Jiló Frito - quem aí gosta de jiló?

13.10.09 Talita Cavalcante 11 Comentários

Eu nunca tinha feito, mas sempre que vou com meu marido e amigos a algum barzinho, como o barzinho do Daniel, o Mistura Fina, em Ponte Nova (recomendo muito!), pedimos uma porção de jiló frito. É o melhor tira gosto pra acompanhar uma cervejinha. Tem melhor não, gente...

E pra fazer em casa, descobri que é muito fácil. Outra fritura pra coleção de receitas do dona perfeitinha (adoro! mesmo não podendo no momento)...

Vamos lá?

1) É só fatiar o jiló (prefiro sem casca),
2) Passar no ovo batido,
3) Passar no fubá,
4) E depois de empanado, fritar em óleo quente.




Olhem só ele aí... prontinho pra servir acompanhado da cerveja geladinha (se mais moreninho ou mais branquinho, vai depender da preferência, mas o que vale é estar crocante):





Fácil, não?




11 comentários :

  1. Ecaaaa..rs
    Gosto é algo BEM pessoal, mas que eu odeio jiló isso eu odeio. rs
    bj

    ResponderExcluir
  2. me responde 2 perguntas por favor: você gosta do jiló normal?
    E você cortou no mandolim ou na faca?
    Sabe porque odeio jiló, mas me disserem que fritinho assim não parece jiló...bjinhus!!!

    ResponderExcluir
  3. Jiló realmente é um assunto polêmico (rs)...

    Deixa eu dizer: eu não gosto de jiló. Só gosto dele frito e tem que ser sem casca pra não amargar.

    Rose,
    Corto com faca ou com o cortador, tanto faz. Quanto mais fino, mais crocante.
    E sabe de uma coisa? Eu odeio jiló! Só como assim frito e assim eu adoro! É estranho, mas o que te disseram é verdade... deixa de parecer com jiló. É um aperitivo frito e saboroso.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  4. Menina! Você me fez lembrar do jiló com fígado acebolado lá do Mercado Central de BH. É o melhor tira-a-gosto do mundo! E eu também não gosto jiló. Eu também aprendi que jiló era horrível, sinônimo de comida ruim. E este jiló que você mostrou deve ser muito bom também. Vou experiemntar fazer.
    Bjoos,

    ResponderExcluir
  5. Talita, eu amo jilo, refogado, frito, cozido na carne, mas das vezes que comi frito nunca foi empanado, só ele fatiadinho com casca mesmo, vou experimentar assim, deve ficar muito bom mesmo!!!

    ResponderExcluir
  6. Talita
    meu marido gosta de gilo so se for frito. Vou pegar sua receita para fazer . beijuuus

    ResponderExcluir
  7. Putz!...Meu problema não é gostar do jiló! É achar desse jiló compridinho com a casca fininha que tem aí em Minas. Aqui em SC só tem do redondinho com casca grossa. Comível, mas ainda prefiro o nosso. Como é difícil achar comidinhas mineiras aqui nessa terra. Quiabo, chega a $10,00 o quilo! Jabuticaba??? R$ 20,00 por uma bandejinha com umas 15 e das mixuruquinhas! Biscoito de polvilho ESCALDADO??? Nem sabem o que é isso? Por essas e por outras que eu e meu marido lindo "tamo cascando fora" no ano que vem. De volta pras origens, de volta pra casa! Sugestão: experimente o jiló fatiado, com casca mesmo num grill... menina, eu que odiava jiló, como feito uma doida! Fazemos junto com churrasco.Fica igualzinho berinjela, uma delícia!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Evelise,
    Obrigada pela dica. Vou experimentar, sim! Se tem gosto de berinjela, vou amar!

    Um beijo,
    Talita.

    ResponderExcluir
  9. Fiz e adorei! Parece berinjela, muito bom!

    ResponderExcluir
  10. @Rose Olha, eu costumo deixar o jiló fatiado dentro de uma peneira e passo bastante sal e deixo descansar por uns 15 minutinhos, depois lavo bem e deixo escorrendo por mais uns 15 minutos (ou pode secar o excesso de água com um pano limpo também). Isso ajuda a tirar o amargo.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.