Gripe A - com etiqueta podemos evitar!

by - 21.7.09

Há muito pouco tempo sabíamos e temíamos o que estava por vir e hoje encontramo-nos afetados por uma situação real de pandemia de uma gripe desconhecida e que já matou mais de 11 pessoas no Brasil. Contra ela só teremos como nos vacinar no inverno do ano que vem. Mas neste momento podemos usar da etiqueta para nos prevenir da doença.

Etiqueta social, bom senso, preocupação consigo mesmo e com o próximo. Podemos chamar de várias coisas, menos de exagero. Quem assim pensa podem ter sido os grandes responsáveis pela rápida disseminação desse vírus pelo mundo. E vou dizer que muitos governos que se acham tão poderosos e capazes de deter qualquer vírus são grandes burros. Melhor uma economia parada por um pequeno período que gastos altos e prolongados com tratamentos de saúde.

Sei de pessoas sem qualquer etiqueta disseminando o vírus H1N1. Soube de uma médica de Belo Horizonte que teve contato com paciente com a gripe A, adquiriu a gripe e não contou pra ninguém. Nem pra família, nem pros amigos e, o pior, continuou trabalhando. O resultado dessa completa falta de respeito ao próximo e ética profissional já podemos concluir, né? Mais pessoas doentes...

Então quem está ou suspeita de estar com alguma doença respiratória, incluindo qualquer tipo de gripe e especialmente a gripe A, deve agir com elegância e tomar cuidados para não disseminar a doença. Quem está gripado não deve ir em hipótese alguma a casa de amigos, abraçar ou beijar crianças, principalmente (pode apostar que tem muita gente sem noção que faz isso e não tá nem aí). Se precisa ir trabalhar ou à rua, usar a máscara é o mínimo que se espera dessas pessoas. Mesmo que elas já estejam tratando sua gripe, ainda podem espalhar o vírus.

Pra quem quer evitar qualquer tipo de gripe, especialmente a gripe A, o melhor é lavar bem as mãos a todo momento que tiver tido contato com ambientes externos. Usar o álcool em gel ajuda bastante.



E o cuidado maior recai sobre as crianças. Em tempos de disseminação de gripes tão fortes, crianças continuam pegando em tudo e levando as mãozinhas à boca. Nós papais devemos estar mais atentos e lavar mais e melhor as mãozinhas dos nossos pequenos.

You May Also Like

6 comentários

  1. Não merece nem comentários a atitude desta dita "médica"!!!

    ResponderExcluir
  2. Post maravilhoso, super útil...
    Realmente, bom senso é bom pra todo mundo...
    Ah! Tenho uma filha pequena e toda vez que vou na rua tenho que ficar controlando as mãos dela na boca e no nariz!!! E olha que ela já vai fazer 5 anos...
    Adorei seu blog!

    Beijos, fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá minha amiga!
    Feliz dia do amigo, tenho estado sem tempo, mtoo atarefada, por isso quase não tenho passado por aqui, mas sempre me lembro de você e o quanto gosto e admiro o seu cantinho!! beijão!

    ResponderExcluir
  4. Percebe-se que bom senso não vem junto com diploma de medicina... Sem comentários!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas. Mas isso deveria ser feito SEMPRE, não apenas em momentos de epidemia.

    Fui com uma amiga buscar a filha dela no aeroporto e usei máscara o tempo todo. Acredita que as pessoas me olhavam como se eu estivesse doente?

    Todo cuidado é pouco, só não podemos nos contaminar pela neurose coletiva.

    Beijos!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.