Feng Shui na cozinha

by - 15.10.09

Há muito tempo que não falo de Feng Shui por aqui. Mas como é um tema que adoro e sobre o qual não tenho pudor nenhum em escrever, mesmo sendo eu apenas uma leitora compulsiva do assunto, quero mostrar a cozinha segundo o que defende o Feng Shui.




A cozinha em qualquer que seja a civilização tem um valor especial na casa. Tradicionalmente, é ali que todos se reunem para as refeições e para que isso aconteça, muita energia vital circula, é armazenada e preparada. O alimento nos dá energia e ele pertence à cozinha. Quem o prepara deve estar em equilíbrio assim como o ambiente. E por alguma 'razão' eu acredito bastante nisso. Se cozinhamos com algum sentimento ruim, pode-se provocar até lágrimas à mesa.

Bem, narrei isso poque quero dizer que considero a cozinha um lugar importantíssimo da casa. Para saber exatamente a melhor posição para ela, uma consultoria de Feng Shui é imprescindível. Recomendo a  consultora Cris Ventura.

Fora posições e curas apropriadas para barrar energias ruins, posso dar algumas dicas para que as cozinhas fiquem mais equilibradas, mais energizadas.

A cozinha representa a riqueza de quem mora na residência. E o item principal é o fogão, pois ele representa a prosperidade financeira e a saúde dos moradores porque está associado ao elemento fogo, Yang. representado pela cor vermelha e caracterizado como dinamismo e vitalidade. E por isso considero a cozinha e o fogão itens preocupantes para uma casa. Preocupantes no sentido que demandam mais cuidados, como:


- A cozinha deve estar sempre limpa e assim também o fogão porque lixo acumulado é energia ruim. e é anti-próspero. Por isso não é legal posicionar lixeira ao lado do fogão, pois pode passar a energia para o alimento. Aqui em casa já tentei modificar isso, mas minha cozinha é muito pequena e não tenho espaço pra reposicionar minha lixeira. Pelo menos, eu a esvazio sempre.
- O fogão deve ser sempre usado, todas as trempes inclusive. Se estragar o acendimento automático, deve-se procurar consertar imediatamente. Isso tudo porque o que não se usa ou não funciona bem retém energia, faz com que ela deixe de circular, provocanto desequilíbrio no ambiente.
- O fogão não deve ser visto por visitas para evitar olho gordo sobre a riqueza - então se estiver de frente pra porta, feche-a.
- Parede da cozinha que dá para banheiro não é legal (principalmente quando é o fogão alinhado com a privada mesmo que no andar de baixo porque a privada suga as boas energias e a prosperidade - e por isso deve estar sempre tampadas independente da posição). Se isso acontecer, procure por cristais posicionando-os de forma a curar esse mal.


Algumas dicas interessantes:

- Colocar um espelho atrás do fogão de forma que reflita as trempes e as duplique, é uma forma de tentar duplicar a renda dos moradores.

- Flores e frutas frescas na cozinha atraem mais prosperidade. Principalmente as amarelas.

- Deixar os alimentos em potes transparentes à vista é uma forma de sugerir e atrair fartura sempre.

- O fogão em ilha, no meio da cozinha, é o mais indicado, já que não vai brigar com o elemento água da pia, nem encostar em encanamentos de esgoto, por exemplo, e vai estar posicionado no ponto central, da saúde, da cozinha e proporcionará a enegia vital necessária para os moradores. (Um dia ainda terei uma cozinha com fogão em ilha, ah, terei!).


Notinha: Apesar disso tudo ser muito irracional por vezes, levo um lema muito a sério: tudo que fazemos com amor, trás boas energias, portanto, vou pra cozinha sentindo-me bem e adorando as criações pro dia. E ainda tenho a sorte do meu marido gostar e muito da tarefa de cozinhar, assim tudo que fazemos juntos e com alegria fica com uma energia ótima.


You May Also Like

6 comentários

  1. Oi Talita..
    Adorei seu post sobre feng shui.
    Eu até tento armonizar minha casa e tenho uma coleção
    vasta de revistas sobre o assunto,mais é tão difícil.
    Seu blog como sempre está de parabéns..
    Bjo gde

    ResponderExcluir
  2. Me senti culpada agora!
    Qdo eu cozinho a maioria das vezes é com má vontade rs...
    não sei cozinhar então faço sem prazer, sabe?
    Mas agora vou começar a fazer c mais carinho!!! rs...
    bjokas

    ResponderExcluir
  3. Adorei as diacas!!

    Realmente o ambiente da cozinha tem q ser muito agradável pois é onde fazemos nosso alimento.
    Na minha familia a cozinha sempre foi o local onde todos se reuniam e até hj é assim adoramos uma cozinha!! rs,,,

    Tmb quero um fogão em ilha!!!!! rs...

    BJO

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post! Adoro cozinhar e achei tudo muito interessante. Vou rever o que tenho feito para consertar alguma quebra de energia.

    Vou repassar este post para as minhas "meninas"
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Sou uma das meninas da Fernanda Reali, amei sseu post, adoro Feng Shuei, ja o pratico há algum tempo, dentro das possibilidades possíveis, um beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi, gente,

    É mesmo muito legal aplicar o feng shui na casa da gente.

    Dea,
    faça mesmo com mais carinho seus alimentos. Sr procurar, vai achar com que se divertir.

    Oi, Fernanda,
    Adorei seu comentário e fiquei curiosa sobre suas 'meninas' até que a Maite veio deixar um recadinho. Obrigada, tá, gente?

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.