Tá procurando o quê?

Para tirar rabiscos e manchas de caneta de tecidos e roupas

Aqui em casa sofro demais com manchas de caneta. Criança adoooraaaa brincar de desenhar e por mais que minha filha tenha seus lápis de cor, quando vê uma caneta dando bobeira, aproveita pra desenhar com ela, mas sempre há um sofá ganhando um risquinho e principalmente as roupas.

E caneta é complicado. Por mais que existam os truques, acho que não há nada que seja ´tiro e queda´ pra isso quando a tinta não está mais fresca. Mas se achamos os rabiscos fresquinhos (não podem ser lavados porque se não vai ficar praticamente impossível eliminá-los depois), existem dois truques ótimos:

O primeiro truque: jogue álcool apenas sobre o rabisco ou mancha do tecido e imediatamente absorva com papel toalha apenas pressionando-o sobre a mancha. A tinta vai sair grudada no papel toalha se estiver fresca e o tecido não tiver sido lavado com a mancha. É possível que não saia tudo e seja necessário usar do segundo truque e torcer pra eliminar essa mancha que pra mim é uma das mais difíceis que existe.


O segundo truque: jogar leite sobre a mancha ou rabisco de caneta e esfregar com uma escovinha. Se for uma mancha grande como da foto abaixo e não apenas um risquinho, prefira fazer isso depois que o excesso de tinta já foi retirado com álcool e papel toalha para não espalhar tanto e ser mais fácil de lavar depois.


28 comentários:

Carol Fernandes 11 de fevereiro de 2010 10:33  

Amiga, seu blog não poderi ater um nome mais perfeito...hehehe....quanta coisa importante para nos ajudar nessas coisinhas chatas que acontecem na rotina de uma casa!
Vc é mesmo Dona Perfeitinha...rsrsrsrs...
Obrigada pela dica tão valiosa!
Beijos no coração!

Than 11 de fevereiro de 2010 13:06  

Q ótima dica!
Do alcool eu sabia...mas do leite nao mesmo e amei!
Me disseram, nao sei se é real, q ao lavar a roupa, se vc colocar alcool junta na maquina, o branco fica incrivel de branco...rs...melhor ate q agua sanitaria, vc acha q isso procede???? Tenho medo de arriscar ja pensou??? rs

Bjos

dona perfeitinha 22 de fevereiro de 2010 17:02  

Oi, Carol,
Obrigada pelo recadinho.

Oi, Than,
Nunca ouvi falar disso, mas acho que não há mal nenhum em tentar. Vou dar a dica pra minha mãe que lava muita roupa branca.

Talita.

Marinalva Lima 6 de julho de 2010 00:14  

Adorei o seu blog! É uma mão na roda! Gostaria de te pedir uma ajuda. Tenho um lindro edredom da Trussardi que está manchado com mofo. Já lavei usando vanish várias vezes e nada as manchas continuam lá. Vc teria alguma dica pra mim?

lik 3 de dezembro de 2010 18:32  

Nusss usei esse truk hj! Caiu esmalte AZUL QUASE PRETO no carpete da minha mãe na sala de Tv... Quase tive um desmaio!
Ai joguei um pouco de alcool gel com uma gosta de Acetona, e ficou totalmente limpo! Nossa! OBRIGADA!!!!!!

Anônimo,  4 de março de 2011 20:00  

Amei a dica do álcool. Usei no meu sofá e saiu a mancha de caneta facilmente. Obrigada.

ELISANGELA,  13 de março de 2011 22:15  

Oi Talita, vou deixar uma dica infalivel para retirar manchas de caneta, ou hidrocor ,mesmo em tecidos funciona, e' so' passar um algodao ou cotonete com acetona, aquela uqe usamos para retirar o esmalte das unhas, funciona de verdade, e para tirar rabiscos de giz de cera de qualquer superficie manchada e' so' passar removedor eu uso o da marca FAISCA que remove todo o giz de cera das paredes e moveis rabiscados pelos nossos anjinhos.Espero ter ajudado,bjs.
Elisangela(Niteroi/RJ)

dona perfeitinha 20 de março de 2011 19:15  

@ELISANGELA

Obrigada pelas dicas, Elisangela,
Esse removedor eu quero! Vou procurar, obrigada.

Beijos,
Talita.

Anônimo,  5 de julho de 2011 08:51  

NÃO ENTRE NESSA SEU TECIDO VAI FICAR TODO DANIFICADO.

Clau,  26 de agosto de 2011 19:49  

Ameiiiiiii minha sogra foi viaja fikei cuidando o apto dela, minha filha risco o sofa todo com caneta kkkkk. O sofa e de camurça. Gente saiooooo tudinhoooo. Obrigado pela dica se nao min ha sogra ia me mata. bjosssss

dona perfeitinha 31 de agosto de 2011 17:18  

@Clau
Oi, Clau... sempre funciona pra mim. Minha filha também é danadinha, não pode ver uma caneta e aí essas são as soluções. Que bom que deu certo e você se salvou, rs. Beijos.

ProCuRANdoTU 15 de junho de 2012 22:43  

nossa !!! caiu como uma luva a dica !
consegui tirar 90% da mancha da calça jeans do meu caçula :-))

Anônimo,  30 de julho de 2012 18:04  

Elisângela, usei primeiro o álcool com um pedaço de papel higiênico para retirar o excesso de tinta do sofá e após fiz uso do cotonete com acetona. Saiu toda a tinta.Muito obrigada: Keile

Anônimo,  9 de outubro de 2012 13:32  

Eu uso álcool para fixar a caneta esferográfica no tecido, quando vou marcar as roupas da minha filha que vão para a escola.

Adamaris,  25 de outubro de 2012 10:26  

Olá ! Dica muito boa ! Meu sofá é de tecido Suede ! Coloquei uma caneta para prender o cabelo e fiquei sentada no sofá. No outro dia percebi o risco e corri em buscar de alguma dica que pudesse me ajudar ! Passei o alcool embebido com o cotonete e saiu tudo !!! Obrigada mesmo !

Eliane,  27 de dezembro de 2012 11:00  

nossa muito obrigada , ficou otimo meu sofá .... só é ter cuidado para não acontecer novamente kkk :D

Anônimo,  4 de janeiro de 2013 12:01  

Oi ...eu queria saber se com essas tecnicas eu consigo tirar a mancha de uma roupa que já foi lavada....e o risco ñ e recente?

Alexandre,  31 de março de 2013 15:49  

Show esse blog! Usei o alcool com papel e deu muito certo. Valeu mesmo!

Patricia,  7 de maio de 2013 00:15  

Vc me salvou!!!!Meu filho rabiscou nosso sofé novinho e graças a sua dica, saiu tudinho!obrigada!

Anônimo,  30 de maio de 2013 20:25  

deu certinho, so k usei alcool com cotonete, de um lado umedecido e outro seco. otima dica

Anônimo,  7 de junho de 2013 14:49  

Adorei segui corretamente as suas instruções e deu certo obrigada fanny

Ale Rocha 9 de junho de 2013 16:41  

Obridada! Você me ajudou a salvar uma colcha clarinha que minhas lindas sobrinhas resolveram pintar de pink! Está perfeita agora. Bj gde.

Mari 22 de novembro de 2013 19:16  

Flor, que dica maravilhosa! Ontem meus dois pequenos rabiscaram nosso sofá novinho,então, hoje, ao correr até a internet para procurar alguma solução encontrei suas dicas. Acabei de testar e, para minha alegria, funcionou! Os rabiscos desapareceram e precisei passar por aqui para agradecê-la por partilhar estas dicas tão úteis com a gente. Beijos e mais beijos!

Cristina Costa 14 de junho de 2014 16:46  

Brm minha bebe acsbou de manchar com um riscos a colcha da cama. Foi com caneta pilot vermelha. Sai com alcool e acetona? Obrigada

Cristina Costa 14 de junho de 2014 16:48  

Ola, minha filha acsba de colorir com uns rabiscos minha colcha de piquet do quarto de pilot vermelho. Sai com alcool e acetona?obrigada

Anônimo,  29 de junho de 2014 12:24  

Acetona p retirar a mancha de hidrocor no tecido foi perfeito. Valeu muito a dica!

Minha política é a alegria e seu comentário é sempre bem vindo. Trocar informações, experiências e sorrisos é nosso grande objetivo.

Respondo os comentários na própria postagem, mas poderá também receber por e-mail, caso comente com seu cadastro (conta de e-mail do google ou OpenID). Porém, pode ser que leve alguns dias, já que o volume de e-mails e comentários do blog é grande. Agradeço o carinho.

OBS.: O e-mail que uso para responder seus comentários não recebe respostas, portanto, se quiser me escrever novamente use os comentários ou replique a resposta para o e-mail donaperfeitinha@donaperfeitinha.com

Instagram
Twitter

Receba os posts

  © Obt. para dona perfeitinha.com - Todos os direitos do blog reservados - Copyright © 2013 - Veja nossa política de privacidade.

Para cima!