Ordem dos pratos para uma refeição completa

7.8.09 Talita Cavalcante 1 Comentários

Aqui está a ordem que (dizem!) devem ser servidos os pratos em uma refeição:

1) Aperitivo: este é uma bebida que serve para abrir ou estimular o apetite. Normalmente gim, whisky ou um coquetel apropriado.

2) Couvert: este são pães, manteiga, azeitonas (qual tal com anchovas... deliciosas!), picles... e acho que vale queijos também.

3) Entrada: são saladas, sopas e cremes, essencialmente.

4) Prato principal: são peixes, massas, aves e legumes - mas é claro que vale um prato com carne vermelha, pra quem prefere.

5) Sobremesas: doces e frutas.

6) Café.

7) Digestivos: são basicamente licores de qualquer tipo.


A nossa realidade: Mesmo sem tanto formalismo, se formos analisar bem, já passamos por refeições parecidas. O brasileiro tem o hábito do cafezinho depois da refeição e se recebemos amigos em casa já vamos logo oferecendo uma bebidinha e colocando à mesa pães, queijos, azeitonas, palmitos... E se formos analisar mais ainda, temos a cultura de servir tudo à mesa no momento da refeição, mas comemos primeiro a salada e depois os demais alimentos. Depois sempre queremos (pelo menos desejamos!) um docinho. O café depois é regra em toda casa mineira. No final das contas, acho que apenas o digestivo não temos o costume. Mas há quem goste de uma pinguinha por aqui... Tá vendo? O ritual até parece menos 'formal' visto por nosso brasileiríssimo ângulo cultural.

Um comentário :

  1. A mamae é maniada por etiqueta, mas fazemos tudo errado aos olhos dela.
    ]Voce foi muito feliz em lembrar
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.