A Metamorfose - Franz Kafka - LIVRO

8.8.09 Talita Cavalcante 7 Comentários

Publicado em 1915, esse livro de Franz Kafka continua sendo um alerta para a sociedade que vive, às vezes, uma vida de comodidades, sem preocupação com o outro, aproveitando-se de uns e renegando-os quando não lhes servem mais.




Dos livros de Franz Kafka que li, este, sem dúvida, é meu preferido.
Conta a história de um caixeiro viajante que sustenta a família e que ao acordar num certo dia, descobre que se transformou num inseto repugnante. A transformação física não é a única que acontece. Ele começa a analisar sua vida motivado pela metamorfose e pelos consequentes acontecimentos ao seu redor. A repulsa e o medo que cria nos seus familiares é algo que o toca e o leva a uma análise psicológica.

Esse livrinho é de leitura rápida e fascinante.

7 comentários :

  1. ah, posso ser sincera? ainda nao li nada de Kafka, apesar de ter uns 2 exemplares no escritório. Vou ter que me policiar mais !!


    bjks

    ResponderExcluir
  2. Depois eu te conto qul o livro que estou lendo. Parece até que estou voltando do colégio
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  3. Embora nao conste no livro referëncia a BARATA, muita gente afirma, sem ter lido o livro, que o repugnante inseto é a referencia de KAFKA.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo!

    Sim! A maioria diz que ele se transformou numa barata, mas hora alguma Franz Kafka revela em qual inseto seu 'humano' personagem se transformou. Acho que não se pode afirmar isso, na minha opinião. Agora, uma pergunta... diante de tal metamorfose física, em qual ser 'humano' ele se transformou também?

    Um abraço,
    Talita.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Talita. Tudo bem? Sou a Cecília, da Edelman, agência de comunicação da Jorge Zahar Editor. Bacana você gostar das obras de Kafka. Elas refletem muito a personalidade e a vida que o escritor teve. Na maior parte da sua vida ele se sentiu vazio, sozinho, depressivo e frágil mentalmente e em sua saúde, como nos conta Paul Strathern no livro 'Kafka em 90 minutos'. Vale mesmo a pena conhecer as obras do tcheco.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cecília!

    Já me deparei com comentários seus pela blogosfera. Acho interessante o trabalho pessoal com o nome da editora. Vocês estão de parabéns. Se eu tiver oportunidade, vou ler o Kafka em 90 minutos de Paul Strathern.Obrigada pela dica,
    Talita.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cecília!

    Já me deparei com comentários seus pela blogosfera. Acho interessante o trabalho pessoal com o nome da editora. Vocês estão de parabéns. Se eu tiver oportunidade, vou ler o Kafka em 90 minutos de Paul Strathern.Obrigada pela dica

    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.