Caros, mas deliciosos: Molho e azeite com trufas

14.12.09 Talita Cavalcante 2 Comentários

Se me perguntarem com o que eu e meu marido mais gastamos, vou responder que é com ingredientes pra cozinhar quando estamos na nossa casinha e com restaurantes quando viajamos.

E dessa vez, em nossa visita à BH, encontramos um amigo que poderia ser um chef de cucina se não tivesse a bela profissão que tem. E ele bondosamente nos apresentou a dois novos queridinhos da nossa despensa trancada a sete chaves. Um creme 4 queijos com trufas e um azeite aromatizado com as mesmas raridades.

Eu já falei em outra postagem o quanto era louca pra descobrir o sabor das trufas. Com esses produtinhos eu até que pude imaginar seu sabor, tentar identificá-lo em meio aos demais ingredientes (no caso do molho 4 queijos), mas não posso dizer que consegui. O cheiro do azeite não me agradou muito. Me fez pensar que sua aromatização é artificial, pois me lembrou o cheiro do gás de cozinha. O sabor é idêntico ao cheiro e só o tempo pra descobrir se isso é bom ou ruim (porque na cozinha as coisas são assim - aprendemos a amar ou odiar certo sabor através das combinações que fazemos). Uma leitora, naquela postagem, me deu a dica de comprar trufas e colocá-las dentro do vidro do azeite, pois mesmo ficando um pouquinho caro, valia muito a pena. Eu ainda não tive oportunidade de encontrar as trufas (talvez um dia quando visitar o Mercadão em São Paulo e tiver a coragem de desenbolsar o valor gerado na balança...) e talvez por isso ainda não tenha caído em tentação... mas adorei a dica. O azeite me deixou encucada... vocês que já experimentaram a trufa, seja ela negra ou branca, me digam..... seu cheiro e gosto lembram mesmo o gás de cozinha? Só sei que foi uma loucura o dia que meu marido abriu o vidro pra fazermos um molho pra uma massa porque eu desesperei dizendo "tá vazando gás... tá vazando gás" ... rs.


Em compensação... o creme 4 queijos com trufas é maravilhoso. Tem um sabor que ainda vou tentar explicá-lo. Tem pedacinhos de trufa e torna qualquer massa sensacional...







Ah! Não me perguntem os preços, porque meu marido não me contou. E como caro é relativo, prefiro não falar dos cifrões quando o assunto é sabor...


2 comentários :

  1. Oi, Talita. Acompanho do teu blog tem alguns meses mas nunca deixei um comentario.
    Eu moro na Italia, me chamo Talita (também sem H ou Y) e meu namorado è italiano de Gubbio q è uma cidadezinha linda perto de Perugio no centro da Italia. Ali è zona de trufas e no casamento do irmao q foi em julho, fizeram uma sopa de queijos com trufas cortatas muito finas em cima q tava muuuuuuuuuito bom. La também tem queijos com trufas, e pates, etc etc. O pate eu nao curti nada, é q essa coisas industrializada nao tem nada a ver com o sabor de verdade. Mas o queijo e aquela sopa sao divinos!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Talita. Tudo bem?
    Adorei seu blog.
    Olha só, eu comprei o mesmo azeite (inclusive no mesmo supermercado) que você mostrou em seu post e simplesmente adorei.
    Lí muitas coisas sobre o assunto e ví que as opiniões sobre o aroma do azeite de trufas (ou o do trufado, no nosso caso) são muito diversificadas. Tem gente que ama, e tem gente que odeia.
    O importante, no meu caso, é que consegui fazer bons pratos utilizando ele. Depois da uma olhadinha no meu blog (http://cristianofranca.wordpress.com/). Tem um risoto de camarão feito com esse azeite que ficou espetacular.
    O verdadeiro azeite de trufas, idêntico ao que você mostrou no post específico sobre a especiaria, tem o valor de +- R$120,00, e o trufado (que usamos), tem o valor aproximado de R$20,00. Ambos tem o aroma muito próximo. Experimentei uma pizza, recentemente, com o verdadeiro azeute de trufas. Não são muito distantes um do outro.
    Abraço.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.