Medicamentos falsos - Notas fiscais - e caso do meu dia a dia

22.6.09 Talita Cavalcante 11 Comentários

Você sabia que nós brasileiros somos os que mais consumimos medicamentos falsos, considerando toda a população mundial?

Fico aterrorizada com os números: 20% de todos os medicamentos vendidos no Brasil são ilegais. Entre falsos, contrabandeados e sem registro. Esse número pode chegar a 30%, segundo um levantamento feito pelo Instituto Etco que combate a sonegação fiscal.

Este é um problema grave que nós podemos combater. Acho terrível pensar que ainda hoje nem todos criaram a responsabilidade sobre a exigência da nota fiscal. E agora não estou falando apenas de pedir a nota fiscal dos medicamentos, mas também de tudo que compramos. Há muita sonegação fiscal no Brasil e consequentemente à ela, surgem problemas graves como esse da permissividade da população em relação à falsificação de produtos e medicamentos. Se não averiguamos o medicamento que compramos, estamos concordando com isso. Será possível que não exista a preocupação sobre a saúde e sobre um dinheiro gasto em vão? Se todo mundo pedir a nota fiscal, o cerco vai se fechando para a falsificação.

Exemplo de nota fiscal preenchida à mão.
O importante é que esteja escrito 'Nota fiscal' ou 'Cupom fiscal',
com o número da mesma, independentemente
se for manual ou eletrônico.


Devemos ter mais atenção com nossa saúde e bolso. A máfia dos medicamentos falsos não está nem aí para os doentes. O que importa é o lucro que nós bobos lhe proporcionamos - cerca de 4 bilhões de dólares por ano. Temos que desconfiar de preços baixos. Se você está comprando remédios sem receita, com certeza está procurando por agravamentos no seu problema de saúde. Nós somos nossos maiores protetores. Não se compra medicamento em internet ou em camelô.

Algumas dicas para verificar se um medicamento é falso (porque esses também estão sendo vendidos em farmácias e drogarias):

1) Na lateral da caixinha, um quadrante deve ser raspável com algum metal não cortante para que fique evidente uma impressão que garante a qualidade do medicamento. Se a impressão vier evidente, sem possibilidade de raspagem, é bem capaz desse medicamento ser falso.

esta é a impressão que apareceu depois que eu raspei o referido quadrante


2) A Anvisa disponibiliza em seu site as numerações de lotes de remédios falsificados.

3) Este ano, uma reportagem da revista Veja denunciou os remédios mais falsificados no país, entre eles, aqueles para disfunção erétil como o Viagra, para emagrecimento, como a Sibutramina, e anabolizantes como Hemogenin.

4) As cores dos anéis das caixas dos remédios são diferentes em remédios falsificados.

5) Se você quiser economizar no medicamento, compre um similar ou genérico. Visite www.consultaremedios.com.br e saiba quais são os similares e genéricos, bastando que digite o nome do remédio da sua receita. Neste site, encontramos também todos os preços referentes em todo o território nacional, todas as marcas e nomes, com o princípio ativo idêtico do remédio que precisamos.

Não culpe seu médico, antes de verificar se o erro não foi seu em comprar medicamento falsificado. Sua doença poderá estar mais grave.
Quem fabrica ou vende medicamentos falsos pode ficar preso de 10 a 15 anos no Brasil.



........!!!!!!!......... [acontece comigo] ........!!!!!!!........

Eu sempre peço a nota fiscal de tudo que compro, mas às vezes, acontece isso:

(eu) _ Eu quero a nota fiscal, por favor.

[depois de esperar o preenchimento (lento) manual, recebo um papel que não é a nota fiscal]

(eu - com toda calma e já acostumada com essas tentativas de me fazerem passar por boba) _ Isto não é a nota fiscal. Eu quero a nota fiscal, por favor.

(a pessoa que me atendeu) _ Ah! Você quer a nota fiscal? O meu bloco acabou.

(eu) _ Pode procurar melhor. Eu tenho certeza que você vai achar. Eu espero.

[ quando a pessoa insiste que não tem ou que tem que ver com a 'dona', eu digo que passo mais tarde pra buscar e até hoje, sempre que voltei, a nota estava pronta. Se não fazemos isso, e o futuro dos nossos filhos? E a estrutura das nossas cidades, estradas? E a qualidade dos nossos medicamentos? Somos nós os responsáveis! Lembrem-se disso.]

11 comentários :

  1. sempre passo por aqui!A nota fiscal é obrigação de quem vende ! mas geralmente querem nos fazer de otários! vale a pena exigir a nota fiscal! um abraço e ótima semana sissi

    ResponderExcluir
  2. Sei lá se é uma obrigação porque tanta má vontade em entregar a nota?
    eu peço, me estresso mas faço meu papel de cidadã.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. O pior é a cara de pau de quem ainda dificulta pra entregar a Nota Fiscal.
    Quanto aos remédios, os números são alarmantes. Eu estou tomando sibutramina, quando chegar em casa vou olhar se não é falsificada.

    Grande prestação de serviço Talita. Muito bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola eu comprei mas veio sem caixa cmo saber se e?

      Excluir
    2. Eu vomprei na net veio sem a caixa cmo saber?

      Excluir
  4. Adorei essa sua iniciativa, nunca tinha pensando nisso (ai, tantas coisas pra pensar), vou seguir seu exemplo.
    E é amanhã!!!! Amanhã!!! Estou tão ansiosa!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Dicas mais do que importantes. As pessoas acham que somos idiotas e que não sabemos a diferença entre um pedaço de papel e uma nota fiscal.

    ResponderExcluir
  6. Que bom que vc tocou nesse assunto! AS farmacias enganam muito os consumidores, quando vc pede um medicamento generico, eles costumam primeiro dar o similar,(pq são bonificados) se vc não sabe identificar o medicamento, vc acaba levando! E não são todos os similares que são confiávies!Por isso eu não arrisco e só levo o genérico!! Eu falo isso pq já trabalhei em laboratório,kkkk Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá, sobre notas fiscais é importante lembrar que existem gráficas que podem falsificar, por isso não basta apenas estar escrito nota fiscal. No rodaé das notas fiscais fica escrito em letras miudas o nome da gráfica, cnpj e incição estadual, o nº de talões que foram confeccionados e um nº de aidf(autorização de impressão de documento fiscal) que é gerado pelo posto fiscal. Se tiver tudo então é uma nota fiscal de verdade. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. Essa história de que a nota fiscal acabou é encrenca, o estabelecimento é obrigado a ter nota fiscal disponivel ao cliente. Pode ser até denunciado se não tiver nota para oferecer vale lembrar isso aos comerciantes...

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.