Como saber se o bolo está assado? E que truques podem facilitar o cozimento?



Eu prefiro assar bolos mais finos em tabuleiros quadrados, mas eles não são tão bonitos quanto esses em formato clássico, não acham? E a gente tem que variar... Portanto o negócio é ser mais paciente já que em fôrmas altas como essa da foto, o bolo leva mais tempo no forno e é capaz de corar sem assar no centro (tenho pavor, mas acontece!). Aí temos que ir monitorando e usar alguns truques que vou dividir com vocês.

Antes de 20 minutos de cozimento, nunca devemos abrir o forno ao assar um bolo porque se não, esse murchará na hora. O negócio é abrir no tempo provável de cozimento, cerca de 30 a 40 minutos, dependendo do formato e do tamanho da fôrma. É esperar corar mesmo E aí temos que testar:
- Com um palito de churrasco ou uma faca - porque presisa ser grande pra ir até o fundo e não queimarmos a mão, furamos o bolo ainda no forno. Bem no centro do bolo. E se esse palito ou a faca sair um pouco suja como na foto abaixo quer dizer que o bolo ainda não assou e aí temos que usar outros truques...


 - Se o bolo já corou e não assou, a saída é tampá-lo com papel alumínio e deixar por mais uns 10 minutos. Faço isso sempre que acontece.

- Outra dica é assar o bolo na grade de baixo e colocar um tabuleiro com água na grade de cima. Essa eu ainda não testei (muita gente já me falou pra fazer isso), mas assim que fizer, tiro totinhas e conto aqui minhas impressões.

You May Also Like

1 comentários

  1. Oiiiiiii
    Eu não sabia da dica do tabuleiro de água na grade de cima!! BOA DICA!! seu bolo está lindo, devia estar delicioso!! rs
    Bjks

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.