Como fazer um bife macio - sem solar!

23.9.09 Talita Cavalcante 12 Comentários




Eu tinha uma dificuldade danada pra fazer um bife de boi (qualquer que seja a parte) comível!

Era incrível como eu conseguia estragar um bifezinho... tadinho!

E quem me salvou foi meu marido (que poderia ser Chef de cozinha se quisesse).

Então vou passar os truques pra vocês tá?

Talvez alguém tenha outras dicas infalíveis pra dividir com a gente e então, por favor, deixa mesmo lá nos 'comentários'.

Passo a passo:
1) Primeiro você tempera normalmente (além do alho e sal, gostamos de usar shoyo pra carne de boi aqui em casa) e esquenta bastante a grelha (de ferro!). Tem que ter uma boa grelha ou panela de ferro porque é o melhor para bifes. Coloque a quantidade de óleo necessário e só depois coloque os bifes. Fogo médio a alto.

2) Deixem eles lá por um tempão sem mexer (eu mexia!), sem virar (eu virava o tempo todo!). Tem que cozinhar além da metade do bife para poder virar.

3) O fogo foi só um acidente (rs).

4) Vire e deixe apenas um tempinho mínimo (o necessário para selar a carne) e retire no ponto que gostar mais... mal passado, intermediário ou bem passado. Mas nunca deixem esturricar (eu deixava) porque resseca a carne. E pode servir...

5) O prato da foto é nosso tradicionalíssimo risoto de carambola com batatas palha caseiras e a picanha está com molho madeira.




12 comentários :

  1. Ótima explicação para um bom bife. Vou tentar assim, que o meu sempre ficam duro.
    Ah, e ótima a foto do acidente com o fogo! rssrs
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Xará! Sabe que eu sempre deixo meus bifes duros?? Eu achava q era a carne que comprava... Depois dessa me deu até vontade de fazer um... e a receita o molho madeira, vc tem?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ai amiga, confesso que apelo pro amaciante de carnes. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, gente!

    Tá vendo como o segredo de um bom bife é só paciência? Às vezes minha mão coça pra ficar virando o coitadinho, mas não cedo... deixo lá quietinho pra ficar perfeito.

    Thica!
    Não ficou o máximo a fotinha do 'acidente'?

    Talita!
    Qualquer dia publico a receita. Mais tarde sai a dica de um bom molho madeira de supermercado.

    Sil...
    Eu nunca usei, mas qualquer dia experimento. Mas caldo de abacaxi dá certo também e de vez em quando apelo pra ele.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  5. Abafaaa o caso, mas eu era uma topeira pra fritar bife. Na verdade, era uma topeira pra um monte de coisas de cozinha, agora sou um pouco menos anta.

    Meu bife tbm solava. Aí li uma vez que o certo é coloca-lo na panela bem quente pra selá-lo (manja? qndo fica com impressão de passado por fora e cru por dentro) e depois disso abaixa o fogo. E sabe que funciona....

    Agora, "tacá" fogo na panela como vc fez, Rá, nunca fiz naummmm.Hahahahaha

    ResponderExcluir
  6. hummm...deu até água na boca...
    Eu também demorei um pouco para aprender a fazer bifes, viu! Deixava fritar demais, ficava seco e duro... aff...tragédia
    Mas hoje já sei o ponto e também uso uma panela de ferro pra fritar. E normalmente faço o bife acebolado, que fica delicioso. O segredo é ir passando os bifes e reservando numa travessa com tampa para mantê-los aquecidos. Então na panela de ferro, fica aquela "crosta" da carne no fundo, vc coloca as cebolas em rodelas (se quiser colocar uns tomatinhos picados antes tbem fica ótimo) e rega com um pouquinho de vinagre. O vinagre "limpa" o fundo da panela e passa tudo aquele queimadinho gostoso pras cebolas que ficam temperadinhas e marronzinhas. Depois so servir sobre os bifes (ou no caso da minha panela que é grande eu volto todos eles la pra dentro e dou uma "revirada" pra misturar com as cebolas). Fica ótimo!

    ResponderExcluir
  7. Kelly!
    Obrigada pelo recadinho.

    Amei a dica do vinagre. Vou tentar, tá?

    Acho que faço parecido, mas no lugar do vinagre, uso shoyo. Também fica uma delícia o caldinho.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    obrigada pelas dicas importantes.
    Ainda ontem fiz um bife de boi, ficou meio duro.
    Virei de um lado e do outro todo momento.
    Vou fazer de novo, só que agora de maneira correta. Valeu!

    ResponderExcluir
  9. Otima dica.

    Realmente salvou meu almoço.
    O bife ficou divino, realmente parecia ter saido da churrasqueira.

    Muito bom mesmo, recomendo.

    ResponderExcluir
  10. Oi! Costumo dar umas batidinhas no bife com um martelinho próprio para "quebrar" as fibras mais duras. E depois faço ele normalmente na panela de ferro deixando-o selar. É certeza de um bife super macio e gostoso.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço!

    Adriana.

    ResponderExcluir
  11. Aê gente, fazer bife de picanha é fácil né. Carne super macia até queimada fica bom. rsss. Aê, quer uma carne de segunda igual picanha? Pegue um chã de fora ou de dentro. Falei de segunda exagerando né, mas fica igual tb. Blz, pega a carne, coloque numa travessa, derrame sumo de abacaxi na carne e espera uns minutos. Se a carne derreter é pq passou do ponto. Cuidado pra n deixar a carne virar patê. Abraço. Site show.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.