Você tem mania de estocar? Dicas pra gente armazenar melhor nosso estoque da despensa

10.2.10 Talita Cavalcante 6 Comentários

Tem manias que herdamos da mãe da gente e ter despensa em casa é algo que herdei da minha. É mania pra alguns porque talvez seja estranho estocar alimentos que se for analisar daria pra dois meses ou mais (Sim! Chego ao cúmulo disso!). Já que é luxo, mantenho alí coisinhas diferentes que gostamos de fazer só de vez em quando e claro que tem tudo que adoramos sempre pra não faltar por um bom tempo. Vejo como uma coisa prática.
Estocar não é fácil. Isso é algo que exige uma boa logística pra não desperdiçar dinheiro, pois tem que ficar atento às datas de validade dos produtos e em um monte de outras coisas...

Algumas poucas, mas valiosas dicas:

- Produto novo, data de validade mais extensa, vai pro final da pilha do mesmo (farinha, por exemplo, é algo que tenho muitas em estoque e não espero acabar pra comprar mais, já que a rotatividade é alta).

- Produtos secos e produtos molhados tem que ficar em lugares diferentes (vai que vaza, né?). Então nada de colocar sucos e biscoitos juntos, por exemplo.

- Produtos de limpeza e outros que podem ser tóxicos tem que ficar em prateleiras altas, principalmente em casas que tem crianças como a minha. Se reparar na foto abaixo, acerto nesse item e erro no anterior (por falta de espaço, viu?). Tá errado porque se algum desses líquidos vazar, perderei todo meu estoque de biscoitos e demais itens secos que estão na prateleira de baixo. Mas isso já é passado. Casa nova é grande e o espaço me permite organizar melhor.

- Também nunca deixe produtos perecíveis e secos ao chão. Se tiver que usar o chão pra estocar, prefira deixar alí óleos, refrigerantes e demais garrafas pesadas, pois garante-se que não caiam do alto em cabeça de ninguém e ainda são itens que se molhar por causa da limpeza do chão, podem ser facilmente secos e não são perdidos por isso.
- O quartinho escolhido para a despensa pode até ser um banheiro em desuso, mas tem que ser limpo da mesma forma e devemos ficar atentos à vazamentos e janelas que porventura podem ser meios de estragar algum alimento. E aí é só tomar as medidas de prevenção adequadas.


6 comentários :

  1. Oi Tatá... amo seu site, passo por aqui todo dia...
    Acho q na minha casa tb vou estocar as coisas... ficamos preparadas para qualquer situação, e não tem nada melhor do que poder fazer coisinhas gostosas e diferentes sem ter q passar no supermercaco de ultima hora...
    Depoi me manda teu endereço para correspondências...
    Bjokas
    Te amodoro...

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita! Não sou muito de estocar, pois a minha mania é ir ao supermercado. Não passo dois dias sem entrar e dar uma voltinha por alguns da minha cidade. Mas se vejo uma coisa que gosto muito e está em promoção... aí não tem jeito, compro um monte. Principalmente se forem itens que ormalmente tem o preço mais puxado um pouco... macarrão Barilla é um exemplo: se estiver barato, levo umas 5 caixas de uma vez... não dá pra perder uma boa promoção hoje em dia né? Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho mania de estocar, adoro ter tudo à mão quando preciso fazer, e como herdei isso de mamãe e graças à Deus, o que mais tenho é armários, consigo organizar tudinho na maior tranquilidade.

    adorei o post!
    beijos

    Hoje coloquei uma dicas de presentes que não tem preço para os nossos filhotes, vc vai gostar!

    ResponderExcluir
  4. Ola...
    Sabe que este e um problema insoluvel para mim....tenho uma despensa ao lado da cozinha,ela possui três compartimentos de cimento já para este fim.....em cima coloco matériais de limpeza e no meio mantimentos e enlatados,bolachas,cafe..etc...
    Embaixo coloco caixas,tapetes....etc......
    O problema e que embora tenha muito espaço eu não consigo manter organizado,ja tentei umas caixas,mas.......acho que empregadas não gostam deste tipo de limpeza e organização.
    Beijos
    Deusa
    http;//vasinhoscoloridos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas!! Adorei!!!

    Também tenho mania de estocar rssss

    Bjs,
    Liliane

    ResponderExcluir
  6. Oi, Naná,
    Tô de casa nova e já já te ligo. Semana passada estive na função de organizar a nova despensa. Essas fotinhas são da casa antiga.

    Oi, Evelise,

    Você parece com minha sogra que adora ir várias vezes na rua e cada vez trás uma coisinha ou outra do supermercado (rs).

    ResponderExcluir

"As redes de pescar palavras são feitas de palavras." Otávio Paz.