mandou para a brincadeira de votação para decidirmos a ordem das entrevistadas, você incluiu uma de alguns brincos, outro de um recado romântico no espelho do banheiro, outra das mãos dadas com seu marido no dia do casamento de vocês e mais uma de garrafas de cervejas importadas. O que cada foto representa na sua personalidade ou no seu hábito de vida?

A foto dos brincos é pra mostrar que sou viciada em brincos grandes, a intenção é aumentar ainda mais minha coleção. Adoro ir na 25 e me acabar comprando vários modelos, porque detesto ficar repetindo brinco.
A foto com a mensagem é porque tenho o hábito de deixar mensagens românticas para o marido no espelho em ocasiões especiais. Tem coisa mais gostosa do que acordar e dar de cara com uma declaração de amor??? Até comprei uma caneta especial para espelho para poder parar de estragar meus batons, hahahaha.
A das mãos é para demonstrar nosso companheirismo. Apesar de brigarmos feito crianças, somos loucos um pelo outro e adoramos fazer as coisas juntos.
A da cerveja...bom, a resposta está na pergunta anterior, hahahahaha.



9) Pela leitura de suas postagens, te vejo como uma mulher bastante segura e muito determinada. Você é daquelas que chora ao assistir filmes ou é mais razão que emoção?

Eu choro ao assistir filmes, choro dependendo da briga com o marido, choro quando estou estressada demais, sou uma chorona. Mas geralmente o choro vem depois que já está tudo resolvido, primeiro a razão, depois a emoção. Venho de uma família em que as mulheres são fortes, determinadas, meu marido diz que penso como homem (vai entender), mas acho que consigo manter o equilíbrio entre a razão e a emoção.



10) Você cultiva bastantes amizades, né? O encontro com as amigas foi prejudicado depois que se casou ou esse fato não mudou em nada o relacionamento com elas?


Tenho poucas amigas, mudei muito de cidade, e aqui em São Paulo é muito difícil fazer amizade (bem, essa é minha opinião). Tenho amigas de infância, da época que morava em Recife, que me visitam até hoje, esporadicamente, claro. Amiga da época que morei em campo grande, que também vem na minha casa passar alguns dias, mas graças a internet nos falamos sempre. E tenho umas 3 amigas com quem posso contar em São Paulo. Uma delas eu falo que é a defensora do meu marido, porque sempre que tenho problema com ele, ela o defende, é o máximo. E as outras duas são da época da faculdade.
Mas indo diretamente à resposta, o casamento não afetou meu relacionamento com minhas amigas. Nós respeitamos o fato de que cada um tem que ter o encontro com os amigos sem o outro, um momento só seu. O momento dele é no futebol ou na pescaria. O meu é quando resolvo encontrar as meninas em algum boteco ou quando fazemos o "ladies day" aqui em casa quando ele viaja pra pescar.

O marido de Juliana em dia de pescaria



11) Como dona de casa, que nota você se dá e por que?

Ummmm, acho que nota 8. Eu tenho mania de limpeza e arrumação. Mas não dou conta de tudo porque estou sem faxineira e trabalho fora, então às vezes me cobro muito. Estou tentando mudar isso, mas prezo a organização, a minha casa pode não estar brilhando, mas tem que estar arrumada, disso não abro mão. Ah, e detesto cozinhar. Só sei fazer o trivial e quando invento de fazer algo diferente, pode ter certeza que sai errado.




12) Recentemente você fez uma reforma na sua casa. De tudo, o que te deixou mais empolgada?

Reformar o banheiro. Desde que casei eu queria quebrar o banheiro todo porque o apartamento é antigo e de tudo é a única coisa que a ex dona não reformou, então ele era medonho e parecia estar sempre sujo, aí já viu. Quando eu vi meu banheiro novinho, brilhando, quase gritei de tanta felicidade, hahahahaha.




13) Pelas postagens do seu blog, percebo que seu marido cozinha bem. Isso é ótimo, não é?

É maravilhoso!!! Porque ele cozinha e eu lavo a louça (coisa que ele detesta fazer e eu gosto). Mas às vezes é chato porque se ele chega e eu estou preparando alguma comida ele fica perguntando se coloquei isso, se coloquei aquilo, pra eu fazer assim ou assado. Fico puta, largo as panelas e deixo na mão dele. Então pra eu cozinhar em paz, ele não pode estar em casa, hahahahaha.


Um dos pratos preparados pelo marido de Juliana


Ah, mas já acabou???? hahahahahha

You May Also Like

17 comentários

  1. Adorei conhecer um pouco mais sobre a Ju. Ela é uma pessoa muito bacana. Ainda não nos conhecemos pessoalmente, mas trocamos muitas ideias e temos bastante coisas em comum, como por exemplo na pergunta 7. hehehe

    Parabens pela entrevista. Muito bacana.

    bjs

    Lilly

    ResponderExcluir
  2. poxa vida, fiquei com a sensação de "já acabou?" tb. A jú é uma figura, adoro os textos dela!

    ResponderExcluir
  3. Se vc achou os textos bons, imagine se conhecesse o casal ao vivo! Conheço essa moça desde que era 'Orofino' e digo que sou fã do casal!

    ResponderExcluir
  4. Oi, gente!
    Também eu, ao final, vi que podia ter 'explorado' mais essa menina fantástica. A Ju tem cada caso! Sempre com muito humor. Adoro as postagens dela.

    Nossa entrevista ficou muito legal, Ju. Obrigada.
    Talita.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Talita que entrevista gostosa!
    Não conhecia o blog da Juliana e para falar a verdade queria muito saber como andam as “casadas de hoje”, que sinceramente não tenha receio de expor "sua dor e dilicia de ser o que é..."
    Escrevo e pesquiso muito tentando acompanhar a velocidade das coisas, as direções...
    Nas minha andanças pela a web descobri que ainda o maior sucesso na área de discussões nas revistas e blogs femininos são temas, para não dizer reclamações, sobre a dificuldade para encontrar o “príncipe encantado” e manter.

    Vou lá correndo conhecer a Juliana.
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  6. Gostei dessa entrevista ,parecia que estava conversando com uma grande amiga ..

    ResponderExcluir
  7. Personalidade cativante e uma relação de cumplicidade incrível com o marido - essa menina é admirável!

    ResponderExcluir
  8. Conheço a Juliana pelo Twitter (sigo-o por lá!). Fiquei encantada por conhecer mais essa faceta da vida dela! Agora, só volta visitar o blog =*

    ResponderExcluir
  9. Primeiro tenho que agradecer a oportunidade que a Talita me deu de falar um pouquinho sobre mim.
    Em segundo lugar, fiquei super feliz com as demonstrações de carinho nos posts, emocionei.
    E por último, mas não menos importante: quando marido ver a foto dele com o tucunarézão na net ele vai pirar!!! (não sei se isso será bom ou ruim) hahahahahaha
    Beijocas Talita

    ResponderExcluir
  10. Sou leitora do blog delaaaa
    Adoro!!!

    ResponderExcluir
  11. Amei a entrevista, que menina mais simpática e de personalidade forte!!!

    amei :) Vou conhecer o blog dela!

    Parabéns as duas!!

    bjks

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei muito desta moça. Achei interessante como voce percebeu pelas fotos que enviou que havia algo mais. Eu não sei como descobre o mais interessante da pessoa para que ela de um jeito a vontade conte sua maneira de ser.
    E impressionante!
    Eu gosto muito de ler, principalmente porque gosto de suas perguntas.

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkk
    que legal, gente!!!
    que coisa chique!!!!

    A parte que eu mais gostei foi da reforma do banheiro...
    pq eu tenho uma loucura pra quebrar todos os aptos que vejo e fazer tudo novinho, bonitinho...
    pq tem umas coisas NADA A VER que me recuso a crer que aquilo um dia esteve na moda!
    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir