Todas as Seções do blog bem aqui:

Tá procurando o quê?

Feijão




Talvez eu venha a criar polêmica, mas não é minha intenção. Quero só falar de feijão. Na casa dos meus pais, como na maioria das casas brasileiras, só entrava feijão carioca. Por uma questão de produção e mercado, o carioca é sim o feijão mais consumido no país - em maior número e por isso também o mais barato. Por isso falar mal dele pode ser perigoso. Mas por mais que o carioquinha seja o mais querido, não consigo entender sua defesa pela apresentação e sabor, já que depois que conheci o feijão vermelho, tudo mudou pra mim em relação ao feijão. O vermelho tem uma apresentação bonita, uma coloração saudável, o que não se pode dizer sobre o feijão carioca (será que tem alguém que o acha bonito?). E o sabor... bem, pra mim não tem comparação, o vermelho ganha principalmente nisso. Não gosto muito do caldo pastoso que o carioquinha proporciona, prefiro o caldo mais fino do vermelho. Sei que é ousado colocar essa minha opinião por escrito, mas isso é mais um desabafo pra dizer que nós que gostamos de feijão vermelho, temos que comer em casa, porque nenhum restaurante, mesmo os mais requintados só servem feijão carioca! Por que? Por que? Por que?

Quando viajamos, minha filha fica sem comer feijão porque é só mostrar pra ela o feijão do restaurante que ela diz que não quer aquele não. Quer 'outro' feijão. E fica difícil explicar que do 'outro' não tem. Ei, 'Graciliano', pelo menos você podia servir do vermelhinho...


E você? Tem um feijão preferido? E se for o carioquinha, por favor me explica o que nele é tão querido


Gente! Estou tentando responder todas as perguntinhas ainda pendentes, tá? Minha caixa de e-mail tá lotada, mas aos pouquinhos vou respondendo e-mails e comentaários. Obrigada mesmo pelo carinho de todos e por gostarem da minha opinião - não estou falando da do feijão, mas por gostarem de me ouvir. Saibam que adoro cada palavrinha que me deixam por aqui.



14 comentários:

Kátia 24 de novembro de 2009 11:15  

Olá!!!
Gosto muitod e feijão, ams por hábito só uso o carioca mesmo!!! A dica que deixo é apra não deixar o feijão de molho, NUNCA. Qualquer que seja a cor ou credo do feijaõ!!rsrsrsrsrs. Eu explico o porque. Quando deixamos o feijão de molho apra depois cozinharmso ele solta uma enzima que é prejudicial ao sistema gástrico. Recebi esta orientação dos médicos que cuidam do marido.

Bjokas.
Kátia
tudodbomptocom.blogspot.com

Dri Viaro 24 de novembro de 2009 11:49  

Eu só uso o carioca, se o carioca for aquele do lado esquerdo kkk (desculpe minha topeirice), este vermelho nunca fiz, e acho que nunca comi tb. Adoro feijão bem temperadinho, com o caldo bem grosso hummm, em casa não falta.
bjsss

Pelos caminhos da vida. 24 de novembro de 2009 12:44  

Eu não gosto de feijão(sei que deveria fazer parte da minha alimentação),mas não sei porque, não desce, agora o arroz não fico sem.

beijooo.

Débora Moreira,  24 de novembro de 2009 13:26  

Amo feijão vermelho tmb amiga!! Na casa dos meu pais só se faz dele... acho que fui acostumada com ele, por isso acho o carioquinha insuportável!!! Mas gosto é gosto e não se discute, né? beijos e saudades!

PAULA 24 de novembro de 2009 14:26  

Engraçado, sempre comi do feijão vermelho ou preto. Aqui no Rio é bem comum encontrar tanto o preto como o vermelho nos restaurantes.

Bianca 24 de novembro de 2009 14:38  

Eu só faço o carioca (por gosto mesmo), mas faço ele com o caldo ralinho (apesar de preferir mais grosso) porque minha filha ama ele mais aguadinho.
Beijos

Anônimo,  24 de novembro de 2009 15:08  

Oi Tatá.. acho q a graça do feijão carioca é no tempero que a gente coloca, e ele estar recém cozido, novo... pq, sinceramente, por mais que eu goste do carioca, se o tempero estiver meia boca, não desce mesmo... Já comi outros tipos de feijão, inclusive um bem pequeno, não sei falar o nome certo (acho q é feijão andu, que geralmente se faz farofa) além do feijão preto, claro, q gosto bastante...
Vou experimentar esse vermelho... parece ser mto gostoso tb... mil beijos
Anastácia

Me interessei

Mônica 24 de novembro de 2009 15:44  

Eu quase não como feijão; Herdei do meu tio Fernando o não gostar. Ele nem come feijoada. Eu ainda como, mas não gosto DEMAIS.
Hicha! Eu estou muito por fora, acho que não conheceço feijão vermelho ,mas como sou lerdinha, vou perguntar pra mamae quando chegar.
Ela sempre conta que na epoca da revolução de 64, e morava no Rio de Janeiro, o povo fazia fila para comprar feijão preto, porque o carioca só come com feijão preto. Ela ia sem fila comprar o carioquinha.
Com carinho Monica
Voce viu que mostrei o presente que ganhei de voê?

Lúcia 24 de novembro de 2009 17:54  

Preto!! Sò como do preto! já comi o vermelho, não é ruim, com certeza o carioca é o piorzinho, rsrsrsr

Bjins

dona perfeitinha 24 de novembro de 2009 19:19  

Kátia,
Obrigada pela dica. Também nunca deixo de molho. Vai direto pra panela de pressão.

Dri,
É aquele mesmo o carioquinha... rs!

Caminhos da vida (hoje esqueci seu nome),
Eu também amo um arroz! Na maioria das vezes dispenso o feijão, mas tem horas que fico desejando um feijãozinho, ou seja, tem que ter sempre no almoço pra indecisa aqui não ficar insatisfeita (rs).

Débora,
Acho que o carioquinha não tem aquela aparência apetitosa, né? E olha que lá em casa cresci comendo dele e é por isso que gosto é gosto e à medida que vamos conhecendo coisas novas, vamos mudando e ficando mais exigentes...

Oi, Paula,

Beom saber que aí no Rio é mais comum o vermelho ou o preto e que se acha nos restaurantes! O nome carioquinha não tem nada a ver então... É mais consumido em Goiás e em Minas pelo visto.

Bianca,
A preferência daqui de casa está de acordo com sua filha... a gente se acostuma, né? Por um filho então...

Oi, Naná,

Feijão vermelho é uma delícia! Nem acredito que nunca esperimentou!

Oi, Moniquinha,
Eu estou indo lá agora ver. Eu te mandei um e-mail agradecendo o seu presente, mas não sei se recebeu. Quer dizer então que não gosta de feijão? Eu adoro assim como adoro feijoada.

Oi, Lúcia,
O preto compramos de vez em quando pra fazer feijoada, mas ainda assim usamos mais o vermelho.

Beijos,
Adorei os comentários,
Talita.

Dea アンドレア 24 de novembro de 2009 22:38  

Eu não sou muito fã de feijão, mas aq na minha casa não pode faltar o carioquinha.
Esse vermelho não conheço, mas fiquei curiosa pra experimentar!!
bjinhos

Santinha 24 de novembro de 2009 23:24  

ai Talita agora vc. me pegou. Demorei anos para aprender a fazer o feijãozinho nosso de cada dia.
E para falar a verdade eu gosto dos dois, mas prefiro mais grosso e se possível incrementado com pedacinhos de linguiça ou bacon. Geralmente uso o carioca...aprendi a gostar tb do feijão preto no dia a dia quando morava no RIO...
Se descobrir pq. o carioca é mais popular e mais consumido venho aqui te contar.
bjus e linda semana

Sillmelo Akita 27 de março de 2011 22:42  

Queria saber se tem muita diferença entre feijão vermelho e o Azuki, fui comprar na zona cerealista daqui de Sp e e moça me vendeu o Azuki, sendo que eu epdi o vermelho.
Será que comos os japoneses usam esse feijão para fazer doce, ele tbm é doce? Ai ai....
Obrigada.

Anônimo,  12 de maio de 2012 02:52  

Eu só gosto do carioca, não como nem o preto, nem o vermelho. E gosto do caldo mais grossinho, tanto é que meus pais fazem o feijão na véspera pra mim, porque feijão do dia tem caldo ralo e eu não gosto. E acho linda a cor dele.

Minha política é a alegria e seu comentário é sempre bem vindo. Trocar informações, experiências e sorrisos é nosso grande objetivo.

Respondo os comentários na própria postagem, mas poderá também receber por e-mail, caso comente com seu cadastro (conta de e-mail do google ou OpenID). Porém, pode ser que leve alguns dias, já que o volume de e-mails e comentários do blog é grande. Agradeço o carinho.

OBS.: O e-mail que uso para responder seus comentários não recebe respostas, portanto, se quiser me escrever novamente use os comentários ou replique a resposta para o e-mail donaperfeitinha@donaperfeitinha.com

Instagram
Twitter

Receba os posts

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!