Para 'curar' o umbigo do neném...

Nos primeiros dias de vida do nosso bebê temos, além de vários outros cuidados, esse de 'curar' o umbigo. O pedacinho do cordão umbilical que fica depois do nascimento por algum tempo preso ao umbigo do bebê terá que cair. E para isso e para evitar infecções (Isso é sério, gente! Antigamente, passava-se até pó de café e isso acarretava sérias infecções), deve-se usar no local, várias vezes ao dia, álcool a 70% - que é o que tem maior potencialidade de desinfetar.

Dica: Se não for possível achar a solução de álcool a 70%, recomenda-se hidratar o de 100% com 30% de água. (Consulte o pediatra do seu filho.)

Para 'curar' o umbigo, bastam os seguintes materiais:
- álcool a 70%;
- gazes;
- cotonetes hastes flexíveis.


Primeiro limpamos toda a região do umbigo com as hastes flexíveis embebidas no álcool. Tem gente que tem gastura com o cordão umbilical e acabam não conseguindo fazer uma limpeza apropriada. Se você tiver gastura, peça pra sua mãe, marido ou outra pessoa pra ajudar. Mas fazendo com cuidado, é tranquilo.

Todo pediatra deve ser questionado a respeito já na primeira consulta. Ele é a pessoa mais apropriada para orientar esse cuidado. O que faço aqui é passar minha experiência: puxa-se um pouquinho do umbigo e passamos a ver a parte interna ainda clara e vascularizada. É ali que deve se concentrar o maior dos cuidados, passando o álcool nesse ponto (interno), sempre tomando cuidado para o álcool não queimar a pele do seu bebê.

Depois de feita a limpeza, enrola-se o cordão umbilical em gazes embebidas no álcool. Fazemos isso várias vezes ao dia, para acelerarmos o processo de 'cura'.

Há bebês que perdem o cordão com 5, 7 dias! E outros que demoram mais pra perder. Com a minha filha, foram 17 dias curando o umbigo. E por alguns dias além ainda passei o cotonete com o álcool, esperando a cicatrização.

E com seu bebê, como foi?



Postar um comentário

11 Comentários

  1. Com a Laura foi tranquilo... caiu com 6 dias e eu só passava álcool e não enrolava depois. Ela ficou com o umbiguinho lindo...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho horror a umbigo de recém nascido e a barriga de grávida. Acho duas coisas assustadoras hahah!

    Consegui higienizar só com álcool, exatamente como foi explicado no post. Não enrolei, secou rapidinho, evitei que ficasse abafado com a fralda descartável, deu tudo certo. Ficaram bonitinhos, tanto o do Guga quanto o da Helena.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Bem, curei o umbiguinho do meu filhote só com álcool 70% e cotonete, caiu em menos de uma semana bem sequinho, e hoje ele tem o umbigo lindo, bastou passar o álcool pra desinfetar, nem precisava puxar um pouquinho, é sempre bom ficar de olho se em volta do umbigo a pele está avermelhada, isso indica inflamação e pode não estar sendo feita uma boa higienização. caso acontece é melhor procurar um médico. Também não usava nada pra tampar, sem abafar ele seca rápido, e tinha cuidado com a fralda descartável pra não ficar em cima. Sem complicações!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. oi pessoal! minha filha joanna está c 12 dias e o umbigo caiu c 10 dias. curei apenas c álcool absoluto a cada troca de fralda. foi tranquilo. não usei gaze, apenas cotonete embebido no álcool. boa sorte a todas!leide

    ResponderExcluir
  5. com o meu foi tranquilo caiu com 7 dias mas agora ele ta crescendo e enchendo de ar!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo...
    Não é bom deixar o bb chorar até que caia o umbigo,para evitar érnie!

    ResponderExcluir
  7. No meu primeiro filho comecei a curar o umbigo com alcool 70% e nada do umbigo cair.Com 10dias o umbigo começou a melar e eu figuei desesperada.Fui buscar las nas minhas raizes e comecei a passar o azeite de mamona puro e com 2 dias o umbigo caiu.Quando minha outra filha nasceu eu comecei a usar o azeite no primeiro dia e com 7 dias o umbigo caiu.Resumindo ainda confio nas dicas de meus avos.

    ResponderExcluir
  8. Es tou com muito medo essa e minha primeira gestacao, tenho uma certa impresao que o alcool 70% vai doer?!

    ResponderExcluir
  9. meu anjinho esta com 25 dias e nada do umbiguinho descolar ou cair me ajudem por favor e minha primeira filha nao sei o que fazer .....obrigada.

    ResponderExcluir
  10. @Anônimo
    Oi... você deve procurar o pediatra para que ele acompanhe, isso é primordial, mas quanto ao tempo mais prolongado, não é tão incomum; pode ser que esteja exagerando na umidificação. Faça a umidificação com o álcool apenas 2 ou 3 vezes ao dia. O umbiguinho precisa estar sequinho na maior parte do dia. Ele vai secar e cair, mas acompanhe com seu pediatra.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Tive cinco filhos e todos caíram o umbigo entre 5 e 7 dias.Curei o umbigo com :Lavava normal e depois desinfetava com álcool.Em seguida usava fumo misturado ao azeite de mamona.O azeite não deixa ressecar .Todo ferimento que resseca doi. muito.Os netos que nasceram perto não tiveram problemas.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz. Temos o poder de escolha sobre as palavras que proferimos. Escolha ser gentil! Respondo mais rapidamente no canal do YouTube.com/donaperfeitinha, porém, aos poucos, vou respondendo aqui. Veja se a informação que precisa já não está na postagem. Espero o melhor pra você! Meu objetivo aqui é te inspirar e me inspirar junto à troca que tivermos!