ENTREVISTADA: Vivian De Cicco - nutricionista

8.6.09 Talita Cavalcante 7 Comentários

A Vivian é a terceira das 8 entrevistadas de junho. Estou tão encantada com todas as entrevistas que queria eu publicá-las de uma vez... mas a gente tem que ter pauta e dar destaque à cada uma de cada vez - elas merecem! A entrevista da Vivian está ótima. Confiram!

Vivian participou da brincadeira de votação com as seguintes imagens (participante 4):



Vivian De Cicco é nutricionista e professora universitária. Ela é recém casada e mora em Santos, São Paulo. Tem um blog onde escreve sobre diversos assuntos que envolvem casamento: o Precisa se Casar . Elegante tanto em seu estilo quanto em suas palavras, Vivian tem muito em que podemos nos inspirar.


Vivian com seu marido, no dia do casamento deles



1) Oi, Vivian! Como nutricionista, o que acha que anda acontecendo com a população brasileira que está cada dia mais gorda?



O Brasil esta vivendo um período de transição nutricional onde passamos de um país com grandes problemas relacionados à subnutrição para uma epidemia de obesidade. Estamos substituindo a escassez pelo excesso. A desnutrição, ainda relevante, vem diminuindo, mas o número de pessoas com excesso de peso cresce de maneira alarmante. O padrão alimentar da população sofre alteração influenciada pelas modificações econômicas, sociais, demográficas e relacionadas à saúde. O último século foi marcado por uma dieta rica em gordura, açúcar e alimentos refinados e reduzidos em carboidratos complexos, frutas e fibras. Segundo pesquisadores, associação esta dieta com a diminuição da atividade física vem contribuindo de maneira significante para o aumento da obesidade no Brasil.


Vivian realizando atividades com seus alunos na faculdade (UNIMONTE)



2) Existe a alimentação ideal?



Sim existe e não é cheia de sacrifícios ou refeições insossas. Não devemos confundir alimentação ideal com dieta para emagrecimento. Uma alimentação saudável é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para um bom funcionamento do organismo. E os alimentos certos e na quantidade adequada, aliados as técnicas gastronômicas podem surpreender o nosso paladar. Conhecer o seu corpo e as suas necessidades são pré-requisitos para alimentar-se corretamente. O profissional nutricionista esta habilitado para fazer avaliação nutricional e elaborar um plano alimentar individualizado.



3) Você se considera disciplinada na alimentação?



Procuro seguir um plano alimentar saudável, o que não significa banir da minha alimentação algumas guloseimas. O segredo é não exagerar !



4) O chocolate é um vilão para a alimentação ou é possível estar sempre saudável e dentro do peso consumindo-o diariamente?



O chocolate não é mais um vilão da alimentação saudável. De acordo com pesquisas e recentes, o chocolate amargo e o dark são aliados do coração. Este tipo de chocolate (com maior teor de cacau) possui substâncias antioxidantes capazes de ajudar no bom funcionamento do coração.



5) Vejo que você mantém hábitos saudáveis, incluindo a prática de yoga que começou há cerca de dois meses. Nesse pouco tempo, já conseguiu identificar benefícios em você (tanto físicos quanto emocionais)?



A mudança não ocorre de um dia para o outro. )? Acredito que as mudanças que pude observar são sutis. Só de dedicar algumas horas do meu dia para a pratica do Hatha Yoga é fundamental para auxiliar nas minhas demais tarefas diárias. E, olha que não é fácil conciliar a tripla jornada: dona de casa + professora universitária + chefe da seção de Nutrição e Dietoterapia da Secretaria Municipal de Saúde de Santos. Momentos de reflexão associados aos exercícios físicos são extremamente fortalecedores. Eu recomendo!



6) Assunto casamento é algo que adora, né? Tanto que tem um blog super bacana onde dá várias dicas para noivinhas. Como foi o seu casamento? O que mais te marcou em toda a cerimônia e festa?



O meu casamento foi perfeitinho. Amei planejar cada detalhes da cerimônia e da festa. O mais marcante foi poder reunir pessoas importantes e que torceram pela nossa união. Também, adorei entrar na igreja ao som de Elvis Presley...foi emocionante. Mas, ainda esta faltando uma parte desta celebração: o casamento em Las Vegas!!!! Imagina o Elvis me casando. ....tudo de bom. Assim, que terminar de arrumar a minha casinha (já esta tão lindinha) vou começar a planejar o casamento em Vegas. Gostaria que fosse no nosso 1° aniversário de casamento. Fiquem na torcida !



7) Você diria que a vida de casada é muito diferente da vida de namorada? O que destaca como pontos compensadores?



A convivência a dois é diferente quando se esta namorando e quando se esta casado ou morando junto. Na vida de casada precisamos dar espaço para que a individualidade do outro não se apague. Minha dica para as meninas: sejam independentes financeiramente e mantenha um tempo só para vocês. Nada de só sair em casal. Mantenho um hábito da minha vida de solteira: toda semana me reúno com as minhas amigas para fofocarmos....clube da luluzinha total. E o maridão não reclama! Fica feliz por saber que tenho outros interesses além da casa e do trabalho. Com relação aos pontos compensadores do casamento: amo o beijo de bom dia do meu maridão e todos os mimos que ele mantém desde o tempo de namorados.



8) Quais são seus maiores dotes como dona de casa?



Tive uma educação voltada para o mercado de trabalho. Meus pais me prepararam para que eu fosse uma profissional competitiva e competente na minha área de atuação. Mas, sou bastante organizada (arrumar as roupas no armário por separação de cor é TOC???!!!rsrsrsrsr) e tenho facilidade na cozinha. O maridão tem adorado a minha comidinha.Infelizmente, não herdei a habilidade manula da minha avó e da minha mãe. Quem sabe um dia....



9) Que rituais você acha que não pode faltar a qualquer cerimônia ou festa de casamento?



Rituais são lindos e emocionantes, mas a falta de um sentimento verdadeiro e da fé pode banalizar um momento tão especial. Uma cerimônia de casamento precisa de noivos felizes e apaixonados e nada mais.



10) Falando de cuidados com a beleza, quais são aqueles que mantém e não se sente bem caso não tenha tempo de realizá-los?



Rituais de beleza....todos!! Sou viciada em cremes, perfumes, esmalte, make up, drenagens e outras frescurinhas. Ficaria horas falando sobre o assunto.Não fico sem: creme anti idade, creme para as mãos, rímel, perfume e minhas unhas precisam estar sempre feitas.



11) De aluna universitária à professora universitária. Qual o maior aprendizado que se tem com essa experiência?



Educar é tarefa árdua, mas rica em experiências gratificantes. A cada dia tenho aprendido um pouco mais sobre como ser professora. Onde muitos vêem dificuldades eu procuro enxergar desafios! Educar é muito mais que ensinar uma habilidade especifica. Educando ajudamos a formar cidadão crítico a respeito da cidadania, da humanidade, da justiça e da democracia.


12) Das imagens que me enviou para a brincadeira das entrevistas, uma em especial, me deixou muito curiosa: a plaquinha pendurada numa cama velha que diz mais ou menos: Vender ou não vender: que difícil questão! Você é uma pessoa indecisa?



Sou indecisa demais. Adoro fazer listas de prós e contras para ajudar nas minhas decisões. Mas, quando me decido não volto atrás. Teimosia também é uma das minhas melhores qualidades.



13) Como você se define, Vivian de Cicco?



Sou um ser imperfeito e contraditório ! Ansiosa por tudo, teimosa por natureza, pavio curto, tímida no primeiro momento, vaidosa, viciada em trabalho, caseira (adoro curtir meu lar), de poucos amigos verdadeiros, amorosa com pessoas especiais e cuidadosa com minha família . Tem uma frase de Walt Whitman que me define muito bem: "Contradigo-me?/ Muito bem, então contradigo-me,/ (sou imenso, contenho multidões)".


as 'lulus': Roberta, Fabiola, Carol e Vivian



Talita, adorei a oportunidade de ser uma das entrevistadas do blog Dona Perfeitinha. Este espaço é muito especial.

Para todos os leitores do seu blog um super beijo!



Vivian Lemos Lopes De Cicco


31 anos (ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh...diz a verdade: não aparento esta idade)


Nutricionista especialista em Nutrição Clínica.


Chefe da Seção de Nutrição da Secretaria de Saúde do Município de Santos – SP


Docente do curso de Nutrição da UNIMONTE


Responsável pelo blog Precisa se Casar


Dona de casa, récem casada e feliz.

7 comentários :

  1. Gostei da entrevista , principalmente porque é uma nutricionista. De uns anos para cá engordei na barriga muito.
    Mas a unica coisa que faço é andar e mesmo assim, não é todo dia.
    Gostei das dicas.
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  2. Adorei participar da brincadeira e a entrevista ficou show!!!

    super bju e muito obrigada a todos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista! Super inteligente, de bem com a vida e apaixonada!!! E blog dela é um show!

    Parabéns!! bjks

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela entrevista! Muito bacana! Adorei conhecer um pouco mais da Vivian, minha miga blogueira!

    beijos

    Kaká Monteiro

    ResponderExcluir
  5. adorei conhecer um pouco mais sobre ela, afinal, já acompanhava seu blog antes
    =)

    ResponderExcluir
  6. Que linda a entrevista!
    Realmente ela aparenta ser muito feliz e realizada!
    Estou precisando me consultar com essa nutricionista!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Gostei da dica sobre o chocolate. É minha perdição!
    Foi bom saber um pouco mais sobre alimentação.

    beijocas

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.