Entre mim e você X Entre eu e você

by - 13.11.09

O correto é entre mim e você... É tão ruim ouvir um 'entre eu e você'... Mas quem é que não confunde a gramática, né? Estou sempre com uma dúvida pairando no ar...


O por quê: A razão para que não se possa dizer 'entre você e eu' ou 'entre eu e você' é que pronomes pessoais retos da primeira e segunda pessoa como ´eu´ e ´você/tu´ não aceitam preposição antes. Como ´entre´ é uma preposição, só pode ser usada antes de pronomes oblíquos como ´mim´ e ´ti´.

Então... ´entre você e eu´ é uma expressão que não acompanha a regra gramatical.
Exemplos de expressões corretas: ´entre mim e você´; ´entre ti e mim´; ´entre mim e ti´.

Eu fico nessa de postar expressões corretas e palavrinhas que confundem porque adoro o assunto e sou mesmo uma disciplinada pra falar e escrever certinho. A dona perfeitinha é certinha sim! Adoro aprender coisas que façam diferença na minha vida. E por mais que seja impossível não errar na escrita e principalmente na fala (valha-me o sotaque mineiro!), sou daquelas que adora ouvir uma crítica pro meu bem. Por exemplo... tem amigas leitoras desse humilde bloguito que me escrevem dizendo... olha... tem uma tal palavra errada lá no meio desse seu texto. Eu gosto disso, afinal, quanto mais corretos ficarem os textos por aqui, mais credibilidade pra continuar com essa metida seção 'Palavrinhas'.


You May Also Like

5 comentários

  1. Não acredito que tem gente que faça isso?

    Bom dia.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  2. Como o assunto é entre mim e você... rs
    É muito bom ver suas dicas!!

    Bom final de semana! beijos

    ResponderExcluir
  3. salve os que ainda escrevem correto !!!!!!!!!!
    o obrigada por sanar duvidas...

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Primeiramente quero dizer que adorei seu site.
    No referido post sobre:
    Entre mim e você X Entre eu e você

    Em minha aulas de português aprendi que o correto é: Entre ti e mim (que não é muito usado pela pronúncia ficar estranha) e Entre você e eu( mais utilizada). Por uma questão de educação sempre colocamos a outra pessoa em primeiro lugar.

    Português é muito difícil!!

    Bjs

    Daniela

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dani,
    Português muitas vezes é mais bom senso que regrinhas, mas nesse caso a etiqueta que a professora intencionou passar é equivocada.

    Entre ti e mim está corretíssimo. Eu não expliquei na postagem, o que farei, mas a razão para que não se possa dizer entre você e eu ou entre eu e você é que pronomes pessoais retos da primeira e segunda pessoa como ´eu´ e ´você/tu´ não aceitam preposição antes. Como ´entre´ é uma preposição, só pode ser usada antes de pronomes oblíquos como ´mim´ e de ´ti´.

    Então... ´entre você e eu´ é errado, mas ´entre mim e ti´ ou ´entre ti e mim´ ou ´entre mim e você´ são as formas corretas.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.