Bolinho de mandioca - delicioso!

Outro dia meu marido chegou em casa com esse livro de receitas que está à venda nas bancas de revista (ou seria bancas de jornal para alguns?), por R$7,90. É o primeiro da coleção Cozinhas Regionais Brasileiras da Editora Abril.

Bem... não sou muito fã de comida mineira, apesar de, por muitos anos, eu ter dito que meu prato preferido era frango com quiabo. Mas depois que minha avó faleceu nunca mais comi esse prato com tanto gosto como antes... A gente vai mudando... E hoje meu preferido é carne ao vinho (que na semana que vem publico a receita... mas nem mesmo sei de qual terrinha é essa receita - talvez seja daqui de Minas mesmo e eu continuo a mesma).

Mas não é que esse livrinho é memo especial? As fotos são maravilhosas, muito apetitosas. Tem receita de pão de mandioca, bolo de fubá, empadão, torresmo, lombo, leitão à pururuca, biscoito de polvilho frito, costelinha ao molho de rapadura, broinha de canjica e muito mais, incluindo doces da terrinha dessas Gerais.

A receita que mais me agradou e por isso foi a escolhida para ser a primeiríssima testada aqui em casa foi o bolinho de mandioca com carne de sol. Mas não somos também muito fãs de carne de sol e, portanto, fizemos umas adaptações...

E ficou delicioso... maravilhoso... e vou fazer sempre que pudermos comer fritura, incluindo hoje à noite...

No livro, as receitas são dadas sem peso e é para uma quantidade maior do que eu fiz. Falam lá em 5 mandiocas médias - eu usei apenas uma média (cerca de 600g dela crua) e vou passar a receita exatamente como eu fiz e que está aprovadíssima:

RECEITA DE BOLINHO DE MANDIOCA RECHEADO - para 13 bolinhos médios

Para a massa:
-600g de mandioca crua para cozinhar (um pedaço médio)
-1/2 colher de chá de sal com alho
- 1 colher de chá de manteiga
- Cerca de 2/3 de um ovo batido
- 2 colheres de sopa de queijo de minas ralado (eu usei o canastra meio curado).
- Um pouco de farinha de trigo (a gente usa só o suficiente para que a massa fique homogênia e grude pouco).

Para o recheio:
- Prepare na panela a carne moída (eu frito uma cebola grande em cubos em um pouquinho de óleo e acrescento a carne moída que pode ser Traíra ou Patinho). Usei cerca de 160 gramas de carne moída que deu para rechear 10 bolinhos. Os outros três, recheei apenas com mussarela.
- Queijo mussarela ralado.

Preparo:

1 e 2) Cozinhe a mandioca e passe-a no espremedor (mas só depois de esfriar e ter escorrido toda a água do cozimento).
3) Rale cerca de duas colheres de sopa de queijo de minas e junte à mandioca amassada e adicione também à ela um pouquinho de sal com alho, uma colher de chá de manteiga e poco menos de um ovo batido.
4) Coloque um pouco de farinha de trigo na massa até que ela fique pouco grudenta e sove com as mãos até que a massa fique homogênia.
5) Pegue um pouco da massa e abra como nas fotos abaixo.
6) Pegue um pouco da carne moída previamente preparada e recheie.
7) Coloque também no recheio um pouco de queijo mussarela ralado.
8) Feche seu bolinho no formato que desejar (sem deixar nenhum buraquinho para que não entre gordura da fritura).

9 e 10) Passe o bolinho na farinha de trigo.
11 e 12) Frite em óleo quente.

E está pronto! Gente! É delicioso... maravilhoso... saborosíssimo... mas eu acho que já falei isso, né? Esse abaixo foi recheado só com queijo...


E este com carne moída e queijo...
Ficaram tão gostosos esses bolinhos que depois de rever essas fotos, decidi que vou fazer de novo hoje à noite... com certeza!


Estamos também nas redes sociais:









Não estamos recebendo comentários. Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com

Arquivo

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!