Economia é o que afinal?

by - 31.8.09

Todos nós desde que começamos a ter alguma noção de economia, começamos a planejar conquistas, não é verdade? Sejam balas ou brinquedos, já crianças aprendemos o valor do dinheiro.

Quando nos tornamos adultos, novos sonhos materiais vão se concretizando à medida que vamos economizando. Passamos a almejar novos estudos, carros e a casa própria.

Tudo bem que se formos colocar no papel, verificaremos que, dependendo da casa que almejamos, seria mais inteligente viver nela de aluguel com o dinheirinho dela aplicado.

Mas se tivermos atitudes econômicas apenas, a família nunca teria um segundo carro. A segunda pessoa andaria de táxi, pois sairia muito mais barato, tenha certeza.

Mas na vida também nos permitimos ao luxo. E o luxo varia de classe social para classe social. O que para alguns é uma economia, para outros é luxo.

Vou exemplificar.

Todos nós queremos melhorar de vida e para isso economizamos evitando luxos.

Enquanto para alguns andar de táxi é uma economia, para outros é um luxo:

Os Correios dessa pequeníssima cidade em que vivo possui uma fiél cliente para saque. Frequentemente vai ela sacar 50 ou 60 reais. Ela é uma mulher pobre. Sua renda familiar mensal, pelo que se sabe dela, provavelmente não chega a um salário mínimo. Mas, acreditem ou não, ela vai aos Correios de táxi. E ele fica com o taxímetro ligado esperando para levá-la de volta pra casa. O taxista não lhe presta favor. Ela o paga. E essa brincadeira toda não deve ficar por menos de 15 reais, ou seja, dos 60 que saca, sobra-lhe apenas 45 de cara.

Apesar da evidente necessidade de economia dessa senhora, ela não se priva do luxo e, talvez por isso, dificilmente conseguirá melhorar sua situação financeira.

Tem hora que, independente da classe social da pessoa, a vontade pelo 'luxo' leva-a à bancarrota.


You May Also Like

3 comentários

  1. Necessito urgentemente fazer alguma economia, estou sempre no limite, mas fiz alguns financiamentos para coisas importantes.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto... serviu para refletir.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Quero muito voltar a economizar, mas no momento está sendo impossível... está dificil pois meu dinheiro e o do Wernner está indo para a reforma da nossa casa... preferimos quitar os gastos à vista do que dividirmos indefinidamente, sendo assim, está dificílimo guardar algum dinheiro...

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.