GBPLUGIN - não é vírus não!

by - 21.7.09

Gente! Essa é uma postagem pra alertar sobre a confusão que os GBPLUGINs de sites de bancos como do Banco do Brasil tem causado para algumas pessoas.

Esse GBPLUGIN é uma espécie de anti-spyware, ou seja, ele é um arquivo opcional que o banco disponibiliza para download em seu site e que ajuda a combater vírus tipo cavalos de tróia (trojans), também conhecidos como spybanker que se instalam no seu computador para capturar sua senha de banco.

Mas alguns anti-virus como o Avira estavam reconhecendo esses GBPLUGINs como os próprios vírus e as tentativas de apagá-lo nunca davam certo. Tanto que vários fóruns foram criados na net para discutir como apagá-lo. Mas, na maioria dos casos, esse arquivo está sendo confundido com um vírus e precisamos apenas atualizar o anti-vírus para que não haja mais essa confusão - os bancos já se encarregaram de comunicar aos programadores de anti-vírus mais famosos sobre esse GBPLUGIN e as novas atualizações já não acusam-o como vírus.

Aconteceu com o nosso computador. E foi um grande transtorno. Ligarmos para o serviço de atendimento do banco e eles nos ensinaram a verificar se esse GBPLUGIN era o original. E sim! Ele é do bem!

Portanto, se está tendo esse problema, ligue para o 0800 do seu banco e verifique se esse arquivo é o original. Depois não se esqueça de atualizar seu anti-vírus para que ele não acuse mais o arquivo de ser o que não é...

0880 do Banco do Brasil: 08007290500

You May Also Like

5 comentários

  1. Realmente ele "não é perigoso", é um sistema do próprio banco para proteger os acessos ao site.
    Maaaas.... em contra partida isso consome muita memória no CPU e deixa alguns computadores mais lento, isso foi o que eu apurei depois de sofrer com a mesma lentidão.
    Tive que remover manualmente o plugin pois não acredito nos softwares que disponibilizam[não oficialmente] para a remoção do mesmo!

    Mas quem quiser deixa no pc, pode ficar tranquilo que não é vírus!
    Alguns casos ele pode sim ser confundido pelos antivírus e ai temos um caso de FALSO-POSITIVO!
    =D

    ResponderExcluir
  2. Pode ser que na maioria dos casos não seja vírus, mas em alguns casos é sim. Existe um vírus que se instala na mesma pasta do plugin e captura os dados das transações bancarias.

    NA DÚVIDA DELETE O GBPLUGIN E INSTALE DE NOVO A PARTIR DO SITE DO BANCO.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Aranha!

    Sim, isso mesmo. Na verdade, o título da minha postagem é equivocada e o gbplugin pode ser um vírus. Por isso, indico que ligue para o 0800 do Banco para verificar se aquele é real ou não. Ou fazer como você disse, mas é difícil apagá-lo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Aranha!

    Sim, isso mesmo. Na verdade, o título da minha postagem é equivocada e o gbplugin pode ser um vírus. Por isso, indico que ligue para o 0800 do Banco para verificar se aquele é real ou não. Ou fazer como você disse, mas é difícil apagá-lo.

    ResponderExcluir
  5. Só posso salientar que tenho zilhões de problemas em clientes com este sistema bancário.

    O GBPLUGIN protege o BANCO !!! não o usuário, ele se instala no system do Windows e utiliza muito do processador e da memória, em muitos casos entra em conflito com o sistema e o computador não consegue nem mesmo carregar programas, fora a lentidão da internet, ele fica olhando tudo que fazemos na internet, causando uma lentidão absurda !!!

    A intenção aqui é proteger o próprio banco, pois os Anti-Vírus, juntamente com o Firewall do Windows w o AntiMalware do próprio Windows já são suficientes para nos proteger.
    O Sistema Plugin se instala como um vírus, impossibilitando o meu livre-arbítrio de querer desinstalar ou desativar, acho isso ilegal !!!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.