Repelentes de insetos naturais: cravo e citronela

12.2.10 dona perfeitinha 2 Comentários

Sabe aquele cravo que usamos na culinária? Ele pode até não ser saboroso - eu não gosto - mas é ótimo pra manter formigas longe dos alimentos. E acho que é por isso que gostam de enfeitar docinhos de festa com ele. Já repararam quantos cajuzinhos não ostentam uma coroa de cravo?



Pra fazer o repelente de formiga, basta juntar uma boa quantidade de cravos secos em álcool líquido em um vidro ou pote com spray. Depois de dois dias já pode ser usado para borrifar em tudo quanto é cantinho da casa que costuma ter formigas e ainda deixa na casa o cheirinho característico. Pra quem gosta, é bem válido, né?

E conhece a citronela? Quem tem roça, sítio ou fazenda, provavelmente conhece, pois quem tem terra , adora plantar de tudo, né? E a citronela é um repelente de insetos dos mais eficientes que existe. Quem me ensinou a fazer a mistura de álcool + citronela foi minha mãe que entende de tudo que é planta e tem plantado no sítio. Pra mim é fácil conseguir o ´matinho´, mas quem não tem terra pra plantar e nem conhece ninguém que tenha pra fornecer, pode plantar em vasinho ou compra o óleo concentrado, à venda na maioria das lojas de produtos naturais. 


Pra fazer o repelente de insetos com a citronela, basta juntar muitas folhas frescas da planta (pode ser cortada pra facilitar colocar em recipientes), à álcool líquido e deixar curtir por 2 a 3 dias. Aí é só usar o produto para borrifar na casa e também na própria pele (mas lembre-se que álcool resseca e que a citronela tem um cheiro tipo de capim limão que vai ficar no corpo).


2 comentários :

  1. Talia, ADOREI A DICA!!

    Linda,vote na minha cozinha??
    é a n. 5 http://lollaprendiz.blogspot.com

    é so comentar nesse post

    ResponderExcluir
  2. Oi, Talita,
    Tô voltando de viagem e vim ver as novidades postadas aqui. Gostei desses repelentes, os naturais são certamente mais inofensivos do que os industrializados, né?
    mas eu gosto do sabor do cravo!

    Beijinho e bom carnaval, menina!

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.
Se precisar, entre em contato conosco através do email: talita@donaperfeitinha.com