Turismo antigamente - como tudo começou...

by - 11.2.10

Até o século XVIII, viajar era sacrifício, não existia férias. Dá pra imaginar??? Trabalhar sem descanso, sem folga? Bem, é claro que dá. Sabemos que ainda hoje há trabalhadores em situação de escravidão. Muitos comerciantes não sabem o que é viajar por 3 dias ou mais, mas essa é outra história. A verdade é que todos nós adoramos a idéia do turismo, sair da rotina, conhecer um lugar novo, usufruir de serviços impensáveis no nosso dia-a-dia. 
 
Na história dá pra se ter exemplos das primeiras viagens turísticas: os egípcios do século II a.C. visitavam as pirâmides, os fenícios faziam périplos pelo Mediterrâneo e os gregos lotavam o santuário de Apolo, em Delfos. Mas, vê você algum motivo de diversão ou descanso nisso tudo? O que vejo e concluo é que as primeiras viagens turísticas tinham motivações apenas por devoção ou por sobrevivência. E foram surgindo as nações. 

No séc. XIX, enfim, com a evolução do transporte, nobres europeus passaram a se deslocar de suas cidades para os famosos balneários em busca de .... descanso, lazer, comilança! Toma forma, portanto, o turismo como nós conhecemos hoje. 

Se bem que hoje, como em tudo na vida (moda, alimentação, etc), o turismo já se apresenta por outras formas, velhas e novas: temos agora, ainda, o turismo por sobrevivência - tantos países ainda em guerra! 

Temos também o turismo de saúde - que já existia lá atrás no séc. XVII, onde pessoas procuram em outros lugares, cidades, países, tratamentos para seus males; o turismo de descanso; o turismo de aventura, o turismo rural, o turismo cujo motivo é o trabalho - a era do conhecimento nos proporcionou isso. E ainda temos outros que chegam vez ou outra a mudar de nome, mas que na essência é a mesma coisa, como o turismo da terceira idade. Novas modalidades vão surgindo como o turismo espacial, mas a melhor delas, a do coração da gente é o turismo cujo único motivo é o lazer. Queremos nos divertir: mesmo a trabalho, sempre arrumamos um jeitinho de escape. Viajar, mesmo que no tempo, já nos faz bem. Esse é o encanto do turismo, na minha opinião.


You May Also Like

1 comentários

  1. oi!
    Sempre quando viajamos de férias, a primeira coisa que pensamos é descansar um pouco. Não e bem isso, só de sair da rotina e conhecer lugares diferentes já nos satisfaz, né?
    Ei, veja uma postagem que fiz sobre cartas, lá no meu blog.
    beijos

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.