Nosso peixinho: um Beta!

17.7.09 Talita Cavalcante 9 Comentários

É originário da Tailândia esse simpático e briguento peixinho. Seu nome, Beta, vem devido à uma tribo de índios daquele país chamada Bettah.

Meu marido chegou com ele de presente pra nossa pequena que simplesmente adorou e passou a chamá-lo de ´Memo` (sim! ela tem o filminho Procurando Nemo e adora!). De tanto que gosta do nosso Beta, já diz que ele é seu ´amigo` e faz-lhe carinho todos os dias com o dedinho (supervisionada!) - e por isso tantas marcas de dedo no vidro do aquário. Mexemos nele o tempo todo.

O Beta come muito pouquinho (ração específica, 2 a 3 vezes ao dia), mas o momento de alimentá-lo é sempre uma festa aqui em casa. O Memo é um macho e só poderá conviver com outro peixinho se for Beta e se for fêmea. Caso contrário, poderá matá-lo. Reparem só como ele ficou todo ouriçado e agressivo ao deparar-se com a própria imagem refletida no cd (primeira foto que se segue) e no espelho (segunda foto). Achou que era outro macho e ficou bem violento, chegando a saltar.



Se você quiser criar um peixinho a um custo baixo, esse é o peixe certo! Aquário pequeno chamado de betário (15X12X12 cm) que não precisa de equipamento nenhum já que o Beta retira oxigênio da atimosfera também. No mais alguns cuidados:

- Trocar parcialmente a água de 10 em 10 dias (água mineral ou filtrada - porque a da torneira tem cloro)
- Retirar o excesso de comida que ficou na água depois que ele terminou de comer (o que ele faz em segundos!).

E então? Ficou com vontade de ter um Beta? Existem também os azuis que são também muito lindos! Aquário + ração + pedrinhas + peixinho = 25 reais. Acho que vale a pena!

9 comentários :

  1. lindo peixe cabeludão rsrs.

    bjosss...

    ResponderExcluir
  2. Que lindinho...

    Quando o Elias (Meu filhote), era pequeno , eu trouxe o meu do trabalho para casa, (até então ele nao conhecia o peixe pessoalmente), e o peixinho virou o xodó do menino, ele era azul,e meu aquario era grande e redondo, um dia chego em cas e encontro o Elias aos prantos a empregada matou o azulzinho. (na verdade ela foi lavar o aquário e o peixe caiu na pia, ela não conseguiu livrá-lo do encanamento...) depois ate comprei outro pra ele mas nao foi a mesma coisa e hoje acaba que nao tenho nehum.
    bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. é um bichinho muito fácil de ter .
    Lindo seu beta
    òtimo fim de semana pra vc

    ResponderExcluir
  4. Oie,

    eu tb tive um beta, o Xicão, mas morreu de frio, mesmo com o aquecedor, agora o aquario tá lá, vazio :(

    to passando pra desejar um ótimo final de semana e dizer que tem sorteio lá no blog tá!

    Bjus :)

    ResponderExcluir
  5. Adoro peixinhos Tá, já tive alguns mas por ignorância nos cuidados acabaram morrendo...snif...chorei que nem criança.

    Muito lindo o seu Memo, hihihi.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ai que saudade dos meus peixinhos... quando era criança tinha um aquario que devia ter uns 8 peixinhos... uma graça!!! Teve uma que teve até filhotinhos mas infelizmente não sobreviverão!
    Não tem animal de estimação mais fácil de cuidar que um peixinho.
    Beijos até mais!!!!

    ResponderExcluir
  8. Querida
    Tem um Anjinho pra você lá no LivroeArte.Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Ahh eu ja tive um! :D o meu era do azul!lindoo! mas ele morreu!=/ Beijinhos

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.