Nas redes...

English Portuguese

Cardápios + Receitas + Listas de compras

Crouton para Ceasar Salad

Hoje vim ensinar a fazer aqueles deliciosos croutons que nada mais são que pães italianos em cubos e torrados. Quem nos ensinou (a mim e a meu marido) foi tia Clara, da sorveteria Doce Desejo, de Belo Horizonte.

Apesar dos originais croutons serem feitos com pão italiano, pode-se usar qualquer pão disponível em casa (de preferência os mais velhinhos durinhos que estão há dias na geladeira). Pode ser branco, de fôrma, de sal (salário e salarinho) ou aqueles de cereais. Tem um de 7 cereais que fica saborosíssimo e leva mais fibra pra salada.

A receita é:

1) Cortar os pães (sem casca pra ficarem mais bonitinhos) em cubinhos e peneirá-los antes de levar à panela. Ao peneirar (balançá-los levemente em um escorredor de macarrão, por exemplo), evita-se todo aquele farelo no processo de preparo.


2) Levar os cubos de pão à panela ao fogo e mexer por vários minutos (cerca de 15) até que fiquem coradinhos e durinhos. Esperar esfriar para que os croutons ganhem a consistência de torradas (enquanto quentes estão ainda macios).  A receita básica seria essa, se não fossémos nós a reinventá-la. Quisemos tornar as torradinhas mais saborosas e, pra isso, levamos os cubos de pães à panela quente com um pouco de óleo e sal com alho já derretido. Misturamos durante o mesmo tempo e deixamos esfriar. Assim fica mais calórico saboroso.


3) Mantemos os croutons em vasilhas plásticas vedadas por até 3 dias fora da geladeira (depois vai pro lixo, portanto fazemos pouca quantidade por vez - que dure 2 dias no máximo - para não desperdiçar).


4) Usamos os croutons para implementar saladas verdes como a Ceasar Salad, logo abaixo.





Ceasar Salad (adaptada por nós):

- alface americana, alface crespa, alface roxa, rúcula.
- queijo parmesão em lascas finas.
- queijo mussarela ralado mais grosso.
- tomates secos caseiros (já dei a receita aqui).
- suco de limão.
- azeite extra-virgem.
- sal a gosto.
- alho frito em rodelinhas bem finas.
e
- croutons.

Outra opção para molho:
(Com maionese, mostarda Dijon, suco de limão, azeite e molho inglês - é uma forma de variar e combina mais quando só se usa alface americana - saladas como de rúcula logo abaixo não combinam muito com a maionese).




Dá pra substituir o jantar com uma salada dessa, não dá? E pra quem não fica sem a proteína da carne, dá pra incrementar com frango desfiado ou atum ou kani kama ou mesmo anchovas que tem nas receitas originais.