Dá pra saber se o microondas está vazando? Teste do celular e teste da maçã

Estudiosos dizem que a maioria das marcas de microondas permitem vazamento de ondas. Mas acho que isso é ser polêmico demais. Mesmo assim, procuro não ficar na cozinha quando ligo o aparelho e já fiz dois testes para verificar se o meu tem vazamento.

O primeiro foi o teste do celular (esse é um boato que ouvi falar, mas no qual não acredito muito pelo fato do microondas não ser uma caixa tão fortemente fechada). Fiz por curiosidade e é assim...


Desligamos o microondas da tomada:


Colocamos o celular dentro dele:

Fechamos a porta e ligamos pro número do celular.
O boato diz que se o celular tocar é sinal que o microondas está vazando. Apesar do meu celular ter tocado, acredito que isso não tenha muita ligação, já que até em elevadores que são mais fortemente fechados o celular toca. Mas isso só conhecedores de ondas eletrônicas e magnéticas pra nos falar. Portanto, se você conhece mais a respeito, nos conta?


Segundo teste: O teste da maçã - dica dada pelo Dr. Bactéria há algum tempo no Fantástico:




Segundo o Dr. Bactéria, a maçã apresentaria manchas escuras, caso o microondas estivesse vazando. As manchas escuras seriam devido ao cozimento sofrido. A minha maçã estava normal (acho! olha ela aí...). Apesar do teste não ter indicado vazamento, continuo muito precavida em relação ao microondas.



Você já fez algum desses testes? O que deu?

You May Also Like

8 comentários

  1. Não acredite em tudo o que lhe digam. A maçã apenas oxidou assim que a cortou e o telemóvel captou rede logo é normal que tocasse. Microondas são um tipo de ondas assim como os infravermelhos e os ultravioletas. Não tem nada a ver com o conseguir ou não bloquear um telemovel.
    Bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Olá estou de volta!
    Saudades de vcs!!

    Depois dê uma olhada no meu novo templante em homenagem ao meu niver, rs
    beijos-

    ResponderExcluir
  3. Oi Talita!!!!

    Não nunca fiz nenhum destes testes!! e acho que não faria não!!
    Mas olha só, vc não deve colocar um copo de água puro no micro, toda vez que desejar esquentar água ou enfim, coloque uma colher dentro do copo ou alguma outra coisa, vc sabia que é perigoso deixar o copo apenas com água?!
    A água pode sofre muito com o aquecimento e se tornar gasosa e densa e qd vc abrir a portinha ela pode "explodir" devido a alteração de temperatura!!!
    Fica dica!!

    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Ultimamente estou evitando usar o microondas, desde que conversei com uma amiga que disse que o microondas faz com os alimentos o mesmo que o câncer faz com as células....
    Fiquei meio impressionada, sabe....

    ResponderExcluir
  5. Ainda não fiz esse teste, e sou de opinião que se a gente ficar muito preocupada com tudo, aaaafffff...a gente nem sai de casa. Tudo bem, alguns cuidados são necessários, mas se a gente ouvir tudo que falam a gente cria mais uma neura...rsrsrs...
    Beijos querida, mas valeu pela indicação!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Paula,

    Como eu disse na postagem, isso não é crença minha. Foi só um teste que refiz e que vi ao vivo na TV - Fantástico - a maçã realmente apresentou o cozimento - não a minha, a do teste do Fantástico. Aí nesse teste acredito mais. No outro não. Realmente não é vedado pra bloquear a chamada. Obrigada pelo recadinho!

    Oi, meninas...
    Se formos realmente encucar com tudo realmente não damos um passo, como disse a Carol.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  7. ATENÇÃO CUIDADO
    NUNCA, NUNCA,NUNCA, MAS NUNCA MESMO COLOQUE METAIS DENTRO DO MICROONDAS.
    A leitora acima diz para colocar colher dentro do copo, isso vai fazer com que o metal atraia as microondas e as reflita nas paredes do aparelho, cortando o revestimento interno...e fazendo que ele se destrua por completo, cortando até o metal do aparelho.
    Só deve ser usado utencilios de vidro e plástico no interior do aparelho.....
    Acredito que ela possa ter confundido com a informação de que o liquido pode estar aquecido e ter aparencia de frio, fazendo sim que ao ser misturado a fervura apareça e respingue em quem estiver manuseando....
    Parece sim que sua maçã ficou um pouco 'cozida', faça novamente o teste com uma maçã na frente do aparelho( testando a porta) e outra acima dele, deixando 1 litro de liquido dentro do aparelho e coloque para funcionar por 5 minutos, este tempo é necessário para esta confirmação.
    A porta tem aquele revestimento 'furadinho' em tamanho menor que as ondas, mas pode ter se rompido em algum momento da limpesa...e não conheço nenhum tipo de reparo para este problema.
    Assustei com a resposta da leitora acima , e isso me preocupou...por isso um comentário tão longo.
    Tenho acompanhado vc já a algum tempo e acho que este é o meu primeiro comentário.
    Abraços
    Inez bsb

    ResponderExcluir
  8. @Laly
    metal no microondas se ta é doida não pode não ai q vai prejudicar mais a vida cuidado viu bj

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.