Entrevista com Cris Ventura - Consultora de Feng Shui

Venho hoje publicar uma entrevista que fiz com a Cris Ventura, consultora de Feng Shui, já há algum tempo. Ela não é inédita, pois já foi publicada no temporariamente desativado Prendadas da Aninha Medeiros que hoje escreve no Caroço da Pitanga. Mas é uma entrevista que me marcou e queria muito tê-la também por aqui no dona perfeitinha.




Como adoro o assunto Feng Shui (e ouso, de vez em quando a escrever sobre ele também), sempre leio muito a respeito e já conhecia a Cris por algumas colunas que tem em sites famosos. Um dia descobri que ela tinha seu próprio blog, o Canto do Feng Shui, e passei a acompanhá-la assiduamente. Papo vai, papo vem, consegui entrevistá-la especialmente para o Prendadas onde debatíamos principalmente sobre nossos cafofos.




Pra quem nunca ouviu falar ou acha que não acredita na filosofia do Feng Shui, tenho certeza que passará a adorar o assunto depois de ler essa entrevista com a Cris. Quer coisa melhor que harmonizar nosso lar e conseguir com isso atrair o melhor pra nossa vida pessoal e profissional?




Cris Ventura é consultora de Feng Shui e mora na cidade de São Paulo. Presta consultoria para residências e empresas e escreve para o portal Personare, responde dúvidas de internautas no site Casa.com.br e tem um blog com dicas de decoração e harmonização do lar, o Canto do Feng Shui.



1) Oi Cris! O que, basicamente, prega o Feng Shui e como aplicá-lo em nossa casa?



O objetivo do Feng Shui é melhorar a energia vital (chi) que está presente em todos os seres vivos e em nossos ambientes. A prática consiste em identificar os fluxos de energia estagnados ou acelerados do imóvel e aplicar técnicas e curas que fortalecerão o chi do ambiente, trazendo benefícios aos seus ocupantes. Sigo a a Escola do Chapéu Negro que utiliza o Baguá (mapa octogonal) como principal instrumento, que é aplicado sobre a planta do imóvel para localizar as áreas que regem a vida: família, amigos, prosperidade, relacionamentos, saúde, sabedoria, sucesso, criatividade e trabalho.



2) É verdade que além do ambiente interno é necessário também nos preocuparmos com a localização de nossa casa, com os arredores?



Verdade. É bom analisar a vizinhança, a movimentação das ruas, a posição do imóvel em relação à rua, as proximidades como hospitais e delegacias, os caminhos que levam até o hall de entrada do edifício.



3) Como consultora, é possível fazer seu trabalho tendo em mãos apenas fotos da casa e a planta baixa da mesma ou é necessário ir, pessoalmente, ao local onde seu cliente deseja aplicar o feng shui?



A consultoria à distância é possível, com fotos, planta, questionário e telefonemas.

Mas, prefiro ir pessoalmente ao local, pois há energias sutis que só são percebidas ao vivo. Antes da consultoria, peço que o cliente preencha um questionário e me envie uma cópia da planta baixa para uma pré-análise. A consultoria demora cerca de duas horas com a explicação de como funciona cada canto, a localização do baguá, a disposição dos móveis, decoração, cores, bênçãos e curas apropriadas.



4) A casa pode influenciar o estado de espírito e a saúde de seus moradores?



Sim, mas costumo dizer que atraímos a casa onde vamos morar. Há uma atração simultânea entre os ocupantes e o imóvel. E as pessoas podem desenvolver ou não determinados estados de saúde mental, espiritual e física. Mas há sensações que afetam a todos como a desordem, locais muito abafados ou com muito vento, escuridão ou claridade em excesso. Sempre é bom tentar o equilíbrio, o caminho do meio.



5) As cores são importantes para equilibrar as energias do lar?



As cores são essenciais, pois ativam, curam e renovam as energias da casa. As cores possuem significados, mas assim como os aromas, as cores despertam sensações diferentes em cada pessoa. Por isso, recomendo que todos os ocupantes (inclusive crianças e jovens) decidam juntos quais serão as cores usadas – principalmente nos dormitórios.



6) Os princípios do Feng Shui aplicado em residências são os mesmos aplicados em comércios?



Sim, mas comércios e empresas exigem uma análise mais apurada e existem significados complementares para os guás. Por exemplo, o guá da sabedoria significa coleta de informações e indicado como um bom local para uma recepção.



7) O que representa o fogão numa casa? É necessário usar todas suas trempes?



O fogão representa as finanças de uma maneira geral, por isso é importante usar todas as trempes ou bocas e o forno para ativar essa energia. Importante manter o fogão sempre limpo e funcionando bem.



8) É ruim em casa de dois andares ter quarto sobre a cozinha e banheiro? Há cura para isso?



Não são bons posicionamentos, segundo o Feng Shui. Há curas que são transmitidas durante a consultoria e após uma análise mais detalhada, mas o ideal é tentar evitar esse tipo disposição.



9) É possível proceder curas pra tudo?



Há muitas curas que funcionam como um tratamento terapêutico para a casa. Dependendo do caso é recomendável, por exemplo, trocar um móvel de lugar do que aplicar uma cura.



10) Você também gosta de trabalhar levando em conta a numerologia da casa e o horóscopo chinês de seus moradores?



Sim, gosto muito e são assuntos que eu estudo e me ajudam muito nas consultorias.



11) Em sua casa, qual seu cantinho predileto? O que há nele de Feng Shui?



Atualmente gosto muito do meu canto da sabedoria, que é onde eu trabalho. Tem a cor lilás para a espiritualidade e sabedoria, uma luminária na mesa para o sucesso, meus livros com assuntos de decoração e Feng Shui, um espelho como cura para refletir a entrada e o meu altar.




12) Quais outros cantinhos de sua casa você pode nos mostrar e nos explicar o que fez para aplicar os princípios do Feng Shui?



O quadro amarelo fica no corredor do centro da casa onde é recomendado usar formas quadradas e a cor amarela para ativar a energia do elemento terra e da saúde.



O espelho retangular fica no hall de entrada para ampliar o ambiente e como cura, pois a entrada é estreita. Adoro lilás que está aí para ativar o canto da sabedoria e espiritualidade.



A parede laranja fica numa parte da minha sala de estar para ativar a convivência harmoniosa e o alto astral desse ambiente. E o espelho redondo com flores (em pares, são 8 flores) fica no canto dos relacionamentos da sala.



A moeda chinesa ativa o canto da prosperidade.





Cris! Que alegria ter nossa entrevista publicada no dona perfeitinha! Há tempos não escrevo sobre Feng Shui por aqui, mas você é uma inspiração e tenho aprendido muita coisa que levo pra forma que decoro minha casinha com você no seu bloguito. Obrigada por dividir conosco um pouco do seu conhecimento que tanto ajuda muita gente por aí.

You May Also Like

4 comentários

  1. Gostei muito. Eu sou muito curiosa, e adoro aprender coisas novas.
    EU já mudei algumas coisas em um apt que eu morava. Não me lembro exatamente pq, mas não era bom espelho na frente da cama e o numero do apt tive q por uma letra na frente rs...
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei da entrevista. aprendi muito!
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  3. Talita
    Fiquei tão feliz com seu comentário. Ganhei o dia e a semana

    Que pena que não pode votar duas vezes no coisadamaura.
    Por favor votem para esta minha amiguinha.
    Eu não posso porque votei na Fernanda.
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  4. Oi Talita, muito grata pelo carinho e pela oportunidade de estar aqui no seu canto ;-)
    Amigas e leitoras do Dona Perfeitinha, espero que gostem das dicas de Feng Shui!

    Beijos a todas!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.