Óleo usado - o que você faz com o seu?

28.9.09 Talita Cavalcante 8 Comentários

A poluição provocada por óleo de cozinha descartado no ralo da pia é enorme. Cada litro de óleo pode contaminar até 20.000 litros de água potável.






Acho terrível pensar que alguém joga óleo usado na pia. A água contaminada nunca mais poderá ser usada.  Dizem que o processo de limpeza é caro demais e, portanto, inviável.

Mas bem sei que na cidade grande é difícil conhecer alguém que faça sabão com óleo usado. Por aqui, no interior, sempre sabemos quem quer ficar com nosso óleo usado para fazer sabão e juntamos para doar para essas pessoas. Praticamente todos reciclam.




Mas fiquei sabendo de ONGs em São Paulo e no Rio de Janeiro que fazem o recolhimento de óleo usado.

Em São Paulo:

ONG Trevo: esta ONG tem postos de coleta do óleo de cozinha (veja os endereços aqui) e ainda oferece o serviço de recolhimento em seu condomínio, empresa, restaurante, etc, bastando que os moradores adquiram um recipiente para armazenar o óleo de todos os moradores (por 30 reais). A ONG se encarrega de retirar o material. Essa ONG faz o tratamento do óleo e o encaminha para fábricas de biocombustível.




Na grande São Paulo e no litoral paulista:

ONG Triângulo: esta ONG dispõe de 170 postos de recolhimento do óleo usado (veja os endereços em sua cidade aqui). Essa ONG destina o óleo arrecadado para a fabricação de sabão.

No Rio de Janeiro:

ONG SOS Vegetal: não encontrei site, mas segundo a revista Veja, existem na cidade diversos pontos de coleta de óleo usado.

Cidades do Paraná e de Santa Catarina:

Podem entrar em contato com a empresa Ambiental através do e-mail: contato@ambientalsantos.com.br para se informarem sobre o recolhimento do óleo usado.


8 comentários :

  1. Oi Talita!
    Tudo bem? Eu dificilmente faço fritura, prefiro sempre levar a comida ao forno, mas quando faço, costumo jogar o óleo no vaso sanitário. Por aqui não conheço ninguém que faça esse tipo e reciclagm. Quando eu morava em casa, abria um buraco na terra e jogava, mas agora que moro em apt não tem jeito...
    Beijnho

    ResponderExcluir
  2. Pois é, que bom que você postou isso, pois aparece na lista de um deles um ponto de coleta perto de casa, mas ainda não vi o lugar que recebe por lá, vou xeretar no supermercado.

    Sempre desprezo dentro de garrafas velhas de água ou refrigerante e coloco no lixo normal.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, antes de mais nada, quero te alertar que no seu texto, ao invés de biocombustível saiu escrito BOIcombustível...ahahaha...

    Olha, eu quase não faço frituras, tb uso muito o forno, ou a panela antiaderente, mas quando faço, eu tb coloco em garrafas pet de refri e segue pro lixo normal.

    Eu sou nutricionista e trabalhei gerenciando restaurantes e lidei com uma empresa de coleta de óleo, que eu não me lembro mais o nome...e pra eles passarem pra recolher uma quantidade enorme de óleo já demorava, imagina se eles viriam em casa recolher 1 litro a cada 3 meses (q deve ser o que eu produzo)...
    Acho meio complicado ainda esse recolhimento em casas, pelo menos, aqui onde eu moro (estado do Rio) isso não acontece.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Antes de me mudar aqui pro Mato Grosso do Sul, eu juntava todo o óleo pra minha mãe. Ela faz um sabão com álcool combustível que fica muito bom. Mas agora, eu junto num vidro, tampo bem (protegendo antes com um plástico embaixo da tampa) e ponho no lixo. A cidade é pequena demais, não tem nem coleta seletiva.
    Tento fazer minha parte
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Moro em BH e, mesmo sendo uma cidade grande, sempre tem pessoas que recolhem para fazer sabão. Basta correr atrás, em qualquer cidade, que aqueles que não querem poluir as águas conseguem descartar corretamente este veneno prá natureza!

    ResponderExcluir
  6. Aqui em João Pessoa o Pão de Açúcar aceita como lixo reciclado [levado em garrafas PET]. E o Instituto Federal [antigo CEFET] daqui também transforma óleo em sabão. Se alguém daqui vir isso, fica a dica!

    ResponderExcluir
  7. Gente!

    Informações ótimas. Obrigada por contribuírem.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  8. Não tenho coragem de jogar meu óleo no lixo ou na pia. Junto tudo em potinhos e agora só falta entregar em algum desses pontos que recolhem óleo usado pra fazer sabão.

    Beijocas

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.