Bonsai - é muito mais que uma pequena árvore

9.7.09 Talita Cavalcante 8 Comentários



Acho que todo mundo gosta de ter plantas em casa, né? E uma planta super bacana pra deixar nossa casa alegre e bonita é o bonsai.


O bonsai é uma árvore que cresceu lentamente e deixou marcas em seu tronco. Ele é o resultado de uma arte milenar que envolve técnica e sensibilidade para que a arvorezinha cresça sofrida, mas fiel às condições encontradas na natureza. Por exemplo: um bonsai que cresce sob forte vento dos rochedos e inclina-se para um lado.

Para se criar um bonsai, os galhos e as raízes da planta são cortadas periodicamente e chega-se a levar alguns anos para que se obtenha uma planta adulta com pequenas proporções a qual chamamos de bon (vaso) + sai (árvore) - nome em japonês.




Aqui em casa temos uma pitangueira bonsai. Ela tem 13 anos de idade. Foi meu marido quem a plantou e, utilizando-se da técnica de corte da raíz e dos galhos, foi moldando-a à imagem que tem hoje, com 55 cm. Adoro nossa pitangueira que trás mais vida pra essa casinha e também pelo fato de ela ter acompanhado toda uma história. Olha ela aí:


O bonsai surgiu na China (já era cultivado por lá desde o ano 200 a.C.) e foi mais tarde levado ao Japão onde desenvolveram a técnica. A ideia da árvore centenária cultivada em bandejas ou vasos pequenos levava para as cidades a representação da força de plantas que frutificavam mesmo diante de tantos problemas climáticos nas florestas.

Existem vários estilos de cultivo de um bonsai e as espécies mais famosas são capazes de obter formas lindíssimas. Hoje em dia, um bonsai adulto pode ter até 90 cm, mas os de até 45 cm são os mais comuns.

Você também tem um bonsai?

8 comentários :

  1. Eu sonho com um em casa, mas como não sei cuidar prefiro não arriscar.
    Um dia ainda terei uma casa com quintal e arvore pro filhote ou os netos quem sabe? poderem brincar a vontade .

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Um bonsai falta na minha vida. Estou começando uma pequena reforma aqui em casa e ele está na lista de aquisições. Você explicou muito bem o assunto.
    Votei no seu post é para votar novamente?
    bjks e bom feriado

    ResponderExcluir
  3. Lindos! No meu blog de fotos olhosdeleoa.blogspot.com coloquei alguns bonsais também!

    ResponderExcluir
  4. Acho o maior barato, tô kerendo colocar verdes na minha cobertura depois da obra, dá um ar tão legal e tão charmoso!!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. ahh quando eu tiver minha casa quero um bonsai! :D Beijaoo!

    ResponderExcluir
  6. Olá muito bonita sua pitangueira, parabéns, mas devo dizer que ela não é um bonsai, ela é um pré-bonsai na fase inicial. O bonsai obedece a padrões e medidas, o vaso apropriado, terra aproprida, por exemplo, o vaso de bonsai é raso para as raízes se espalharem horizontalmente, você deve retirar a raiz pivotante, usar o substrato apropriado, sem prato embaixo, (importante), pra drenar toda a água sem apodrecer as raízes. Mas é uma pitangueira muito bonita, e se vocês se interessarem pela arte poderá virar um bonsai muito bonito.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Pez,
    Muito obrigada pela contribuição. Hoje ela está uma arvorezinha - vou chamá-la assim então - muito mais bonita que quando tirei essa foto. Realmente ela não é um bonsai, mas algumas técnicas de produção foram ao longo dos anos aplicadas nela. Adorei o comentário e aos poucos vamos trabalhando a pitangueira que já ganhou um vaso mais bonito, rs.

    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.