Carnes: não podemos lavá-las



Eu tenho nojo de carne crua... não que eu não coma, porque gosto de bons carpaccios e amo quibe crú, mas como sou eu quem congela as carnes que compramos aqui em casa, tenho que me controlar porque me dá uma vontade danada de lavar as carnes.


E lavar carnes não pode (tanto de frango, boi e porco - já que peixe que tem escamas e víceras pra tirar tem que lavar obrigatoriamente!). Quem sempre defende isso é o Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria do Fantástico, lembram dele?

Ele diz que se lavamos a carne, erramos em dois pontos (eu recebi um e-mail há bastante tempo - de uma prima, Juliene, - com essa dica e por isso não sei dizer em qual veículo saiu):
1 - A carne fica esbranquiçada e perde nutrientes;
2 - Ao lavar a carne, essa absorve a água e assim as bactérias conseguem penetrar mais ainda. Ou seja, a contaminação aumenta!

Por isso me controlo apesar da vontade de lavar (não é horrível ver no açougue o pessoal usando a mesma faca em todas as carnes e jogando em tudo quanto é balcão que a gente não sabe se foi limpo?). O negócio é congelar a carne antes de preparar qualquer alimento crú ou cozinhar bem e em temperatura alta a carne que for feita fresca.



You May Also Like

3 comentários

  1. Nossa, por essa eu não esperava...
    Não sabia que acontecia isso!
    Sempre passei uma aguinha na carne rsrsrs
    Vou tentar me policiar agora...
    Beijinhos e uma ótima semana!
    Aparece no meu blog...

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita....
    Eu tmb sempre passava uma aguinha...rs
    Mas agora vou me controlar tmb!! rs...
    Obriada pela dica! Boa semana!! Beijokas -_-

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por divulgar uma informação corretíssima que poucas pessoas conhecem!
    Não devemos lavar a carne primeiro porque ao lavarmos ela perderá boa parte de suas proteínas, segundo porque no frigorífico ela já recebe um banho de água limpa clorada.
    Ao lavarmos a carne, aumentará a quantidade de água presente nela, e consequentemente, sua atividade de água, fazendo com que ela fique propícia ao desenvolvimento bacteriano; além disso, se a carne estiver contaminada, no ato da lavagem essa contaminação vai se espalhar para outra região.
    É imprescindível é manter bons hábitos de higiene durante seu preparo, como lavar as mãos antes e depois de manusear a peça de carne, prender os cabelos, não usar anéis/relógios/alianças/pulseiras ao manipular o alimento, não tossir/falar/espirrar sobre o alimento.

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.