Tá procurando o quê?

Qual sapato usar com terno?

Assim como existem certas regrinhas para ternos (para dia, noite, festas mais formais etc), também existem regrinhas para sapatos usados com eles.




E hoje vamos  falar de sapatos usados com ternos para noite.

Os sapatos de couro com cadarços são referência para eventos mais formais que, por exemplo, exijam passeio completo* (mais comum no Brasil) ou traje à rigor (ou black tie). E em todos os dois casos, o sapato deve ter solado de couro. Solados de borracha são para eventos mais informais ou para o dia, principalmente para trabalhar quando se quer mais conforto - apesar de hoje em dia sapatos de solado de couro serem até mais confortaveis em alguns casos em relação ao sapato de solado de borracha - por isso vale a pena investir num bom sapato de solado de couro que é o mais elegante e funciona muito bem também para ser usado durante o dia. A cor do sapato para noite é preto. Arriscar um marrom até poderia, desde que um marrom escuro no mesmo tom do cinto. Mas o preto é, dentro da etiqueta, o mais adequado (e, na minha opinião, o mais bonito em se tratando de sapatos para noite).

Veja dois exemplos de sapatos adequados:
O Plain Toe (liso e sem costura na frente) e o Cap Toe (com a clássica costura que sugere uma divisória entre os dedos e o restante do pé):



*Só para dar uma pincelada sobre ternos para os dois trajes citados acima:

Quando o traje é passeio completo: usa-se terno em tom mais escuro - o tom mais claro e adequado seria o cinza escuro, sendo comuns o azul marinho e o tradicionalíssimo e lindo terno preto, com ou sem 'risca de giz' (listras verticais finais ou grossas, próximas ou espaçadas). Nesse caso, usa-se terno com corte e tecido mais sociais, camisa e gravata nas cores mais adequadas para a combinação. Pode ser camisa lisa, listrada, com colarinho e pulsos brancos, enfim... vale arriscar com bom senso e bom gosto.

Quando o traje é à rigor (ou black tie): usa-se smoking com gravata preta borboleta. Não gosto de variações de cor para faixa e gravata. Pra mim, o mais elegante e correto é o preto.

Portanto... recapitulando:

Características dos sapatos usados com ternos (para passeio completo ou black tie):



- De couro;
- Com solado de couro;
- Com cadarço;
- Preto ou marrom escuro, sendo o preto o mais adequado.


 Pra quem se assustou de encontrar um post como esse, o dona perfeitinha tem as seções 'do meu marido eu cuido' e 'etiqueta' desde que extreiou, há quase - tá chegando o niver do bloguito - um ano atrás... E eu adoro escrever sobre as duas coisas por aqui.



3 comentários:

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez 16 de dezembro de 2009 12:45  

Adorei esse post. Ainda mais eu que adoro comprar sapato. Sao lindos os das fotos.
Uso mto o tipo loafer e oxford.

Joísa,  29 de abril de 2012 10:35  

Tatila, repara que neste post você escreveu "extreiou" com x. Corrige aí, vai...

Bruna,  11 de junho de 2012 21:19  

Olá! Para o trabalho durante o dia, qual é o tipo de sapato mais elegante para se usar com terno? Bico redondo, mais quadrado, de amarrar ou não...

Obrigada!!!

Minha política é a alegria e seu comentário é sempre bem vindo. Trocar informações, experiências e sorrisos é nosso grande objetivo.

Respondo os comentários na própria postagem, mas poderá também receber por e-mail, caso comente com seu cadastro (conta de e-mail do google ou OpenID). Porém, pode ser que leve alguns dias, já que o volume de e-mails e comentários do blog é grande. Agradeço o carinho.

OBS.: O e-mail que uso para responder seus comentários não recebe respostas, portanto, se quiser me escrever novamente use os comentários ou replique a resposta para o e-mail donaperfeitinha@donaperfeitinha.com

Instagram
Twitter

Receba os posts

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!