Tá procurando o quê?

Crouton para Ceasar Salad

Hoje vim ensinar a fazer aqueles deliciosos croutons que nada mais são que pães italianos em cubos e torrados. Quem nos ensinou (a mim e a meu marido) foi tia Clara, da sorveteria Doce Desejo, de Belo Horizonte.

Apesar dos originais croutons serem feitos com pão italiano, pode-se usar qualquer pão disponível em casa (de preferência os mais velhinhos durinhos que estão há dias na geladeira). Pode ser branco, de fôrma, de sal (salário e salarinho) ou aqueles de cereais. Tem um de 7 cereais que fica saborosíssimo e leva mais fibra pra salada.

A receita é:

1) Cortar os pães (sem casca pra ficarem mais bonitinhos) em cubinhos e peneirá-los antes de levar à panela. Ao peneirar (balançá-los levemente em um escorredor de macarrão, por exemplo), evita-se todo aquele farelo no processo de preparo.


2) Levar os cubos de pão à panela ao fogo e mexer por vários minutos (cerca de 15) até que fiquem coradinhos e durinhos. Esperar esfriar para que os croutons ganhem a consistência de torradas (enquanto quentes estão ainda macios).  A receita básica seria essa, se não fossémos nós a reinventá-la. Quisemos tornar as torradinhas mais saborosas e, pra isso, levamos os cubos de pães à panela quente com um pouco de óleo e sal com alho já derretido. Misturamos durante o mesmo tempo e deixamos esfriar. Assim fica mais calórico saboroso.


3) Mantemos os croutons em vasilhas plásticas vedadas por até 3 dias fora da geladeira (depois vai pro lixo, portanto fazemos pouca quantidade por vez - que dure 2 dias no máximo - para não desperdiçar).


4) Usamos os croutons para implementar saladas verdes como a Ceasar Salad, logo abaixo.





Ceasar Salad (adaptada por nós):

- alface americana, alface crespa, alface roxa, rúcula.
- queijo parmesão em lascas finas.
- queijo mussarela ralado mais grosso.
- tomates secos caseiros (já dei a receita aqui).
- suco de limão.
- azeite extra-virgem.
- sal a gosto.
- alho frito em rodelinhas bem finas.
e
- croutons.

Outra opção para molho:
(Com maionese, mostarda Dijon, suco de limão, azeite e molho inglês - é uma forma de variar e combina mais quando só se usa alface americana - saladas como de rúcula logo abaixo não combinam muito com a maionese).




Dá pra substituir o jantar com uma salada dessa, não dá? E pra quem não fica sem a proteína da carne, dá pra incrementar com frango desfiado ou atum ou kani kama ou mesmo anchovas que tem nas receitas originais.


6 comentários:

by Faby 29 de setembro de 2009 16:10  

Eu adoro Talita! Comprei uma máquina de fazer pão depois que me mudei e a padaria mais próxima fica não tão próxima, sabe?! Mas o pão é grande e endurece no dia seguinte. A solução para o pedaço que sempre sobra são os croutons. Eu costumo fazer no forno com gengibre e oregáno, fica uma delicia também!
Super beijo linda!
Faby

Elisa,  29 de setembro de 2009 17:00  

Eu sempre faço aqui em casa com pão de forma. Passo azeite ou manteiga, jogo ervas finas ou orégano e depois corto com uma tesoura para ficar bem certinho. Levo ao forno quente e dou uma mexidinha no meio do tempo para torrar dos dois lados! Delicia!

dona perfeitinha 29 de setembro de 2009 19:46  

Oi, Faby!

Adoro fazer torradinhas com azeite e orégano. Nunca fiz com gengibre, mas como eu e meu marido somos fãs dessa sementinha, vou testar. Obrigada pela dica. Adorei!


Oi, Elisa!

No forno ainda não fiz os croutons (apenas as torradinhas pra tira gosto que costumo fazer com azeite e orégano). Mas vou testar com os croutons também. Obrigada!

Beijos,
Talita.

Santinha 30 de setembro de 2009 15:51  

com certeza o óleo e os temperinhos nos cubinhos fizeram toda a diferença.

Alessandra Paiva 14 de dezembro de 2011 17:02  

Ola parabéns pelo blog me inscrevi aqui conheça o meu tb sera um prazer te-la lá www.cherryartesanato.blogspot.com

Minha política é a alegria e seu comentário é sempre bem vindo. Trocar informações, experiências e sorrisos é nosso grande objetivo.

Respondo os comentários na própria postagem, mas poderá também receber por e-mail, caso comente com seu cadastro (conta de e-mail do google ou OpenID). Porém, pode ser que leve alguns dias, já que o volume de e-mails e comentários do blog é grande. Agradeço o carinho.

OBS.: O e-mail que uso para responder seus comentários não recebe respostas, portanto, se quiser me escrever novamente use os comentários ou replique a resposta para o e-mail donaperfeitinha@donaperfeitinha.com

Instagram
Twitter

Receba os posts

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!