Prêmio Nobel

15.12.09 Talita Cavalcante 1 Comentários

Aproveitando que no último dia 10 ocorreu a cerimônia de entrega do prêmio Nobel da paz, esse ano entregue ao presidente dos EUA, Barack Obama, venho falar dos prêmios Nobel.



Barack Obama recebendo o prêmio Nobel da Paz, 
em Oslo, capital da Noruega.

Acho interessantíssima a origem e a motivação do prêmio. Alfred Nobel foi quem inventou a dinamite, responsável por muitas mortes desde que surgiu. E era chateado com o fato de uma invenção sua ser tão usada  em ações militares e causar tantas mortes. E em seu testamento (redigido em 1895), deixou toda sua fortuna, mais de 32 milhões de coroas (moeda oficial da Suécia até nos dias de hoje, já que o país não aderiu ao euro), para a criação de uma instituição que premiasse em dinheiro pessoas que fizessem algo relevante para o bem da Humanidade. E com sua morte, foi criada a Fundação Nobel que desde 1901 destina os rendimentos do legado de Alfred a cinco prêmios das seguintes áreas: Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz.

Relevante saber...

Todo ano o prêmio é entregue no dia 10 de dezembro e a soma do prêmio (além da medalha de ouro e certificado) varia de acordo com o rendimento da fortuna de Alfred Nobel administrada pela Fundação. E esse ano o valor do prêmio individual foi de 1 milhão de euros (O Barack tá bem, né não?).

Quem decide quem será premiado (e não há regras para sua nacionalidade) são instuições distintas que nada tem a ver com a Fundação Nobel. São instituições respeitadas na Suécia das áreas da premiação, com exceção do Nobel da Paz decidido pelo parlamento Norueguês.

Há um boato que Alfred não criou o prêmio de matemática porque sua suposta amante ou suposta mulher a quem propôs noivodo o teria rejeitado por um matemático, mas é só um boato.

Alfred Nobel também não criou o prêmio de economia, mas este existe em sua homenagem, mas nada tem a ver com a Fundação Nobel.



Um comentário :

  1. Eu já conhecia esta história... já que você gosta tanto de prêmio Nobel, vou te indicar um livro muito bacana, que conta algumas "sujeiras" que existe no meio científico. Chama-se " As dez maiores descobertas da Medicina",fala de várias descobertas que levaram ao prêmio Nobel. O mais interessante e que conta as fofocas dos bastidores, e segundo o autor, muita gente que levou o prêmio, não merecia ganhá-lo, pois roubou o trabalho de outra pessoa.Ele conta que na verdade quem descobriu o DNA não foi Watson e Crick, foi uma outra pessoa que chegou no laboratório deles, com os resultados mas não sabia interpretá-los. Não vou contar mais senão vai perder a graça, mas vale a pena ler, é muito interessante e bem polêmico! Beijo grande! Paulinha

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.