Ordem dos pratos para uma refeição completa

Aqui está a ordem que (dizem!) devem ser servidos os pratos em uma refeição:

1) Aperitivo: este é uma bebida que serve para abrir ou estimular o apetite. Normalmente gim, whisky ou um coquetel apropriado.

2) Couvert: este são pães, manteiga, azeitonas (qual tal com anchovas... deliciosas!), picles... e acho que vale queijos também.

3) Entrada: são saladas, sopas e cremes, essencialmente.

4) Prato principal: são peixes, massas, aves e legumes - mas é claro que vale um prato com carne vermelha, pra quem prefere.

5) Sobremesas: doces e frutas.

6) Café.

7) Digestivos: são basicamente licores de qualquer tipo.


A nossa realidade: Mesmo sem tanto formalismo, se formos analisar bem, já passamos por refeições parecidas. O brasileiro tem o hábito do cafezinho depois da refeição e se recebemos amigos em casa já vamos logo oferecendo uma bebidinha e colocando à mesa pães, queijos, azeitonas, palmitos... E se formos analisar mais ainda, temos a cultura de servir tudo à mesa no momento da refeição, mas comemos primeiro a salada e depois os demais alimentos. Depois sempre queremos (pelo menos desejamos!) um docinho. O café depois é regra em toda casa mineira. No final das contas, acho que apenas o digestivo não temos o costume. Mas há quem goste de uma pinguinha por aqui... Tá vendo? O ritual até parece menos 'formal' visto por nosso brasileiríssimo ângulo cultural.
Ordem dos pratos para uma refeição completa Ordem dos pratos para uma refeição completa Reviewed by Talita Cavalcante on agosto 07, 2009 Rating: 5

Um comentário:

  1. A mamae é maniada por etiqueta, mas fazemos tudo errado aos olhos dela.
    ]Voce foi muito feliz em lembrar
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.

""Obrigada por visitar e compartilhar! Inscreva-se no YouTube!""

Tecnologia do Blogger.