Crouton para Ceasar Salad

Hoje vim ensinar a fazer aqueles deliciosos croutons que nada mais são que pães italianos em cubos e torrados. Quem nos ensinou (a mim e a meu marido) foi tia Clara, da sorveteria Doce Desejo, de Belo Horizonte.

Apesar dos originais croutons serem feitos com pão italiano, pode-se usar qualquer pão disponível em casa (de preferência os mais velhinhos durinhos que estão há dias na geladeira). Pode ser branco, de fôrma, de sal (salário e salarinho) ou aqueles de cereais. Tem um de 7 cereais que fica saborosíssimo e leva mais fibra pra salada.

A receita é:

1) Cortar os pães (sem casca pra ficarem mais bonitinhos) em cubinhos e peneirá-los antes de levar à panela. Ao peneirar (balançá-los levemente em um escorredor de macarrão, por exemplo), evita-se todo aquele farelo no processo de preparo.


2) Levar os cubos de pão à panela ao fogo e mexer por vários minutos (cerca de 15) até que fiquem coradinhos e durinhos. Esperar esfriar para que os croutons ganhem a consistência de torradas (enquanto quentes estão ainda macios).  A receita básica seria essa, se não fossémos nós a reinventá-la. Quisemos tornar as torradinhas mais saborosas e, pra isso, levamos os cubos de pães à panela quente com um pouco de óleo e sal com alho já derretido. Misturamos durante o mesmo tempo e deixamos esfriar. Assim fica mais calórico saboroso.


3) Mantemos os croutons em vasilhas plásticas vedadas por até 3 dias fora da geladeira (depois vai pro lixo, portanto fazemos pouca quantidade por vez - que dure 2 dias no máximo - para não desperdiçar).


4) Usamos os croutons para implementar saladas verdes como a Ceasar Salad, logo abaixo.





Ceasar Salad (adaptada por nós):

- alface americana, alface crespa, alface roxa, rúcula.
- queijo parmesão em lascas finas.
- queijo mussarela ralado mais grosso.
- tomates secos caseiros (já dei a receita aqui).
- suco de limão.
- azeite extra-virgem.
- sal a gosto.
- alho frito em rodelinhas bem finas.
e
- croutons.

Outra opção para molho:
(Com maionese, mostarda Dijon, suco de limão, azeite e molho inglês - é uma forma de variar e combina mais quando só se usa alface americana - saladas como de rúcula logo abaixo não combinam muito com a maionese).




Dá pra substituir o jantar com uma salada dessa, não dá? E pra quem não fica sem a proteína da carne, dá pra incrementar com frango desfiado ou atum ou kani kama ou mesmo anchovas que tem nas receitas originais.


Não estamos recebendo comentários. Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com

Arquivo

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!