Já chegaram ao mercado os novos plugues brasileiros do padrão brasileiro de plugues e tomadas

14.1.10 Talita Cavalcante 0 Comentários

Os novos equipamentos já chegaram ao mercado com o novo plugue do padrão brasileiro. O plugue de 3 pinos. O terceiro é o que se conecta ao fio terra, recomendado para instalação em tomadas de três pólos para proteger o usuário de descargas elétricas.




E isso vai gerar problemas por um tempinho ainda. Meu novo notebook já veio com o plugue e por sorte temos um fio de linha em que ele se encaixa. Mas fomos às lojas de venda de adaptadores e nenhuma delas dessa pequena cidade em que moro já tem para vender. Os fabricantes prometeram abastecer o mercado de distribuição, mas por aqui ainda não tem não.

E existirão plugues de 10 A e 20 A (amperes), ou seja, são dois plugues idênticos, mas com os pinos de gramatura diferente, o que faz com que, por exemplo, os plugues de 20A não se encaixem em tomadas de 10A, dificultando um pouco mais pra gente. O negócio é ter adaptadores em casa dos dois tamanhos, né?



Mas aí fico pensando... vamos viver de adaptadores! Pelo menos até ter a casa própria e trocar as tomadas e mesmo assim ainda teremos os aparelhos antigos com os plugues antigos. Não dá pra jogar fora!Tudo bem, mas o que interessa mesmo é conhecer esses plugues e as novas tomadas e também a quantidade que fica pra trás...



A segurança é a razão da troca e além do quesito do terceiro pino para ficar em contato com o fio terra, o novo padrão trás também outras vantagens. Como mãe acho fantástica essa nova tomada, mas mesmo assim, só quando tiver minha casa própria pra valer a pena trocar todas as tomadas.






0 comentários :

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.